Características de modificação do modelo didático pessoal de professores de ciências da natureza submetidos a um curso de formação continuada com base no ensino por investigação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/234926 |
Resumo: | No Brasil, diversos pesquisadores estudam a proposta de ensino por investigação, ensino baseado em problemas, entre outros, porém parte desse conhecimento não chega adequadamente às salas de aulas. Considerando o ensino por investigação como uma abordagem didática que possa interferir positivamente com o processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa consiste em investigar que características de modificação no modelo didático pessoal (MDP) de professores de Ciências da Natureza poderiam ser identificadas, a partir de um curso de formação continuada (CFC) com vertente em ensino por investigação. Para compreensão do fenômeno, foi adotada a abordagem fenomenológica por nos parecer ser a melhor alternativa no que se refere a buscar significados elaborados pelos professores. A discussão teórica abrangeu, principalmente, estudos da reflexão sobre a própria prática, formação continuada de professores, ensino por investigação e o investigar na escola. Para a coleta de dados foi realizado um CFC com professores de Ciências da Natureza, da Educação Básica, do Estado de Mato Grosso. A pesquisa foi desenvolvida com um total de seis participantes. Para a identificação de suas concepções e vivências, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionário, entrevista semiestruturada, diário de aula e gravação de áudio e vídeo. A pesquisa nos permitiu compreender que anteriormente ao CFC, os participantes se identificavam como professores tradicionalistas, que trabalhavam com atividades sem cunho investigativo. O entendimento de ensino por investigação dos participantes era baseado no senso comum, apesar da significativa produção teórica sobre o tema. Por outro lado, buscavam por formações continuadas que pudessem mudar essa realidade. Os resultados nos mostram que a introdução de um CFC com vertente em ensino por investigação fez com que os participantes compreendessem que poderiam agir diferentemente em suas aulas, refletindo sobre sua própria prática, além de alcançarem uma maior aprendizagem dos alunos. As características encontradas de possível modificação de MDP nos indicam que eles assumiram papéis diferenciados nomeadamente de motivador, investigador e aprendiz. |
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Características de modificação do modelo didático pessoal de professores de ciências da natureza submetidos a um curso de formação continuada com base no ensino por investigaçãoCharacteristics of modification of the personal didactic model of natural science teachers submitted to a continuing education course based on research teachingCurso de formação continuadaEnsino por investigaçãoEnsino de CiênciasModificação de modelo didático pessoalEducação permamenteCiência - estudo e ensinoDidáticaContinuing education courseEaching by investigationScience teachingModification of personal teaching modelNo Brasil, diversos pesquisadores estudam a proposta de ensino por investigação, ensino baseado em problemas, entre outros, porém parte desse conhecimento não chega adequadamente às salas de aulas. Considerando o ensino por investigação como uma abordagem didática que possa interferir positivamente com o processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa consiste em investigar que características de modificação no modelo didático pessoal (MDP) de professores de Ciências da Natureza poderiam ser identificadas, a partir de um curso de formação continuada (CFC) com vertente em ensino por investigação. Para compreensão do fenômeno, foi adotada a abordagem fenomenológica por nos parecer ser a melhor alternativa no que se refere a buscar significados elaborados pelos professores. A discussão teórica abrangeu, principalmente, estudos da reflexão sobre a própria prática, formação continuada de professores, ensino por investigação e o investigar na escola. Para a coleta de dados foi realizado um CFC com professores de Ciências da Natureza, da Educação Básica, do Estado de Mato Grosso. A pesquisa foi desenvolvida com um total de seis participantes. Para a identificação de suas concepções e vivências, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionário, entrevista semiestruturada, diário de aula e gravação de áudio e vídeo. A pesquisa nos permitiu compreender que anteriormente ao CFC, os participantes se identificavam como professores tradicionalistas, que trabalhavam com atividades sem cunho investigativo. O entendimento de ensino por investigação dos participantes era baseado no senso comum, apesar da significativa produção teórica sobre o tema. Por outro lado, buscavam por formações continuadas que pudessem mudar essa realidade. Os resultados nos mostram que a introdução de um CFC com vertente em ensino por investigação fez com que os participantes compreendessem que poderiam agir diferentemente em suas aulas, refletindo sobre sua própria prática, além de alcançarem uma maior aprendizagem dos alunos. As características encontradas de possível modificação de MDP nos indicam que eles assumiram papéis diferenciados nomeadamente de motivador, investigador e aprendiz.In Brazil, several researchers study the proposal of teaching by investigation, teaching based on problems, among others, but part of this knowledge does not reach the classrooms properly. Considering teaching by inquiry as a didactic approach that can positively interfere with the teaching and learning process. The present research consists of investigating which characteristics of modification in the personal didactic model (MDP) of natural science teachers could be identified, from a continuing education course (CFC) with a focus on teaching by investigation. To understand the phenomenon, the phenomenological approach was adopted as it seems to us to be the best alternative in terms of seeking meanings elaborated by the teachers. The theoretical discussion covered, mainly, studies of reflection on the practice itself, continuing education of teachers, teaching through investigation and investigating at school. For data collection, a CFC was carried out with teachers of Natural Sciences, Basic Education, from the state of Mato Grosso. The research was developed with a total of six participants. To identify their conceptions and experiences, we used as data collection instruments: questionnaire, semi-structured interview, class diary and audio and video recording. The research allowed us to understand that before the CFC, the participants identified themselves as traditionalist teachers, who worked with activities without an investigative nature. The participants' understanding of teaching through investigation was based on common sense, despite the significant theoretical production on the subject. On the other hand, they looked for continuing education that could change this reality. The results show us that the introduction of a CFC with an investigation teaching aspect made the participants understand that they could act differently in their classes, reflecting on their own practice, in addition to achieving greater student learning. The characteristics found of possible modification of MDP indicate that they assumed different roles, namely motivator, researcher and learner.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vidrik, Elisandra Chastel Francischini2022-05-26T13:37:57Z2022-05-26T13:37:57Z2022-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23492633004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-29T06:18:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234926Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-29T06:18:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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