Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação

Bibliographic Details
Main Author: Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da [UNESP]
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/91035
Summary: Esta pesquisa teve como objetivo esboçar uma compreensão de como professores de matemática, em seu processo de formação, se aproximam da educação inclusiva de alunos com deficiência visual e de como percebem a educação inclusiva. Como fontes para a produção de dados tivemos, além da pesquisa bibliográfica e documental, os memoriais de formação de professores de matemática que participaram de um curso de Braille oferecido pela Universidade Federal Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. Os memoriais foram escritos em um blog restrito criado exclusivamente para este fim (www.narrativasdeprofessores.com.br/jcow). Esse estudo fornece novos elementos para um projeto maior denominado Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM) – projeto este que visa realizar um entendimento da formação de professores de matemática das distintas regiões que compõem o Brasil, ao trazer considerações acerca da educação inclusiva e a formação de professores (de Matemática), relação ainda pouco explorada nos trabalhos do Grupo. Por meio das análises efetuadas é possível perceber um movimento gradativo, mas ainda lento da universidade na tentativa de se adequar às leis vigentes, práticas (adaptadas) e vivências dos professores para o ensino de matemática em classes inclusivas e, ainda, que o do memorial de formação é uma ferramenta viável para a constituição de fontes para uma pesquisa em Educação Matemática
id UNSP_b06c6891b386b1d6ddda6b7023d99d2a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91035
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formaçãoMathematics - Study and teachingMatemática - Estudo e ensinoDeficientes visuais - EducaçãoProfessores - Narrativas pessoaisProfessores de matematicaBlogsEsta pesquisa teve como objetivo esboçar uma compreensão de como professores de matemática, em seu processo de formação, se aproximam da educação inclusiva de alunos com deficiência visual e de como percebem a educação inclusiva. Como fontes para a produção de dados tivemos, além da pesquisa bibliográfica e documental, os memoriais de formação de professores de matemática que participaram de um curso de Braille oferecido pela Universidade Federal Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. Os memoriais foram escritos em um blog restrito criado exclusivamente para este fim (www.narrativasdeprofessores.com.br/jcow). Esse estudo fornece novos elementos para um projeto maior denominado Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM) – projeto este que visa realizar um entendimento da formação de professores de matemática das distintas regiões que compõem o Brasil, ao trazer considerações acerca da educação inclusiva e a formação de professores (de Matemática), relação ainda pouco explorada nos trabalhos do Grupo. Por meio das análises efetuadas é possível perceber um movimento gradativo, mas ainda lento da universidade na tentativa de se adequar às leis vigentes, práticas (adaptadas) e vivências dos professores para o ensino de matemática em classes inclusivas e, ainda, que o do memorial de formação é uma ferramenta viável para a constituição de fontes para uma pesquisa em Educação MatemáticaThis research aimed to delineate an understanding of how mathematics teachers in their training process , they approach the inclusive education of students with visual impairments and how they perceive the inclusion. As sources for the production data had, in addition to literature and documents, training memorials of mathematics teachers who participated in a Braille course offered by Universidade Federal Fluminense in the state of Rio de Janeiro. The memorials were written in a restricted blog created exclusively for this purpose (www.narrativasdeprofessores.com.br/jcow). This study provides new evidences for a larger project called “Mapping the Practice and Training of Mathematics Teachers” developed in Brazil by Oral History and Mathematics Education Group (GHOEM) - this project aims to achieve an understanding of the training teachers in the different regions comprise Brazil, bringing considerations of inclusive education and teacher education (mathematics), a relation still little explored in the work of the Group. Through the analysis made is possible to realize: a gradual movement , but still slow university in an attempt to fit the laws, practices (adapted) and experiences of teachers for teaching mathematics in inclusive classes, and also that training memorial is a viable tool for the creation of sources for research in mathematics educationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2013-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis283 p. : il.application/pdfROSA, Fernanda Malinosky Coelho da. Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação. 2013. 283 p. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/91035000733441000733441.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T06:10:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91035Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-09T06:10:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação
title Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação
spellingShingle Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação
Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da [UNESP]
Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Deficientes visuais - Educação
Professores - Narrativas pessoais
Professores de matematica
Blogs
title_short Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação
title_full Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação
title_fullStr Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação
title_full_unstemmed Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação
title_sort Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação
author Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da [UNESP]
author_facet Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Deficientes visuais - Educação
Professores - Narrativas pessoais
Professores de matematica
Blogs
topic Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Deficientes visuais - Educação
Professores - Narrativas pessoais
Professores de matematica
Blogs
description Esta pesquisa teve como objetivo esboçar uma compreensão de como professores de matemática, em seu processo de formação, se aproximam da educação inclusiva de alunos com deficiência visual e de como percebem a educação inclusiva. Como fontes para a produção de dados tivemos, além da pesquisa bibliográfica e documental, os memoriais de formação de professores de matemática que participaram de um curso de Braille oferecido pela Universidade Federal Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. Os memoriais foram escritos em um blog restrito criado exclusivamente para este fim (www.narrativasdeprofessores.com.br/jcow). Esse estudo fornece novos elementos para um projeto maior denominado Mapeamento da Formação e Atuação de Professores de Matemática no Brasil desenvolvido pelo Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM) – projeto este que visa realizar um entendimento da formação de professores de matemática das distintas regiões que compõem o Brasil, ao trazer considerações acerca da educação inclusiva e a formação de professores (de Matemática), relação ainda pouco explorada nos trabalhos do Grupo. Por meio das análises efetuadas é possível perceber um movimento gradativo, mas ainda lento da universidade na tentativa de se adequar às leis vigentes, práticas (adaptadas) e vivências dos professores para o ensino de matemática em classes inclusivas e, ainda, que o do memorial de formação é uma ferramenta viável para a constituição de fontes para uma pesquisa em Educação Matemática
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Fernanda Malinosky Coelho da. Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação. 2013. 283 p. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/91035
000733441
000733441.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv ROSA, Fernanda Malinosky Coelho da. Professores de matemática e a educação inclusiva: análises de memórias de formação. 2013. 283 p. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000733441
000733441.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 283 p. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789654950346752