Saberes relacionais e profissionalidade docente na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorta, Natália Maria Pavezzi [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152043
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo central investigar modos pelos quais professoras da Educação Infantil percebem e definem os saberes que, mobilizados em suas práticas cotidianas, se vinculam mais diretamente à dimensão relacional do trabalho docente nessa etapa educativa. Objetivou, também, discutir o lugar de saberes dessa ordem para a constituição de uma profissionalidade docente por parte dessas professoras. Pretendia-se, portanto, aprofundar a temática dos saberes docentes, conferindo especial atenção a sua dimensão relacional, concernente às demandas das relações que as professoras estabelecem com os alunos e com as famílias, com seus colegas e demais agentes da comunidade escolar e que figuram como parte integrante de seu trabalho. Considerando que a questão dos saberes dos professores, apesar de amplamente discutida na área educacional nos últimos anos, tem sido pouco explorada no que se refere mais especificamente à docência realizada na Educação Infantil, tal lacuna nos levou à elaboração do problema de pesquisa na forma das seguintes perguntas: que saberes são esses e como essas professoras os caracterizam especialmente no que se refere a seus aspectos relacionais? E de que modo esses saberes se integram à constituição de sua profissionalidade? A investigação foi realizada sob uma perspectiva qualitativa e os dados foram reunidos por meio de entrevistas e observações participantes; inspirados em princípios da etnografia desde o processo metodológico, os mesmos também orientaram as análises produzidas. A análise realizada localiza a dimensão relacional da docência na Educação Infantil partindo da intencionalidade dessa relação que está ligada à produção do interesse nas crianças para que o aprendizado ocorra. Nesse sentido, foram eleitos dois eixos amplos de discussão dos dados. Um deles refere-se às demandas da relação ensino-aprendizagem com crianças pequenas onde figuraram dois elementos centrais: o ouvir e observar (para conhecer, compreender e melhor intervir) e a linguagem (para humanizar o homem). O outro se refere às demandas identificadas na construção de uma profissionalidade que envolve a partilha da educação das crianças com outras instâncias para além da família, onde apontamos como elemento de análise o envolvimento (de forma intencional). Cada eixo preocupou-se em teorizar também sobre os conflitos existentes que atravessam a constituição histórica da educação infantil, bem como a desvalorização das professoras dessa etapa educativa, levando em conta que suas funções foram socialmente associadas às mulheres como algo natural, culminando em um processo de naturalização das mesmas. Apontamos, por fim, a necessária valorização de uma cultura profissional que seja necessariamente formativa dentro das instituições de Educação Infantil como uma das demandas da construção dessa profissionalidade; para que anco-rada na formação e na coletividade com os pares busque suas referências para uma identidade que assuma o compromisso político e profissional ao qual está ligada sua relação sempre específica e intencional com a produção do interesse nas crianças para que o aprendizado aconteça.
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Pretendia-se, portanto, aprofundar a temática dos saberes docentes, conferindo especial atenção a sua dimensão relacional, concernente às demandas das relações que as professoras estabelecem com os alunos e com as famílias, com seus colegas e demais agentes da comunidade escolar e que figuram como parte integrante de seu trabalho. Considerando que a questão dos saberes dos professores, apesar de amplamente discutida na área educacional nos últimos anos, tem sido pouco explorada no que se refere mais especificamente à docência realizada na Educação Infantil, tal lacuna nos levou à elaboração do problema de pesquisa na forma das seguintes perguntas: que saberes são esses e como essas professoras os caracterizam especialmente no que se refere a seus aspectos relacionais? E de que modo esses saberes se integram à constituição de sua profissionalidade? A investigação foi realizada sob uma perspectiva qualitativa e os dados foram reunidos por meio de entrevistas e observações participantes; inspirados em princípios da etnografia desde o processo metodológico, os mesmos também orientaram as análises produzidas. A análise realizada localiza a dimensão relacional da docência na Educação Infantil partindo da intencionalidade dessa relação que está ligada à produção do interesse nas crianças para que o aprendizado ocorra. Nesse sentido, foram eleitos dois eixos amplos de discussão dos dados. Um deles refere-se às demandas da relação ensino-aprendizagem com crianças pequenas onde figuraram dois elementos centrais: o ouvir e observar (para conhecer, compreender e melhor intervir) e a linguagem (para humanizar o homem). O outro se refere às demandas identificadas na construção de uma profissionalidade que envolve a partilha da educação das crianças com outras instâncias para além da família, onde apontamos como elemento de análise o envolvimento (de forma intencional). Cada eixo preocupou-se em teorizar também sobre os conflitos existentes que atravessam a constituição histórica da educação infantil, bem como a desvalorização das professoras dessa etapa educativa, levando em conta que suas funções foram socialmente associadas às mulheres como algo natural, culminando em um processo de naturalização das mesmas. Apontamos, por fim, a necessária valorização de uma cultura profissional que seja necessariamente formativa dentro das instituições de Educação Infantil como uma das demandas da construção dessa profissionalidade; para que anco-rada na formação e na coletividade com os pares busque suas referências para uma identidade que assuma o compromisso político e profissional ao qual está ligada sua relação sempre específica e intencional com a produção do interesse nas crianças para que o aprendizado aconteça.El presente trabajo tuvo por objetivo central investigar modos por los que profesoras de la Educación Infantil perciben y definen los saberes que, movilizados en sus prácticas cotidianas, se vinculan más directamente a la dimensión relacional del trabajo docente en esa etapa educativa. Objetivó, también, discutir el lugar de saber de esa orden para la constitución de una profesionalidad docente por parte de esas profesoras. Se pretendía, por lo tanto, profundizar la temática de los saberes docentes, dando especial atención a su dimensión relacional, concerniente a las demandas de las relaciones que las profesoras establecen con los alumnos y con las familias, con sus colegas y demás agentes de la comunidad escolar y que figuran como parte integrante de su trabajo. Considerando que la cuestión de los saberes de los profesores, a pesar de ser ampliamente discutida en el ámbito educativo en los últimos años, ha sido poco explorada en lo que se refiere más específicamente a la docencia realizada en la Educación Infantil, esta laguna nos llevó a la elaboración del problema de investigación en la forma de las siguientes preguntas: ¿qué saber son éstos y cómo estas profesoras los caracterizan especialmente en lo que se refiere a sus aspectos relacionales? ¿Y de qué modo esos saberes se integran a la constitución de su profesionalidad? La investigación se realizó bajo una perspectiva cualitativa y los datos se reunieron a través de entrevistas y observaciones participantes; inspirados en principios de la etnografía desde el proceso metodológico, los mismos también orientaron los análisis producidos. El análisis realizado localiza la dimensión relacional de la docencia en la Educación Infantil partiendo de la intencionalidad de esa relación que está ligada a la producción del interés en los niños para que el aprendizaje ocurra. En ese sentido, fueron elegidos dos ejes amplios de discusión de los datos. Uno de ellos se refiere a las demandas de la relación enseñanza-aprendizaje con niños pequeños donde figuraron dos elementos centrales: el oír y observar (para conocer, comprender y mejor intervenir) y el lenguaje (para humanizar al hombre). El otro se refiere a las demandas identificadas en la construcción de una profesiónnalidad que implica el compartir la educación de los niños con otras instancias más allá de la familia, donde apunta como elemento de análisis la implicación (de forma intencional). Cada eje se preocupó en teorizar también sobre los conflictos existentes que atravesan la constitución histórica de la Educación Infantil, así como la devaluación de las profesoras de esa etapa educativa, teniendo en cuenta que sus funciones fueron socialmente asociadas a las mujeres como algo natural, culminando en un proceso de naturalización de las mismas. A continuación señalamos la necesaria valorización de una cultura profesional que sea necesariamente formativa dentro de las instituciones de Educación Infantil como una de las demandas de la construcción de esa profesionalidad; para que anclada en la formación y en la colectividad con los pares busque sus referencias para una identidad que asuma el compromiso político y profesional al que está vinculada su relación siempre específica e intencional con la producción del interés en los niños para que el aprendizaje ocurra.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2015/12971-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dorta, Natália Maria Pavezzi [UNESP]2017-10-31T19:24:20Z2017-10-31T19:24:20Z2017-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15204300089376933004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:05:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152043Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:05:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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