Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Marta Leandro da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=13
http://hdl.handle.net/11449/115355
Resumo: This study aimed to verify the partial information literacy of librarianship undergraduates with regard to ethical and legal issues related to the use of information and compare with the standards of ACRL (2000). To this end, we applied an electronic questionnaire with 230 students from fifteen schools of Library science in southeastern Brazil. From the results it was realized that the standardization of reference, participants showed a performance below expectations, possibly compromising the recovery of a document by others. In the other questions that addressed issues regarding copyright and intellectual property, the majority of participants have shown that knowledge, behaviors and attitudes appropriate in relation to this aspect.
id UNSP_b509d721b056ffbcebd65c8a0d3d02ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115355
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudestecompetência informacionalBiblioteca universitáriabibliotecáriocurrículoGraduandosThis study aimed to verify the partial information literacy of librarianship undergraduates with regard to ethical and legal issues related to the use of information and compare with the standards of ACRL (2000). To this end, we applied an electronic questionnaire with 230 students from fifteen schools of Library science in southeastern Brazil. From the results it was realized that the standardization of reference, participants showed a performance below expectations, possibly compromising the recovery of a document by others. In the other questions that addressed issues regarding copyright and intellectual property, the majority of participants have shown that knowledge, behaviors and attitudes appropriate in relation to this aspect.O presente estudo teve como objetivos parciais verificar a competência informacional de graduandos de biblioteconomia no que se refere aos aspectos éticos e legais relacionados ao uso da informação, bem como comparar com os padrões da ACRL (2000). Para tanto, aplicou-se um questionário eletrônico com 230 estudantes de biblioteconomia de quinze escolas situadas na região sudeste do país. A partir dos resultados, percebeu-se que, quanto à normalização de referências, os participantes apresentaram um desempenho abaixo do esperado, o que comprometer a recuperação de um documento por outras pessoas. Nas outras questões que abordavam temas referentes aos direitos autorais, à propriedade intelectual e ao copyright, a maioria dos participantes demonstrou que possui conhecimentos, condutas e atitudes adequados no que tange a este aspecto.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737 sala 23, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737 sala 23, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mata, Marta Leandro da [UNESP]Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]2015-02-24T13:58:00Z2015-02-24T13:58:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article119-134application/pdfhttp://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=13Revista EDICIC, v. 1, n. 1, p. 119-134, 2011.2236-5753http://hdl.handle.net/11449/115355ISSN2236-5753-2011-01-01-119-134.pdf05928099285809008808213730426235Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista EDICICinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T06:10:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115355Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:10:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste
title Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste
spellingShingle Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste
Mata, Marta Leandro da [UNESP]
competência informacional
Biblioteca universitária
bibliotecário
currículo
Graduandos
title_short Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste
title_full Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste
title_fullStr Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste
title_full_unstemmed Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste
title_sort Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste
author Mata, Marta Leandro da [UNESP]
author_facet Mata, Marta Leandro da [UNESP]
Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
author_role author
author2 Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Marta Leandro da [UNESP]
Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv competência informacional
Biblioteca universitária
bibliotecário
currículo
Graduandos
topic competência informacional
Biblioteca universitária
bibliotecário
currículo
Graduandos
description This study aimed to verify the partial information literacy of librarianship undergraduates with regard to ethical and legal issues related to the use of information and compare with the standards of ACRL (2000). To this end, we applied an electronic questionnaire with 230 students from fifteen schools of Library science in southeastern Brazil. From the results it was realized that the standardization of reference, participants showed a performance below expectations, possibly compromising the recovery of a document by others. In the other questions that addressed issues regarding copyright and intellectual property, the majority of participants have shown that knowledge, behaviors and attitudes appropriate in relation to this aspect.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-02-24T13:58:00Z
2015-02-24T13:58:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=13
Revista EDICIC, v. 1, n. 1, p. 119-134, 2011.
2236-5753
http://hdl.handle.net/11449/115355
ISSN2236-5753-2011-01-01-119-134.pdf
0592809928580900
8808213730426235
url http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=13
http://hdl.handle.net/11449/115355
identifier_str_mv Revista EDICIC, v. 1, n. 1, p. 119-134, 2011.
2236-5753
ISSN2236-5753-2011-01-01-119-134.pdf
0592809928580900
8808213730426235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista EDICIC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119-134
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789519311798272