Aspectos do funcionamento do Programa Alfabetização Solidária (PAS) nos municípios atendidos pelo campus da Unesp de São José do Rio Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Álvaro Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Oliveira, Aira Casagrande de [UNESP], Frasseto, Antonio César [UNESP], Barros, Carolina Fabiana Della Corte [UNESP], Trabuco, Elizeu [UNESP], Nascimento, Patricia da Cruz [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ22.htm
http://hdl.handle.net/11449/148327
Resumo: Introdução: O PAS, criado em 1997, por iniciativa do Conselho de Comunidade Solidária, em parceria com os governos federal e municipal, empresas e universidades, com o fim de reduzir os altos índices de analfabetismo no Brasil e promover a inclusão escolar e social, conta, atualmente, com a participação de cinco câmpus da UNESP em sete municípios. O câmpus de S. J. do Rio Preto deu início ao PAS em fevereiro de 2000, com a capacitação de alfabetizadores de Davinópolis, MA, e, em agosto de 2001, com os de Colinas do Sul, GO. Objetivo: um aprofundamento teórico-metodológico, norteador de atividades de formação docente, métodos: o trabalho desenvolve-se a partir da coleção Viver, Aprender, fornecida pelo Programa, e de materiais pedagógicos complementares (jogos, canções, filmes e dinâmicas), além de visitas de acompanhamento e avaliação. Resultados: os dados obtidos mostram uma redução de 25% de analfabetos (670 pessoas) nos municípios, e os resultados pedagógicos têm influenciado a rede de ensino oficial e a pesquisa acadêmica. Apesar de vários problemas, que incluem a infra-estrutura inadequada e a rotatividade de alfabetizadores, o PAS tem proporcionado os instrumentos básicos para que os educandos prossigam em seus estudos e atuem na melhoria da qualidade de vida em suas comunidades.
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