Inserção de alunos com deficiência no ensino regular: perfil da cidade de Marília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reganhan, Walkiria Gonçalves
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382008000300005
http://hdl.handle.net/11449/10609
Resumo: Objetivou-se com esse estudo identificar o perfil de professores de ensino regular da cidade de Marília que tinham alunos com deficiências matriculados em suas salas de aula, bem como o perfil da clientela atendida por estes professores. Participaram do estudo 68 professores da cidade de Marília - SP que tinham alunos com deficiência matriculados em suas salas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário contendo 13 questões divididas em 2 partes: 1) identificação dos participantes e 2) identificação dos alunos com deficiência. Os dados colhidos nos questionários foram submetidos à análise da freqüência absoluta e relativa. Foram identificadas 10 categorias. de acordo com os resultados dessa pesquisa, concluiu-se que a inserção do aluno com deficiência no ensino regular ocorre com a modificação da formação que favorece ao profissional o conhecimento e a compreensão das distintas formas de aprendizagem do seu alunado, a fim de estruturar sua própria prática pedagógica para atender, com qualidade, a diversidade.
id UNSP_b8540548178d38c0de8bc3cb081047d8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10609
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Inserção de alunos com deficiência no ensino regular: perfil da cidade de MaríliaInclusion of students with disabilities in regular school: profile of the city of Maríliaeducação especialaluno com deficiênciainclusãospecial educationstudents with disabilityinclusionObjetivou-se com esse estudo identificar o perfil de professores de ensino regular da cidade de Marília que tinham alunos com deficiências matriculados em suas salas de aula, bem como o perfil da clientela atendida por estes professores. Participaram do estudo 68 professores da cidade de Marília - SP que tinham alunos com deficiência matriculados em suas salas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário contendo 13 questões divididas em 2 partes: 1) identificação dos participantes e 2) identificação dos alunos com deficiência. Os dados colhidos nos questionários foram submetidos à análise da freqüência absoluta e relativa. Foram identificadas 10 categorias. de acordo com os resultados dessa pesquisa, concluiu-se que a inserção do aluno com deficiência no ensino regular ocorre com a modificação da formação que favorece ao profissional o conhecimento e a compreensão das distintas formas de aprendizagem do seu alunado, a fim de estruturar sua própria prática pedagógica para atender, com qualidade, a diversidade.The aim of this study was to identify the profile of regular school teachers of Marília-SP, who have students with disabilities registered in their classrooms, as well as to identify the clientele these teachers were working with. Sixty eight teachers participated in the study in the city of Marília - SP, all of whom had students with disabilities in their classrooms. The instrument used to collect data was a questionnaire with 13 questions divided in 2 parts: 1) identification of participants and 2) identification of students with disabilities. The data was submitted to analysis of absolute and relative frequency. Ten categories were identified. We were able to conclude, based on the results of the study, that the inclusion of students with disabilities in regular school occurs due to changes in teacher development that enable professionals to acquire knowledge and understanding of the distinct ways in which their students learn. Such knowledge helps them to be better structure their pedagogical practice so as to answer to student diversity with quality teaching.UNIPUNESP Departamento de Educação EspecialUNESP Departamento de Educação EspecialAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEEUNIPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Reganhan, Walkiria GonçalvesBraccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]2014-05-20T13:31:08Z2014-05-20T13:31:08Z2008-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article385-404application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382008000300005Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 14, n. 3, p. 385-404, 2008.1413-6538http://hdl.handle.net/11449/1060910.1590/S1413-65382008000300005S1413-65382008000300005S1413-65382008000300005.pdf5197619968036480SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação Especial0,197info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-11T06:27:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10609Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-11T06:27:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção de alunos com deficiência no ensino regular: perfil da cidade de Marília
Inclusion of students with disabilities in regular school: profile of the city of Marília
title Inserção de alunos com deficiência no ensino regular: perfil da cidade de Marília
spellingShingle Inserção de alunos com deficiência no ensino regular: perfil da cidade de Marília
Reganhan, Walkiria Gonçalves
educação especial
aluno com deficiência
inclusão
special education
students with disability
inclusion
title_short Inserção de alunos com deficiência no ensino regular: perfil da cidade de Marília
title_full Inserção de alunos com deficiência no ensino regular: perfil da cidade de Marília
title_fullStr Inserção de alunos com deficiência no ensino regular: perfil da cidade de Marília
title_full_unstemmed Inserção de alunos com deficiência no ensino regular: perfil da cidade de Marília
title_sort Inserção de alunos com deficiência no ensino regular: perfil da cidade de Marília
author Reganhan, Walkiria Gonçalves
author_facet Reganhan, Walkiria Gonçalves
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
author_role author
author2 Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIP
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Reganhan, Walkiria Gonçalves
Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv educação especial
aluno com deficiência
inclusão
special education
students with disability
inclusion
topic educação especial
aluno com deficiência
inclusão
special education
students with disability
inclusion
description Objetivou-se com esse estudo identificar o perfil de professores de ensino regular da cidade de Marília que tinham alunos com deficiências matriculados em suas salas de aula, bem como o perfil da clientela atendida por estes professores. Participaram do estudo 68 professores da cidade de Marília - SP que tinham alunos com deficiência matriculados em suas salas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário contendo 13 questões divididas em 2 partes: 1) identificação dos participantes e 2) identificação dos alunos com deficiência. Os dados colhidos nos questionários foram submetidos à análise da freqüência absoluta e relativa. Foram identificadas 10 categorias. de acordo com os resultados dessa pesquisa, concluiu-se que a inserção do aluno com deficiência no ensino regular ocorre com a modificação da formação que favorece ao profissional o conhecimento e a compreensão das distintas formas de aprendizagem do seu alunado, a fim de estruturar sua própria prática pedagógica para atender, com qualidade, a diversidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
2014-05-20T13:31:08Z
2014-05-20T13:31:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382008000300005
Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 14, n. 3, p. 385-404, 2008.
1413-6538
http://hdl.handle.net/11449/10609
10.1590/S1413-65382008000300005
S1413-65382008000300005
S1413-65382008000300005.pdf
5197619968036480
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382008000300005
http://hdl.handle.net/11449/10609
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 14, n. 3, p. 385-404, 2008.
1413-6538
10.1590/S1413-65382008000300005
S1413-65382008000300005
S1413-65382008000300005.pdf
5197619968036480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial
0,197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 385-404
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965584814768128