Marcadores discursivos no processo de retextualizaçao de entrevistas

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Main Author: Rodrigues, Anita de Lima Simões [UNESP]
Publication Date: 2009
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/86546
Summary: Este trabalho tem por objetivo descrever o comportamento de Marcadores Discursivos (MDs) no processo de retextualização de entrevistas jornalísticas, atentando para a forma como esses elementos atuam na organização do texto retextualizado. O conceito de retextualização adotado neste trabalho advém de Marcuschi (2001), que defende haver um processo consciente na passagem de um texto de uma modalidade a outra do uso da língua, no caso do presente trabalho, da modalidade oral para a escrita. Assim, quando uma entrevista oral é transformada em uma entrevista escrita, entram em ação diversas operações baseadas em regularização lingüística, reformulação, adaptação e compreensão. Para a realização deste trabalho, adotamos a abordagem teórica da perspectiva textual-interativa (JUBRAN, 2006a), que considera que os elementos pragmáticos presentes na ação verbal não são externos à produção textual, mas fazem parte da formulação interacional do texto e podem ocorrer na materialidade textual. Além disso, tal perspectiva centra-se no estudo de fenômenos lingüísticos que se manifestam nas diversas situações reais de comunicação e tem como unidade de análise o Tópico Discursivo, caracterizado pela integração de enunciados sobre um mesmo referente e localizável em um determinado ponto do texto. Tal unidade abstrata guia nossa análise, na identificação de MDs que atuam na introdução de tópico, no seqüenciamento de tópico, na retomada tópica e no fechamento tópico. Para o estudo dos MDs, tomamos por base os trabalhos de Risso et al. (2006) e de Guerra (2007). Dos primeiros autores, adotamos a noção da gradiência entre as funções textuais interacionais e textuais dos MDs, em razão de um mesmo elemento poder projetar característica mais interacional, mais textual ou manter o...
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