Os cinco sentidos na trilha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Rosa, Juliana Asenjo [UNESP], Prado, Deyvid Toniões do [UNESP], Rossi, Débora Tofoli [UNESP], Salvador, Jonas Felipe [UNESP], Santos, Talita Angélico dos [UNESP], Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143561
Resumo: A conscientização ambiental das crianças e jovens dos colégios de ensino fundamental e médio, sobre a importância da preservação da natureza é a principal finalidade do Projeto Trilha. A teoria dos cinco sentidos está sendo aplicada ao longo do passeio ecológico na Trilha do Lageado na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/Botucatu, como uma das formas de sensibilizar, semear a educação ambiental e contribuir na conscientização e na interpretação da natureza. O presente trabalho tem como finalidade básica de despertar os cinco sentidos durante a caminhada. a) promover a sensibilização dos visitantes junto às árvores, b) incentivar a recreação e descontração, c) estimular a observação e reflexão com criatividade e interdisciplinaridade, d) criar condições de assimilação e conscientização ambiental. Os visitantes através dos acúleos no tronco da Paineira praticam o Tato, bem como na casca suberosa do Eucalyptus. O Paladar é relembrado frente às palmeiras, produtoras de palmito, ressaltando sua importância ecológica e fonte de alimentação. O Olfato é testado macerando e cheirando as folhas de Eucalyptus citriodora e da casca Pau d alho. A Visão é ressaltada no mirante observando o Rio Lavapés observando a mata ciliar. A Audição é aplicada na ponte cega com os olhos vedados ouvindo os sons da cachoeira, do vento e dos pássaros. com a prática dos sentidos busca-se maior conscientização dos visitantes sobre os valores do meio ambiente, correlação entre a vivência na trilha e as atividades em sala de aula com redações, dissertações e desenhos, melhoria na aprendizagem e o reencontro com a natureza. Desta forma acredita-se que os visitantes passam a valorizar o ambiente, com maior importância tornando-os agentes multiplicadores de conscientização ambiental.
id UNSP_c0f5e57b67094e779a82b447b7052ba9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143561
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os cinco sentidos na trilhaA conscientização ambiental das crianças e jovens dos colégios de ensino fundamental e médio, sobre a importância da preservação da natureza é a principal finalidade do Projeto Trilha. A teoria dos cinco sentidos está sendo aplicada ao longo do passeio ecológico na Trilha do Lageado na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/Botucatu, como uma das formas de sensibilizar, semear a educação ambiental e contribuir na conscientização e na interpretação da natureza. O presente trabalho tem como finalidade básica de despertar os cinco sentidos durante a caminhada. a) promover a sensibilização dos visitantes junto às árvores, b) incentivar a recreação e descontração, c) estimular a observação e reflexão com criatividade e interdisciplinaridade, d) criar condições de assimilação e conscientização ambiental. Os visitantes através dos acúleos no tronco da Paineira praticam o Tato, bem como na casca suberosa do Eucalyptus. O Paladar é relembrado frente às palmeiras, produtoras de palmito, ressaltando sua importância ecológica e fonte de alimentação. O Olfato é testado macerando e cheirando as folhas de Eucalyptus citriodora e da casca Pau d alho. A Visão é ressaltada no mirante observando o Rio Lavapés observando a mata ciliar. A Audição é aplicada na ponte cega com os olhos vedados ouvindo os sons da cachoeira, do vento e dos pássaros. com a prática dos sentidos busca-se maior conscientização dos visitantes sobre os valores do meio ambiente, correlação entre a vivência na trilha e as atividades em sala de aula com redações, dissertações e desenhos, melhoria na aprendizagem e o reencontro com a natureza. Desta forma acredita-se que os visitantes passam a valorizar o ambiente, com maior importância tornando-os agentes multiplicadores de conscientização ambiental.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP]Rosa, Juliana Asenjo [UNESP]Prado, Deyvid Toniões do [UNESP]Rossi, Débora Tofoli [UNESP]Salvador, Jonas Felipe [UNESP]Santos, Talita Angélico dos [UNESP]Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP2016-09-01T13:58:05Z2016-09-01T13:58:05Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject162application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 162http://hdl.handle.net/11449/1435612005-162-goncalves.pdf3258670289217718PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:09:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143561Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:09:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os cinco sentidos na trilha
title Os cinco sentidos na trilha
spellingShingle Os cinco sentidos na trilha
Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP]
title_short Os cinco sentidos na trilha
title_full Os cinco sentidos na trilha
title_fullStr Os cinco sentidos na trilha
title_full_unstemmed Os cinco sentidos na trilha
title_sort Os cinco sentidos na trilha
author Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP]
author_facet Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP]
Rosa, Juliana Asenjo [UNESP]
Prado, Deyvid Toniões do [UNESP]
Rossi, Débora Tofoli [UNESP]
Salvador, Jonas Felipe [UNESP]
Santos, Talita Angélico dos [UNESP]
Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP
author_role author
author2 Rosa, Juliana Asenjo [UNESP]
Prado, Deyvid Toniões do [UNESP]
Rossi, Débora Tofoli [UNESP]
Salvador, Jonas Felipe [UNESP]
Santos, Talita Angélico dos [UNESP]
Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Juliana de Lima [UNESP]
Rosa, Juliana Asenjo [UNESP]
Prado, Deyvid Toniões do [UNESP]
Rossi, Débora Tofoli [UNESP]
Salvador, Jonas Felipe [UNESP]
Santos, Talita Angélico dos [UNESP]
Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP
description A conscientização ambiental das crianças e jovens dos colégios de ensino fundamental e médio, sobre a importância da preservação da natureza é a principal finalidade do Projeto Trilha. A teoria dos cinco sentidos está sendo aplicada ao longo do passeio ecológico na Trilha do Lageado na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/Botucatu, como uma das formas de sensibilizar, semear a educação ambiental e contribuir na conscientização e na interpretação da natureza. O presente trabalho tem como finalidade básica de despertar os cinco sentidos durante a caminhada. a) promover a sensibilização dos visitantes junto às árvores, b) incentivar a recreação e descontração, c) estimular a observação e reflexão com criatividade e interdisciplinaridade, d) criar condições de assimilação e conscientização ambiental. Os visitantes através dos acúleos no tronco da Paineira praticam o Tato, bem como na casca suberosa do Eucalyptus. O Paladar é relembrado frente às palmeiras, produtoras de palmito, ressaltando sua importância ecológica e fonte de alimentação. O Olfato é testado macerando e cheirando as folhas de Eucalyptus citriodora e da casca Pau d alho. A Visão é ressaltada no mirante observando o Rio Lavapés observando a mata ciliar. A Audição é aplicada na ponte cega com os olhos vedados ouvindo os sons da cachoeira, do vento e dos pássaros. com a prática dos sentidos busca-se maior conscientização dos visitantes sobre os valores do meio ambiente, correlação entre a vivência na trilha e as atividades em sala de aula com redações, dissertações e desenhos, melhoria na aprendizagem e o reencontro com a natureza. Desta forma acredita-se que os visitantes passam a valorizar o ambiente, com maior importância tornando-os agentes multiplicadores de conscientização ambiental.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:05Z
2016-09-01T13:58:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 162
http://hdl.handle.net/11449/143561
2005-162-goncalves.pdf
3258670289217718
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143561
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 162
2005-162-goncalves.pdf
3258670289217718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792961879412310016