Caracterização dos processos de leitura em escolares com dislexia e distúrbio de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cardoso, Monique Herrera, Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000200017
http://hdl.handle.net/11449/26497
Resumo: OBJETIVO: Caracterizar e comparar o desempenho de escolares com dislexia, distúrbio de aprendizagem e bom desempenho acadêmico nos processos de leitura. MÉTODOS: Participaram 60 escolares de ambos os gêneros, de primeira a quarta série do ensino fundamental de uma cidade no interior de São Paulo, que foram divididos em: GI - 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia; GII - 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de distúrbio de aprendizagem; e GIII - 20 escolares com bom desempenho acadêmico, pareados por gênero, faixa etária e escolaridade com o GI e GII. Os escolares foram submetidos à aplicação da adaptação brasileira da Avaliação dos Processos de Leitura - PROLEC, composta por quatro blocos: identificação de letras, processos léxicos, sintáticos e semânticos. RESULTADOS: Os escolares de GIII apresentaram desempenho superior em relação ao GI e ao GII. Foram encontradas diferenças nas provas referentes aos sinais de pontuação e compreensão de orações e textos, em que foi evidenciado desempenho inferior do GII em relação ao GI. Quanto à classificação dos resultados, a maior parte dos escolares do GI apresentou desempenho normal no processo de identificação de letras e dificuldade grande no processo léxico, comprometendo os demais processos, e o GII apresentou dificuldade grande em todos os processos. CONCLUSÃO: Os escolares com dislexia e distúrbio de aprendizagem apresentam desempenho inferior nas provas dos processos de leitura. Os escolares com dislexia apresentam dificuldades no domínio dos processos léxico, sintático e semântico e os escolares com distúrbio de aprendizagem apresentam dificuldades em todos os processos avaliados.
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spelling Caracterização dos processos de leitura em escolares com dislexia e distúrbio de aprendizagemCharacterization of reading processes in students with dyslexia and learning disabilitiesAvaliaçãoLeituraDislexiaTranstornos de aprendizagemTranstornos do comportamento infantilDesenvolvimento da linguagemEvaluationReadingDyslexiaLearning disordersChild behavior disordersLanguage developmentOBJETIVO: Caracterizar e comparar o desempenho de escolares com dislexia, distúrbio de aprendizagem e bom desempenho acadêmico nos processos de leitura. MÉTODOS: Participaram 60 escolares de ambos os gêneros, de primeira a quarta série do ensino fundamental de uma cidade no interior de São Paulo, que foram divididos em: GI - 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia; GII - 20 escolares com diagnóstico interdisciplinar de distúrbio de aprendizagem; e GIII - 20 escolares com bom desempenho acadêmico, pareados por gênero, faixa etária e escolaridade com o GI e GII. Os escolares foram submetidos à aplicação da adaptação brasileira da Avaliação dos Processos de Leitura - PROLEC, composta por quatro blocos: identificação de letras, processos léxicos, sintáticos e semânticos. RESULTADOS: Os escolares de GIII apresentaram desempenho superior em relação ao GI e ao GII. Foram encontradas diferenças nas provas referentes aos sinais de pontuação e compreensão de orações e textos, em que foi evidenciado desempenho inferior do GII em relação ao GI. Quanto à classificação dos resultados, a maior parte dos escolares do GI apresentou desempenho normal no processo de identificação de letras e dificuldade grande no processo léxico, comprometendo os demais processos, e o GII apresentou dificuldade grande em todos os processos. CONCLUSÃO: Os escolares com dislexia e distúrbio de aprendizagem apresentam desempenho inferior nas provas dos processos de leitura. Os escolares com dislexia apresentam dificuldades no domínio dos processos léxico, sintático e semântico e os escolares com distúrbio de aprendizagem apresentam dificuldades em todos os processos avaliados.PURPOSE: To characterize and to compare the performance of students with dyslexia, learning disabilities, and students with good academic performance in the reading processes. METHODS: Participants were 60 students of both genders attending first to fourth grades of public elementary schools, who were divided into three groups: GI - 20 students with interdisciplinary diagnosis of dyslexia; GII - 20 students with interdisciplinary diagnosis of learning disabilities; and GIII - 20 students with good academic performance, paired according to gender, age and schooling to GI and GII. Students were submitted to the application of the Brazilian adaptation of the Assessment of Reading Processes (PROLEC), which is composed by four blocks of processes: identification of letters, lexical, syntactic and semantic processes. RESULTS: Students from GIII showed superior performance in the tasks, compared to the students from GI and GII. Differences were found in tasks of punctuation and clause and text comprehension, in which GII presented lower performance when compared to GI. Regarding the classification of the results, most GI students had normal performance on the identification of letters and great difficulty on the lexical process tasks, which impaired the other processes; GII showed great difficulty in all processes. CONCLUSION: Students with dyslexia and learning disabilities have lower performance in the reading processes tasks. Students with dyslexia present difficulties in the performance of lexical, syntactic and semantic processes, and students with learning disabilities show difficulties in all processes evaluated.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e CiênciasSociedade Brasileira de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]Cardoso, Monique HerreraCapellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T15:07:24Z2014-05-20T15:07:24Z2012-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article201-207application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000200017Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 2, p. 201-207, 2012.1516-8034http://hdl.handle.net/11449/2649710.1590/S1516-80342012000200017S1516-80342012000200017S1516-80342012000200017.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T07:11:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26497Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-23T07:11:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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