Relações intergeracionais nos estágios supervisionados: contribuições à formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141631 |
Resumo: | A pesquisa focaliza aspectos, ideais, valores, experiências e vivências que estão presentes nas relações estabelecidas entre graduandos - estudantes do terceiro ano de um curso de Licenciatura em Pedagogia e professores que atuam em escolas municipais e que os recebem em suas classes do ensino fundamental. A partir do estudo, pretende-se identificar processos presentes na aproximação e nas interações estabelecidas entre essas duas gerações profissionais: a dos professores já em exercício e a dos estudantes universitários que pretendem se profissionalizar no magistério. A pesquisa será realizada sob uma perspectiva qualitativa que, segundo André (1995), busca os significados atribuídos pelos sujeitos às suas ações e interações. Para a realização do trabalho de campo, serão escolhidas duas duplas intergeracionais, compostas por professores dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) que tenham de 11 a 15 anos de carreira (HUBERMAN, 2000), e seus estagiários, estudantes do primeiro semestre no 3º Ano em Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. A coleta de dados será realizada através de filmagens na sala de aula durante as interações entre professor e estagiário em todo o processo do estágio-supervisionado e sessões de autoconfrontação das filmagens coletadas. Todos os dados, serão analisados no que se refere ao seu conteúdo (BARDIN, 1977). Cabe salientar, que a coleta de dados dessa pesquisa terá início no mês de março deste ano, data esta que iniciará os estágios- supervisionados. |
id |
UNSP_c6d57cd5485496a27bcd58a2e9a3c522 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141631 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Relações intergeracionais nos estágios supervisionados: contribuições à formação docenteFormação de professoresEstágio supervisionadoRelações intergeracionaisA pesquisa focaliza aspectos, ideais, valores, experiências e vivências que estão presentes nas relações estabelecidas entre graduandos - estudantes do terceiro ano de um curso de Licenciatura em Pedagogia e professores que atuam em escolas municipais e que os recebem em suas classes do ensino fundamental. A partir do estudo, pretende-se identificar processos presentes na aproximação e nas interações estabelecidas entre essas duas gerações profissionais: a dos professores já em exercício e a dos estudantes universitários que pretendem se profissionalizar no magistério. A pesquisa será realizada sob uma perspectiva qualitativa que, segundo André (1995), busca os significados atribuídos pelos sujeitos às suas ações e interações. Para a realização do trabalho de campo, serão escolhidas duas duplas intergeracionais, compostas por professores dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) que tenham de 11 a 15 anos de carreira (HUBERMAN, 2000), e seus estagiários, estudantes do primeiro semestre no 3º Ano em Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. A coleta de dados será realizada através de filmagens na sala de aula durante as interações entre professor e estagiário em todo o processo do estágio-supervisionado e sessões de autoconfrontação das filmagens coletadas. Todos os dados, serão analisados no que se refere ao seu conteúdo (BARDIN, 1977). Cabe salientar, que a coleta de dados dessa pesquisa terá início no mês de março deste ano, data esta que iniciará os estágios- supervisionados.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilFAPESP: 2008/54746-5CNPq: 474327/ 2011-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Michelle Cristina [UNESP]Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]2016-07-19T12:59:48Z2016-07-19T12:59:48Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3202-3212application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3202-32122357-7819http://hdl.handle.net/11449/141631ISSN2357-7819-2014-3202-3212.pdf7561935549573966porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:04:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141631Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:04:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações intergeracionais nos estágios supervisionados: contribuições à formação docente |
title |
Relações intergeracionais nos estágios supervisionados: contribuições à formação docente |
spellingShingle |
Relações intergeracionais nos estágios supervisionados: contribuições à formação docente Bueno, Michelle Cristina [UNESP] Formação de professores Estágio supervisionado Relações intergeracionais |
title_short |
Relações intergeracionais nos estágios supervisionados: contribuições à formação docente |
title_full |
Relações intergeracionais nos estágios supervisionados: contribuições à formação docente |
title_fullStr |
Relações intergeracionais nos estágios supervisionados: contribuições à formação docente |
title_full_unstemmed |
Relações intergeracionais nos estágios supervisionados: contribuições à formação docente |
title_sort |
Relações intergeracionais nos estágios supervisionados: contribuições à formação docente |
author |
Bueno, Michelle Cristina [UNESP] |
author_facet |
Bueno, Michelle Cristina [UNESP] Sarti, Flávia Medeiros [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Sarti, Flávia Medeiros [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Michelle Cristina [UNESP] Sarti, Flávia Medeiros [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Estágio supervisionado Relações intergeracionais |
topic |
Formação de professores Estágio supervisionado Relações intergeracionais |
description |
A pesquisa focaliza aspectos, ideais, valores, experiências e vivências que estão presentes nas relações estabelecidas entre graduandos - estudantes do terceiro ano de um curso de Licenciatura em Pedagogia e professores que atuam em escolas municipais e que os recebem em suas classes do ensino fundamental. A partir do estudo, pretende-se identificar processos presentes na aproximação e nas interações estabelecidas entre essas duas gerações profissionais: a dos professores já em exercício e a dos estudantes universitários que pretendem se profissionalizar no magistério. A pesquisa será realizada sob uma perspectiva qualitativa que, segundo André (1995), busca os significados atribuídos pelos sujeitos às suas ações e interações. Para a realização do trabalho de campo, serão escolhidas duas duplas intergeracionais, compostas por professores dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) que tenham de 11 a 15 anos de carreira (HUBERMAN, 2000), e seus estagiários, estudantes do primeiro semestre no 3º Ano em Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. A coleta de dados será realizada através de filmagens na sala de aula durante as interações entre professor e estagiário em todo o processo do estágio-supervisionado e sessões de autoconfrontação das filmagens coletadas. Todos os dados, serão analisados no que se refere ao seu conteúdo (BARDIN, 1977). Cabe salientar, que a coleta de dados dessa pesquisa terá início no mês de março deste ano, data esta que iniciará os estágios- supervisionados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:48Z 2016-07-19T12:59:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3202-3212 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141631 ISSN2357-7819-2014-3202-3212.pdf 7561935549573966 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141631 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3202-3212 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-3202-3212.pdf 7561935549573966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3202-3212 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799964739225255936 |