O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães Rosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Maria Carolina de Godoy [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102404
Resumo: Neste trabalho, parte-se do pressuposto de que as personagens infantis, em diferentes narrativas, realizam a trajetória de formação que caracteriza sua inserção no mundo adulto. Essa caminhada para o conhecimento e a maturidade permite aproximar o conjunto de narrativas rosianas, cujo tema é o universo infantil, às narrativas denominadas de romance de formação. O objetivo é mostrar que a trajetória de aprendizado não se faz sem conflitos; o imaginário infantil entra em confronto direto com o mundo adulto. De um lado, o espaço exterior da natureza torna-se modelar, ensina lições, contribuindo para o processo de amadurecimento da personagem; de outro, o espaço interior - ora vislumbrado pela voz do narrador, ora pela voz da personagem - reflete os medos e incertezas dessa passagem. Em sua trajetória de aprendizagem, as personagens descobrem as dores da perda desde pequenos acontecimentos até a morte de entes queridos. Os ensinamentos também chegam pela natureza, que está em contato direto com as personagens, tornando-se espaço de refúgio para a dor de conhecer a existência. Para examinar tais conflitos do imaginário e a formação das personagens infantis em Rosa, foram selecionados os contos Conversa de bois, de Sagarana, Os cimos, As margens da alegria, Partida do audaz navegante, Pirlimpsiquice, Nenhum, nenhuma, de Primeiras Estórias e Campo geral, de Manuelzão e Miguilim. Observa-se, no tratamento dispensado ao mundo infantil, de Sagarana aos contos de Primeiras Estórias - obra que se constrói em narrativas curtas, propiciando certo hermetismo em muitas delas - a formação da criança, apresentada no plano da história e do discurso.
id UNSP_bfa0b258a7678f95a87cea84fd8c7c97
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102404
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães RosaRosa, João Guimarães, 1908-1967Literatura brasileira - NarrativaPersonagens literáriosNeste trabalho, parte-se do pressuposto de que as personagens infantis, em diferentes narrativas, realizam a trajetória de formação que caracteriza sua inserção no mundo adulto. Essa caminhada para o conhecimento e a maturidade permite aproximar o conjunto de narrativas rosianas, cujo tema é o universo infantil, às narrativas denominadas de romance de formação. O objetivo é mostrar que a trajetória de aprendizado não se faz sem conflitos; o imaginário infantil entra em confronto direto com o mundo adulto. De um lado, o espaço exterior da natureza torna-se modelar, ensina lições, contribuindo para o processo de amadurecimento da personagem; de outro, o espaço interior - ora vislumbrado pela voz do narrador, ora pela voz da personagem - reflete os medos e incertezas dessa passagem. Em sua trajetória de aprendizagem, as personagens descobrem as dores da perda desde pequenos acontecimentos até a morte de entes queridos. Os ensinamentos também chegam pela natureza, que está em contato direto com as personagens, tornando-se espaço de refúgio para a dor de conhecer a existência. Para examinar tais conflitos do imaginário e a formação das personagens infantis em Rosa, foram selecionados os contos Conversa de bois, de Sagarana, Os cimos, As margens da alegria, Partida do audaz navegante, Pirlimpsiquice, Nenhum, nenhuma, de Primeiras Estórias e Campo geral, de Manuelzão e Miguilim. Observa-se, no tratamento dispensado ao mundo infantil, de Sagarana aos contos de Primeiras Estórias - obra que se constrói em narrativas curtas, propiciando certo hermetismo em muitas delas - a formação da criança, apresentada no plano da história e do discurso.In this work, we begin from the presupposition that the infant personages, in different narratives, help in the formation trajectory which characterizes their insertion in the adult world. That hiking toward the knowledge and maturity allows the rosianas connection, which theme is the children's universe to narratives named formation novel. Our goal is to show that the learning trajectory is not done without conflicts; the children's imaginary has a direct confront to the adult world. On one side, the natural external space becomes a model, teaches lessons, contributing to the ripening process of the personage, on the other side, the inner space - through the narrator talk or through the personage talk - reflects fear and incertitude of such passage. In their learning trajectory, the personages find out the pains of small happenings up to the dead of lovely dears. The nature also teaches them because it is in close contact with their personages, becoming a hideout to their pain in knowing the existence. To examine such conflict of their imaginary and the formation of infant personages in Rosa, the Conversa de Bois (Oxen talk), of Sagarana, Os cimos (The tops), As margens da alegria (In the happiness border), Partida do audaz navegante (The fearless navigator departure), Pirlimpsiquice, Nenhum, Nenhuma (No one, no one), of Primeiras Estórias (First Stories) and Campo geral (General field), of Manuelzão and Miguilim tales were chosen. In the treatment given to the children world, we could observe from the Sagarana to the Primeiras Estórias (First stories) - the work is built on short narratives, giving a hermetic aspect in many of them - the child formation, shown on discourse and history plans.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leonel, Maria Celia de Moraes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nogueira, Maria Carolina de Godoy [UNESP]2014-06-11T19:32:07Z2014-06-11T19:32:07Z2007-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis178 f.application/pdfNOGUEIRA, Maria Carolina de Godoy. O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães Rosa. 2007. 178 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102404000503051nogueira_mcg_dr_arafcl.pdf33004030016P09794317900231133Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-04T06:18:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102404Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-04T06:18:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães Rosa
title O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães Rosa
spellingShingle O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães Rosa
Nogueira, Maria Carolina de Godoy [UNESP]
Rosa, João Guimarães, 1908-1967
Literatura brasileira - Narrativa
Personagens literários
title_short O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães Rosa
title_full O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães Rosa
title_fullStr O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães Rosa
title_full_unstemmed O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães Rosa
title_sort O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães Rosa
author Nogueira, Maria Carolina de Godoy [UNESP]
author_facet Nogueira, Maria Carolina de Godoy [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leonel, Maria Celia de Moraes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Maria Carolina de Godoy [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Rosa, João Guimarães, 1908-1967
Literatura brasileira - Narrativa
Personagens literários
topic Rosa, João Guimarães, 1908-1967
Literatura brasileira - Narrativa
Personagens literários
description Neste trabalho, parte-se do pressuposto de que as personagens infantis, em diferentes narrativas, realizam a trajetória de formação que caracteriza sua inserção no mundo adulto. Essa caminhada para o conhecimento e a maturidade permite aproximar o conjunto de narrativas rosianas, cujo tema é o universo infantil, às narrativas denominadas de romance de formação. O objetivo é mostrar que a trajetória de aprendizado não se faz sem conflitos; o imaginário infantil entra em confronto direto com o mundo adulto. De um lado, o espaço exterior da natureza torna-se modelar, ensina lições, contribuindo para o processo de amadurecimento da personagem; de outro, o espaço interior - ora vislumbrado pela voz do narrador, ora pela voz da personagem - reflete os medos e incertezas dessa passagem. Em sua trajetória de aprendizagem, as personagens descobrem as dores da perda desde pequenos acontecimentos até a morte de entes queridos. Os ensinamentos também chegam pela natureza, que está em contato direto com as personagens, tornando-se espaço de refúgio para a dor de conhecer a existência. Para examinar tais conflitos do imaginário e a formação das personagens infantis em Rosa, foram selecionados os contos Conversa de bois, de Sagarana, Os cimos, As margens da alegria, Partida do audaz navegante, Pirlimpsiquice, Nenhum, nenhuma, de Primeiras Estórias e Campo geral, de Manuelzão e Miguilim. Observa-se, no tratamento dispensado ao mundo infantil, de Sagarana aos contos de Primeiras Estórias - obra que se constrói em narrativas curtas, propiciando certo hermetismo em muitas delas - a formação da criança, apresentada no plano da história e do discurso.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-28
2014-06-11T19:32:07Z
2014-06-11T19:32:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Maria Carolina de Godoy. O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães Rosa. 2007. 178 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/102404
000503051
nogueira_mcg_dr_arafcl.pdf
33004030016P0
9794317900231133
identifier_str_mv NOGUEIRA, Maria Carolina de Godoy. O percurso de formação das personagens infantis em Guimarães Rosa. 2007. 178 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000503051
nogueira_mcg_dr_arafcl.pdf
33004030016P0
9794317900231133
url http://hdl.handle.net/11449/102404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965173563260928