Poesia infantil: concepções e modos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/109230
Resumo: A autora discute a presença quase insignificante da poesia no ensino fundamental, mostrando também que são inúmeros os equívocos didáticos quando se recorre ao gênero nas salas de aula. Ela ainda analisa as razões do predomínio de livros didáticos e paradidáticos com sustentação filosófica e teórica ultrapassada e que apresentam textos literários infantis geralmente de natureza narrativa. Para a pesquisadora, trata-se de uma espécie de desperdício, pois a poesia infantil teria mais possibilidades de contribuir na difícil tarefa de despertar nos estudantes o gosto pela leitura. Ela cita Bamberger, para quem a poesia é o único gênero capaz de despertar leitores em qualquer faixa etária ou fase de leitura. A pesquisa foi realizada com professores de três escolas de nível básico e teve dimensões pedagógicas, já que a autora levantou a formação geral desses professores e os reflexos dessa formação na prática pedagógica, especificamente no que tange a conteúdos e formas de ensino de literatura infantil. A autora também apresenta uma metodologia de leitura, mais produtiva e critica do que a normalmente empregada nas escolas, a qual parte da constatação de que os estímulos do mundo poético integram a vida da criança desde muito cedo, mas ainda têm de ser inseridos na escola.
id UNSP_c637f24388325c5ae98153f3fdb20ba1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109230
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Poesia infantil: concepções e modos de ensinoPoesia infanto-juvenilLiteratura infanto-juvenilLiteratura brasileiraProfessores - FormaçãoPoesiaLeituraA autora discute a presença quase insignificante da poesia no ensino fundamental, mostrando também que são inúmeros os equívocos didáticos quando se recorre ao gênero nas salas de aula. Ela ainda analisa as razões do predomínio de livros didáticos e paradidáticos com sustentação filosófica e teórica ultrapassada e que apresentam textos literários infantis geralmente de natureza narrativa. Para a pesquisadora, trata-se de uma espécie de desperdício, pois a poesia infantil teria mais possibilidades de contribuir na difícil tarefa de despertar nos estudantes o gosto pela leitura. Ela cita Bamberger, para quem a poesia é o único gênero capaz de despertar leitores em qualquer faixa etária ou fase de leitura. A pesquisa foi realizada com professores de três escolas de nível básico e teve dimensões pedagógicas, já que a autora levantou a formação geral desses professores e os reflexos dessa formação na prática pedagógica, especificamente no que tange a conteúdos e formas de ensino de literatura infantil. A autora também apresenta uma metodologia de leitura, mais produtiva e critica do que a normalmente empregada nas escolas, a qual parte da constatação de que os estímulos do mundo poético integram a vida da criança desde muito cedo, mas ainda têm de ser inseridos na escola.Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]2014-09-03T17:52:32Z2014-09-03T17:52:32Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSOUZA, Renata Junqueira de. Poesia infantil: concepções e modos de ensino. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833496.9788579833496http://hdl.handle.net/11449/109230000773145ISBN9788579833496.pdf9778200016779533Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColeção PROPG Digital (UNESP)http://hdl.handle.net/11449/144821info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T06:14:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109230Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-07T06:14:12Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Poesia infantil: concepções e modos de ensino
title Poesia infantil: concepções e modos de ensino
spellingShingle Poesia infantil: concepções e modos de ensino
Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Poesia infanto-juvenil
Literatura infanto-juvenil
Literatura brasileira
Professores - Formação
Poesia
Leitura
title_short Poesia infantil: concepções e modos de ensino
title_full Poesia infantil: concepções e modos de ensino
title_fullStr Poesia infantil: concepções e modos de ensino
title_full_unstemmed Poesia infantil: concepções e modos de ensino
title_sort Poesia infantil: concepções e modos de ensino
author Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
author_facet Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia infanto-juvenil
Literatura infanto-juvenil
Literatura brasileira
Professores - Formação
Poesia
Leitura
topic Poesia infanto-juvenil
Literatura infanto-juvenil
Literatura brasileira
Professores - Formação
Poesia
Leitura
description A autora discute a presença quase insignificante da poesia no ensino fundamental, mostrando também que são inúmeros os equívocos didáticos quando se recorre ao gênero nas salas de aula. Ela ainda analisa as razões do predomínio de livros didáticos e paradidáticos com sustentação filosófica e teórica ultrapassada e que apresentam textos literários infantis geralmente de natureza narrativa. Para a pesquisadora, trata-se de uma espécie de desperdício, pois a poesia infantil teria mais possibilidades de contribuir na difícil tarefa de despertar nos estudantes o gosto pela leitura. Ela cita Bamberger, para quem a poesia é o único gênero capaz de despertar leitores em qualquer faixa etária ou fase de leitura. A pesquisa foi realizada com professores de três escolas de nível básico e teve dimensões pedagógicas, já que a autora levantou a formação geral desses professores e os reflexos dessa formação na prática pedagógica, especificamente no que tange a conteúdos e formas de ensino de literatura infantil. A autora também apresenta uma metodologia de leitura, mais produtiva e critica do que a normalmente empregada nas escolas, a qual parte da constatação de que os estímulos do mundo poético integram a vida da criança desde muito cedo, mas ainda têm de ser inseridos na escola.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-09-03T17:52:32Z
2014-09-03T17:52:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Renata Junqueira de. Poesia infantil: concepções e modos de ensino. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833496.
9788579833496
http://hdl.handle.net/11449/109230
000773145
ISBN9788579833496.pdf
9778200016779533
identifier_str_mv SOUZA, Renata Junqueira de. Poesia infantil: concepções e modos de ensino. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833496.
9788579833496
000773145
ISBN9788579833496.pdf
9778200016779533
url http://hdl.handle.net/11449/109230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
http://hdl.handle.net/11449/144821
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789926485393408