Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000100012
http://hdl.handle.net/11449/10602
Resumo: O presente artigo é o resultado de um pensamento filosófico acerca do ensino de filosofia. O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o pensamento de Foucault para pensar o filósofo-professor de filosofia em seu lócus - ensino de filosofia - enquanto uma ontologia do presente, e o pensamento de Deleuze e Guattari para indicar uma possível maneira de entender esse ofício de professor que acreditamos se dar em um fazer artístico, filosófico e científico.
id UNSP_bc7c9b94887d44a67518464cebc37296
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10602
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofarPhilosophy teaching for non philosophers. Philosophy of occupation or teacher's occupation: the limits of philosophizingEnsino de filosofiaOntologia do presenteFilosofia francesa contemporâneaEducaçãoPhilosophy teachingOntology of presentContemporary French philosophyEducationO presente artigo é o resultado de um pensamento filosófico acerca do ensino de filosofia. O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o pensamento de Foucault para pensar o filósofo-professor de filosofia em seu lócus - ensino de filosofia - enquanto uma ontologia do presente, e o pensamento de Deleuze e Guattari para indicar uma possível maneira de entender esse ofício de professor que acreditamos se dar em um fazer artístico, filosófico e científico.This paper is the result of a philosophical thinking about philosophy teaching. The main goal of our research was to understand what philosophers do when their occupation is to teach philosophy. To do so, we used Foucault's thoughts as a theoretic-methodological framework to think the philosophers-teachers of philosophy in their locus - philosophy teaching - as an ontology of the present, and Deleuze and Guattari's thoughts to point out a possible way to understand this teacher's occupation, which, we believe, happens in an artistic, philosophical and scientific manner.Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]2014-05-20T13:31:06Z2014-05-20T13:31:06Z2007-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article231-252application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000100012Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 28, n. 98, p. 231-252, 2007.0101-7330http://hdl.handle.net/11449/1060210.1590/S0101-73302007000100012S0101-733020070001000122-s2.0-34249810353S0101-73302007000100012.pdf71332312556876850000-0003-1532-3243SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação & Sociedade0,331info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-30T06:14:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10602Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-30T06:14:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar
Philosophy teaching for non philosophers. Philosophy of occupation or teacher's occupation: the limits of philosophizing
title Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar
spellingShingle Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar
Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
Ensino de filosofia
Ontologia do presente
Filosofia francesa contemporânea
Educação
Philosophy teaching
Ontology of present
Contemporary French philosophy
Education
title_short Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar
title_full Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar
title_fullStr Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar
title_full_unstemmed Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar
title_sort Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar
author Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
author_facet Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de filosofia
Ontologia do presente
Filosofia francesa contemporânea
Educação
Philosophy teaching
Ontology of present
Contemporary French philosophy
Education
topic Ensino de filosofia
Ontologia do presente
Filosofia francesa contemporânea
Educação
Philosophy teaching
Ontology of present
Contemporary French philosophy
Education
description O presente artigo é o resultado de um pensamento filosófico acerca do ensino de filosofia. O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o pensamento de Foucault para pensar o filósofo-professor de filosofia em seu lócus - ensino de filosofia - enquanto uma ontologia do presente, e o pensamento de Deleuze e Guattari para indicar uma possível maneira de entender esse ofício de professor que acreditamos se dar em um fazer artístico, filosófico e científico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
2014-05-20T13:31:06Z
2014-05-20T13:31:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000100012
Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 28, n. 98, p. 231-252, 2007.
0101-7330
http://hdl.handle.net/11449/10602
10.1590/S0101-73302007000100012
S0101-73302007000100012
2-s2.0-34249810353
S0101-73302007000100012.pdf
7133231255687685
0000-0003-1532-3243
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000100012
http://hdl.handle.net/11449/10602
identifier_str_mv Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 28, n. 98, p. 231-252, 2007.
0101-7330
10.1590/S0101-73302007000100012
S0101-73302007000100012
2-s2.0-34249810353
S0101-73302007000100012.pdf
7133231255687685
0000-0003-1532-3243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação & Sociedade
0,331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 231-252
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790148403920896