As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102199
Resumo: O consumo de álcool entre o público jovem tem se iniciado em idade cada vez mais precoce e com frequência cada vez maior. Por essa razão buscou-se realizar uma pesquisa com adolescentes, matriculados no ensino médio público, por profissionais da própria escola com apoio de um grupo de pesquisadores da UNESP (e não por pessoal externo à escola) em uma escola pública estadual de ensino médio de uma cidade do noroeste paulista, Brasil. Realizou-se um curso de formação continuada no local de trabalho com um grupo de professores e a fim de habilitá-los a desenvolver pesquisa sobre o padrão de beber de adolescentes e aplicar uma intervenção breve baseada no procedimento Brief Alcohol Screening and Intervention for College Students (BASICS). Essa intervenção é usada para a redução de danos e diminuição do consumo de álcool. O objetivo dessa pesquisa de doutorado foi avaliar as implicações que o curso de formação continuada teve na efetivação da pesquisa (levantamento e intervenção breve) dos profissionais da escola e na prática escolar desses profissionais, e a eficácia da intervenção breve aplicada por profissionais da educação. Os resultados apontam que a realização da pesquisa contribuiu significativamente para a prática docente e na autovalorização profissional. Notou-se que o vínculo entre professor e alunos facilitou a realização da intervenção breve alcançando índices significativos na redução de consumo de álcool, principalmente entre os alunos do primeiro ano do ensino médio. Assim, conclui-se que formar profissionais de escolas para pesquisa e aplicação de intervenções breve é válido e deve-se começar o trabalho de intervenção com alunos dos últimos anos do ensino fundamental ou primeiro ano do ensino médio.
id UNSP_b1bd895f0a52a7bf17f4d9f150499882
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102199
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professoresEnsino médioEstudantes - Uso de álcoolJovens - Uso de álcoolStudents - Consumption of alcoholO consumo de álcool entre o público jovem tem se iniciado em idade cada vez mais precoce e com frequência cada vez maior. Por essa razão buscou-se realizar uma pesquisa com adolescentes, matriculados no ensino médio público, por profissionais da própria escola com apoio de um grupo de pesquisadores da UNESP (e não por pessoal externo à escola) em uma escola pública estadual de ensino médio de uma cidade do noroeste paulista, Brasil. Realizou-se um curso de formação continuada no local de trabalho com um grupo de professores e a fim de habilitá-los a desenvolver pesquisa sobre o padrão de beber de adolescentes e aplicar uma intervenção breve baseada no procedimento Brief Alcohol Screening and Intervention for College Students (BASICS). Essa intervenção é usada para a redução de danos e diminuição do consumo de álcool. O objetivo dessa pesquisa de doutorado foi avaliar as implicações que o curso de formação continuada teve na efetivação da pesquisa (levantamento e intervenção breve) dos profissionais da escola e na prática escolar desses profissionais, e a eficácia da intervenção breve aplicada por profissionais da educação. Os resultados apontam que a realização da pesquisa contribuiu significativamente para a prática docente e na autovalorização profissional. Notou-se que o vínculo entre professor e alunos facilitou a realização da intervenção breve alcançando índices significativos na redução de consumo de álcool, principalmente entre os alunos do primeiro ano do ensino médio. Assim, conclui-se que formar profissionais de escolas para pesquisa e aplicação de intervenções breve é válido e deve-se começar o trabalho de intervenção com alunos dos últimos anos do ensino fundamental ou primeiro ano do ensino médio.The consumption of alcohol among teenagers has been initiated earlier and more often than ever. Therefore, we propose a study with teenagers enrolled in public high school conducted by in-house educators (not a third-party intervention as commonly occurs) supported by Unesp researchers in a public high school located in the northwest of São Paulo state. A continuing education course has been delivered to the group of educators in order to prepare them for the development of a research on teenagers‟ drinking behavior and to lead a Brief Intervention based on the BASICS method - Brief Alcohol Screening and Intervention for College Students. Such intervention has been conducted to decrease alcohol consumption and its harmful effects. The aim of this Ph.D. research is to evaluate the implications of the continuing education course on the effectiveness of the study held by school professionals, on their teaching practices, and on the efficiency of a Brief Intervention conducted by these educators. Results show that the study benefited the educators teaching practices and their professional self-image. It‟s evident that the degree of closeness between educators and students was a facilitating factor for the success of the brief intervention, which achieved significant levels of alcohol-use reduction especially among freshman high school students. Therefore we may conclude that it is valid to provide educators with research background and practical knowledge on brief intervention methods and that intervention must comprise middle school and freshman students especially.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Raul Aragão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]2014-06-11T19:31:44Z2014-06-11T19:31:44Z2011-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis158 f. : il. color.application/pdfCRUZ, Luciana Aparecida Nogueira da. As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professores. 2011. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102199000670668cruz_lan_dr_mar.pdf33004110040P51613440770082861Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-13T06:05:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102199Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-13T06:05:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professores
title As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professores
spellingShingle As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professores
Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]
Ensino médio
Estudantes - Uso de álcool
Jovens - Uso de álcool
Students - Consumption of alcohol
title_short As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professores
title_full As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professores
title_fullStr As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professores
title_full_unstemmed As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professores
title_sort As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professores
author Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]
author_facet Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Raul Aragão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Luciana Aparecida Nogueira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Estudantes - Uso de álcool
Jovens - Uso de álcool
Students - Consumption of alcohol
topic Ensino médio
Estudantes - Uso de álcool
Jovens - Uso de álcool
Students - Consumption of alcohol
description O consumo de álcool entre o público jovem tem se iniciado em idade cada vez mais precoce e com frequência cada vez maior. Por essa razão buscou-se realizar uma pesquisa com adolescentes, matriculados no ensino médio público, por profissionais da própria escola com apoio de um grupo de pesquisadores da UNESP (e não por pessoal externo à escola) em uma escola pública estadual de ensino médio de uma cidade do noroeste paulista, Brasil. Realizou-se um curso de formação continuada no local de trabalho com um grupo de professores e a fim de habilitá-los a desenvolver pesquisa sobre o padrão de beber de adolescentes e aplicar uma intervenção breve baseada no procedimento Brief Alcohol Screening and Intervention for College Students (BASICS). Essa intervenção é usada para a redução de danos e diminuição do consumo de álcool. O objetivo dessa pesquisa de doutorado foi avaliar as implicações que o curso de formação continuada teve na efetivação da pesquisa (levantamento e intervenção breve) dos profissionais da escola e na prática escolar desses profissionais, e a eficácia da intervenção breve aplicada por profissionais da educação. Os resultados apontam que a realização da pesquisa contribuiu significativamente para a prática docente e na autovalorização profissional. Notou-se que o vínculo entre professor e alunos facilitou a realização da intervenção breve alcançando índices significativos na redução de consumo de álcool, principalmente entre os alunos do primeiro ano do ensino médio. Assim, conclui-se que formar profissionais de escolas para pesquisa e aplicação de intervenções breve é válido e deve-se começar o trabalho de intervenção com alunos dos últimos anos do ensino fundamental ou primeiro ano do ensino médio.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-09
2014-06-11T19:31:44Z
2014-06-11T19:31:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Luciana Aparecida Nogueira da. As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professores. 2011. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102199
000670668
cruz_lan_dr_mar.pdf
33004110040P5
1613440770082861
identifier_str_mv CRUZ, Luciana Aparecida Nogueira da. As implicações do curso de formação continuada sobre consumo de álcool: uma proposta de intervenção breve aplicada por professores. 2011. 158 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
000670668
cruz_lan_dr_mar.pdf
33004110040P5
1613440770082861
url http://hdl.handle.net/11449/102199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964543047172096