A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Celio de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204825
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a maneira como se manifesta a argumentação durante o desenvolvimento de uma atividade experimental demonstrativa investigativa envolvendo o uso do Arduino, a fim de verificar a capacidade de produção de subsídios que possibilitam o docente realizar adequações no percurso metodológico, bem como de ampliar as possibilidades de instrumentos de avaliação. A atividade experimental investigativa com o Arduíno envolvendo a condução de calor, foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola técnica estadual da cidade de São Paulo. A transcrição dos registros de áudio e vídeo das interações argumentativas dos discentes ocorridas durante o desenvolvimento da atividade experimental investigativa, nos proporcionou desenvolver a análise das ocorrências, e de possíveis apropriações de conceitos pelos discentes. A partir da análise dos dados, foi possível constatar significativas contribuições anexadas ao processo ensino e aprendizagem, advindas da manifestação do padrão de argumento, das operações epistemológicas, dos níveis qualitativos de argumentação e dos indicadores de alfabetização científica que, por atuarem como condutores das expressões espontâneas das interações argumentativas dos discentes, estabeleceram ao docente um real momento para percepção e avaliação do processo de ensino e aprendizagem.
id UNSP_cd80e395a4ceae459c814a794178c758
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204825
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduínoThe manifestation of argumentation during activity involving the use of the arduino platformArgumentaçãoArduinoAtividade InvestigativaArgumentationInvestigative ActivityEste trabalho teve como objetivo analisar a maneira como se manifesta a argumentação durante o desenvolvimento de uma atividade experimental demonstrativa investigativa envolvendo o uso do Arduino, a fim de verificar a capacidade de produção de subsídios que possibilitam o docente realizar adequações no percurso metodológico, bem como de ampliar as possibilidades de instrumentos de avaliação. A atividade experimental investigativa com o Arduíno envolvendo a condução de calor, foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola técnica estadual da cidade de São Paulo. A transcrição dos registros de áudio e vídeo das interações argumentativas dos discentes ocorridas durante o desenvolvimento da atividade experimental investigativa, nos proporcionou desenvolver a análise das ocorrências, e de possíveis apropriações de conceitos pelos discentes. A partir da análise dos dados, foi possível constatar significativas contribuições anexadas ao processo ensino e aprendizagem, advindas da manifestação do padrão de argumento, das operações epistemológicas, dos níveis qualitativos de argumentação e dos indicadores de alfabetização científica que, por atuarem como condutores das expressões espontâneas das interações argumentativas dos discentes, estabeleceram ao docente um real momento para percepção e avaliação do processo de ensino e aprendizagem.This work aimed to analyze the way in which the argument is manifested during the development of an experimental demonstrative investigative activity involving the use of Arduino, in order to verify the capacity to produce subsidies that enable the teacher to make adjustments in the methodological path, as well as to expand the possibilities of assessment instruments. The investigative experimental activity with the Arduino involving the conduction of heat, was applied to a class of the 2nd year of high school at a state technical school in the city of São Paulo. The transcription of the audio and video records of the students' argumentative interactions that occurred during the development of the investigative experimental activity, allowed us to develop the analysis of the occurrences, and of possible appropriations of concepts by the students. From the analysis of the data, it was possible to verify significant contributions attached to the teaching and learning process, arising from the manifestation of the argument pattern, of the epistemological operations, of the qualitative levels of argumentation and of the scientific literacy indicators that, by acting as conductors of the expressions spontaneous of the students' argumentative interactions, established the teacher a real moment for perception and evaluation of the teaching and learning process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Celio de Sousa2021-05-31T13:31:59Z2021-05-31T13:31:59Z2020-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20482533004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-30T06:13:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204825Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-30T06:13:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno
The manifestation of argumentation during activity involving the use of the arduino platform
title A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno
spellingShingle A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno
Barros, Celio de Sousa
Argumentação
Arduino
Atividade Investigativa
Argumentation
Investigative Activity
title_short A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno
title_full A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno
title_fullStr A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno
title_full_unstemmed A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno
title_sort A manifestação da argumentação durante atividade envolvendo o uso da plataforma arduíno
author Barros, Celio de Sousa
author_facet Barros, Celio de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Celio de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Arduino
Atividade Investigativa
Argumentation
Investigative Activity
topic Argumentação
Arduino
Atividade Investigativa
Argumentation
Investigative Activity
description Este trabalho teve como objetivo analisar a maneira como se manifesta a argumentação durante o desenvolvimento de uma atividade experimental demonstrativa investigativa envolvendo o uso do Arduino, a fim de verificar a capacidade de produção de subsídios que possibilitam o docente realizar adequações no percurso metodológico, bem como de ampliar as possibilidades de instrumentos de avaliação. A atividade experimental investigativa com o Arduíno envolvendo a condução de calor, foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola técnica estadual da cidade de São Paulo. A transcrição dos registros de áudio e vídeo das interações argumentativas dos discentes ocorridas durante o desenvolvimento da atividade experimental investigativa, nos proporcionou desenvolver a análise das ocorrências, e de possíveis apropriações de conceitos pelos discentes. A partir da análise dos dados, foi possível constatar significativas contribuições anexadas ao processo ensino e aprendizagem, advindas da manifestação do padrão de argumento, das operações epistemológicas, dos níveis qualitativos de argumentação e dos indicadores de alfabetização científica que, por atuarem como condutores das expressões espontâneas das interações argumentativas dos discentes, estabeleceram ao docente um real momento para percepção e avaliação do processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03
2021-05-31T13:31:59Z
2021-05-31T13:31:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204825
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/204825
identifier_str_mv 33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964761827311616