Os cinco sentidos na trilha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143561 |
Resumo: | A conscientização ambiental das crianças e jovens dos colégios de ensino fundamental e médio, sobre a importância da preservação da natureza é a principal finalidade do Projeto Trilha. A teoria dos cinco sentidos está sendo aplicada ao longo do passeio ecológico na Trilha do Lageado na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/Botucatu, como uma das formas de sensibilizar, semear a educação ambiental e contribuir na conscientização e na interpretação da natureza. O presente trabalho tem como finalidade básica de despertar os cinco sentidos durante a caminhada. a) promover a sensibilização dos visitantes junto às árvores, b) incentivar a recreação e descontração, c) estimular a observação e reflexão com criatividade e interdisciplinaridade, d) criar condições de assimilação e conscientização ambiental. Os visitantes através dos acúleos no tronco da Paineira praticam o Tato, bem como na casca suberosa do Eucalyptus. O Paladar é relembrado frente às palmeiras, produtoras de palmito, ressaltando sua importância ecológica e fonte de alimentação. O Olfato é testado macerando e cheirando as folhas de Eucalyptus citriodora e da casca Pau d alho. A Visão é ressaltada no mirante observando o Rio Lavapés observando a mata ciliar. A Audição é aplicada na ponte cega com os olhos vedados ouvindo os sons da cachoeira, do vento e dos pássaros. com a prática dos sentidos busca-se maior conscientização dos visitantes sobre os valores do meio ambiente, correlação entre a vivência na trilha e as atividades em sala de aula com redações, dissertações e desenhos, melhoria na aprendizagem e o reencontro com a natureza. Desta forma acredita-se que os visitantes passam a valorizar o ambiente, com maior importância tornando-os agentes multiplicadores de conscientização ambiental. |
id |
UNSP_c0f5e57b67094e779a82b447b7052ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143561 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Os cinco sentidos na trilhaA conscientização ambiental das crianças e jovens dos colégios de ensino fundamental e médio, sobre a importância da preservação da natureza é a principal finalidade do Projeto Trilha. A teoria dos cinco sentidos está sendo aplicada ao longo do passeio ecológico na Trilha do Lageado na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/Botucatu, como uma das formas de sensibilizar, semear a educação ambiental e contribuir na conscientização e na interpretação da natureza. O presente trabalho tem como finalidade básica de despertar os cinco sentidos durante a caminhada. a) promover a sensibilização dos visitantes junto às árvores, b) incentivar a recreação e descontração, c) estimular a observação e reflexão com criatividade e interdisciplinaridade, d) criar condições de assimilação e conscientização ambiental. Os visitantes através dos acúleos no tronco da Paineira praticam o Tato, bem como na casca suberosa do Eucalyptus. O Paladar é relembrado frente às palmeiras, produtoras de palmito, ressaltando sua importância ecológica e fonte de alimentação. O Olfato é testado macerando e cheirando as folhas de Eucalyptus citriodora e da casca Pau d alho. A Visão é ressaltada no mirante observando o Rio Lavapés observando a mata ciliar. A Audição é aplicada na ponte cega com os olhos vedados ouvindo os sons da cachoeira, do vento e dos pássaros. com a prática dos sentidos busca-se maior conscientização dos visitantes sobre os valores do meio ambiente, correlação entre a vivência na trilha e as atividades em sala de aula com redações, dissertações e desenhos, melhoria na aprendizagem e o reencontro com a natureza. Desta forma acredita-se que os visitantes passam a valorizar o ambiente, com maior importância tornando-os agentes multiplicadores de conscientização ambiental.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP]Rosa, Juliana Asenjo [UNESP]Prado, Deyvid Toniões do [UNESP]Rossi, Débora Tofoli [UNESP]Salvador, Jonas Felipe [UNESP]Santos, Talita Angélico dos [UNESP]Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP2016-09-01T13:58:05Z2016-09-01T13:58:05Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject162application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 162http://hdl.handle.net/11449/1435612005-162-goncalves.pdf3258670289217718PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:09:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143561Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:09:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os cinco sentidos na trilha |
title |
Os cinco sentidos na trilha |
spellingShingle |
Os cinco sentidos na trilha Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP] |
title_short |
Os cinco sentidos na trilha |
title_full |
Os cinco sentidos na trilha |
title_fullStr |
Os cinco sentidos na trilha |
title_full_unstemmed |
Os cinco sentidos na trilha |
title_sort |
Os cinco sentidos na trilha |
author |
Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP] |
author_facet |
Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP] Rosa, Juliana Asenjo [UNESP] Prado, Deyvid Toniões do [UNESP] Rossi, Débora Tofoli [UNESP] Salvador, Jonas Felipe [UNESP] Santos, Talita Angélico dos [UNESP] Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Juliana Asenjo [UNESP] Prado, Deyvid Toniões do [UNESP] Rossi, Débora Tofoli [UNESP] Salvador, Jonas Felipe [UNESP] Santos, Talita Angélico dos [UNESP] Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP] Rosa, Juliana Asenjo [UNESP] Prado, Deyvid Toniões do [UNESP] Rossi, Débora Tofoli [UNESP] Salvador, Jonas Felipe [UNESP] Santos, Talita Angélico dos [UNESP] Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP |
description |
A conscientização ambiental das crianças e jovens dos colégios de ensino fundamental e médio, sobre a importância da preservação da natureza é a principal finalidade do Projeto Trilha. A teoria dos cinco sentidos está sendo aplicada ao longo do passeio ecológico na Trilha do Lageado na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/Botucatu, como uma das formas de sensibilizar, semear a educação ambiental e contribuir na conscientização e na interpretação da natureza. O presente trabalho tem como finalidade básica de despertar os cinco sentidos durante a caminhada. a) promover a sensibilização dos visitantes junto às árvores, b) incentivar a recreação e descontração, c) estimular a observação e reflexão com criatividade e interdisciplinaridade, d) criar condições de assimilação e conscientização ambiental. Os visitantes através dos acúleos no tronco da Paineira praticam o Tato, bem como na casca suberosa do Eucalyptus. O Paladar é relembrado frente às palmeiras, produtoras de palmito, ressaltando sua importância ecológica e fonte de alimentação. O Olfato é testado macerando e cheirando as folhas de Eucalyptus citriodora e da casca Pau d alho. A Visão é ressaltada no mirante observando o Rio Lavapés observando a mata ciliar. A Audição é aplicada na ponte cega com os olhos vedados ouvindo os sons da cachoeira, do vento e dos pássaros. com a prática dos sentidos busca-se maior conscientização dos visitantes sobre os valores do meio ambiente, correlação entre a vivência na trilha e as atividades em sala de aula com redações, dissertações e desenhos, melhoria na aprendizagem e o reencontro com a natureza. Desta forma acredita-se que os visitantes passam a valorizar o ambiente, com maior importância tornando-os agentes multiplicadores de conscientização ambiental. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:05Z 2016-09-01T13:58:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 162 http://hdl.handle.net/11449/143561 2005-162-goncalves.pdf 3258670289217718 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143561 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 162 2005-162-goncalves.pdf 3258670289217718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
162 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792961879412310016 |