Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Andrade, Juliane, Juliani, Carmen Maria Casquel Monti [UNESP], Berto, Silvia Justina Papini [UNESP], Spiri, Wilza Carla [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452010000400015
http://hdl.handle.net/11449/12019
Resumo: Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza, como referencial teórico, o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Grounded Theory, visando a: compreender a experiência interacional voluntário-idoso dependente em um Centro-Dia e elaborar um modelo teórico representativo dessa experiência. A estratégia para a obtenção dos dados foi a entrevista não diretiva. Dos resultados, emergiram dois fenômenos: responsabilizando-se pela continuidade do exercício do voluntariado, junto a idosos dependentes, amparado na expectativa reparadora de ex-cuidadores familiares perante uma sociedade com consciência solidária em declínio, e assumindo o papel de voluntário. A experiência nos permitiu ampliar o conhecimento referente ao movimento que eles empreenderam na vivência denominada: entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia mediado por (des) motivação.
id UNSP_d2ed09eeff45b1bc7b73557c8ee1480f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/12019
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-diaEntre el fortalecimiento y la decadencia del vínculo voluntario-anciano dependiente en un centro-díaBetween the strengthening and the decline of the bond volunteer-disabled elderly person in a day-care centerApoio SocialIdosoPessoas com DeficiênciaFamíliaAssistência DiurnaApoyo SocialAncianoPersonas con DiscapacidadFamiliaCuidados DiurnosSocial SupportAgedDisabled PersonsFamilyDay CareTrata-se de um estudo qualitativo que utiliza, como referencial teórico, o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Grounded Theory, visando a: compreender a experiência interacional voluntário-idoso dependente em um Centro-Dia e elaborar um modelo teórico representativo dessa experiência. A estratégia para a obtenção dos dados foi a entrevista não diretiva. Dos resultados, emergiram dois fenômenos: responsabilizando-se pela continuidade do exercício do voluntariado, junto a idosos dependentes, amparado na expectativa reparadora de ex-cuidadores familiares perante uma sociedade com consciência solidária em declínio, e assumindo o papel de voluntário. A experiência nos permitiu ampliar o conhecimento referente ao movimento que eles empreenderam na vivência denominada: entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia mediado por (des) motivação.Este es un estudio cualitativo que utilizó como referencial teórico el Interaccionismo Simbólico y como referencial metodológico la Grounded Theory, con la intención de: comprender la experiencia interaccional voluntario-anciano dependiente en un Centro-Día y elaborar un modelo teórico representativo de esa experiencia. La estrategia para la obtención de los datos fue la entrevista no directiva. de los resultados, emergieron dos fenómenos: responsabilizándose por la continuidad del ejercicio del voluntariado con ancianos dependientes, amparado en la expectativa reparadora de ex-cuidadores familiares, ante una sociedad con conCiência solidaria en declinación y asumiendo el rol de voluntario. La comprensión de la experiencia nos ha permitido ampliar el conocimiento, referente al movimiento que ellos emprendieron en la vivencia denominada: entre el fortalecimiento y la declinación del vínculo voluntario-anciano dependiente en un centro-día, mediado por (des)motivación.This is a qualitative study using Symbolic Interactionism as a theoretical framework and the Grounded Theory as a methodological background. It aimed at understanding the volunteer-disabled elderly person interaction at a Day-Care Center and at designing a representative theoretical model for such experience. Data were collected by non-directive interviews. Two phenomena emerged from data analysis: becoming responsible for the continuity of volunteer work with disabled elderly persons supported by the healing expectation of former family caregivers in a society with a declining solidary conscience and assuming the volunteer role. Understanding the experience enbaled us to expand the knowledge concerning the movement undertaken in the experience denominated: between strengthening and the decline of the bond volunteerdisabled elderly person in a day-care hospital, mediated by (de) motivation.UNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemInstituto Avareense de EnsinoUNESP Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de EnfermagemUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Instituto Avareense de EnsinoBocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]Andrade, JulianeJuliani, Carmen Maria Casquel Monti [UNESP]Berto, Silvia Justina Papini [UNESP]Spiri, Wilza Carla [UNESP]2014-05-20T13:35:03Z2014-05-20T13:35:03Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article757-764application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452010000400015Escola Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), v. 14, n. 4, p. 757-764, 2010.1414-8145http://hdl.handle.net/11449/1201910.1590/S1414-81452010000400015S1414-81452010000400015S1414-81452010000400015.pdf88728308447471907945918805559032SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEscola Anna Nery0,141info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-02T06:18:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/12019Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-02T06:18:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia
Entre el fortalecimiento y la decadencia del vínculo voluntario-anciano dependiente en un centro-día
Between the strengthening and the decline of the bond volunteer-disabled elderly person in a day-care center
title Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia
spellingShingle Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia
Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
Apoio Social
Idoso
Pessoas com Deficiência
Família
Assistência Diurna
Apoyo Social
Anciano
Personas con Discapacidad
Familia
Cuidados Diurnos
Social Support
Aged
Disabled Persons
Family
Day Care
title_short Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia
title_full Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia
title_fullStr Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia
title_full_unstemmed Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia
title_sort Entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia
author Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
author_facet Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
Andrade, Juliane
Juliani, Carmen Maria Casquel Monti [UNESP]
Berto, Silvia Justina Papini [UNESP]
Spiri, Wilza Carla [UNESP]
author_role author
author2 Andrade, Juliane
Juliani, Carmen Maria Casquel Monti [UNESP]
Berto, Silvia Justina Papini [UNESP]
Spiri, Wilza Carla [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Instituto Avareense de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Bocchi, Silvia Cristina Mangini [UNESP]
Andrade, Juliane
Juliani, Carmen Maria Casquel Monti [UNESP]
Berto, Silvia Justina Papini [UNESP]
Spiri, Wilza Carla [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Apoio Social
Idoso
Pessoas com Deficiência
Família
Assistência Diurna
Apoyo Social
Anciano
Personas con Discapacidad
Familia
Cuidados Diurnos
Social Support
Aged
Disabled Persons
Family
Day Care
topic Apoio Social
Idoso
Pessoas com Deficiência
Família
Assistência Diurna
Apoyo Social
Anciano
Personas con Discapacidad
Familia
Cuidados Diurnos
Social Support
Aged
Disabled Persons
Family
Day Care
description Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza, como referencial teórico, o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Grounded Theory, visando a: compreender a experiência interacional voluntário-idoso dependente em um Centro-Dia e elaborar um modelo teórico representativo dessa experiência. A estratégia para a obtenção dos dados foi a entrevista não diretiva. Dos resultados, emergiram dois fenômenos: responsabilizando-se pela continuidade do exercício do voluntariado, junto a idosos dependentes, amparado na expectativa reparadora de ex-cuidadores familiares perante uma sociedade com consciência solidária em declínio, e assumindo o papel de voluntário. A experiência nos permitiu ampliar o conhecimento referente ao movimento que eles empreenderam na vivência denominada: entre o fortalecimento e o declínio do vínculo voluntário-idoso dependente em um centro-dia mediado por (des) motivação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
2014-05-20T13:35:03Z
2014-05-20T13:35:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452010000400015
Escola Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), v. 14, n. 4, p. 757-764, 2010.
1414-8145
http://hdl.handle.net/11449/12019
10.1590/S1414-81452010000400015
S1414-81452010000400015
S1414-81452010000400015.pdf
8872830844747190
7945918805559032
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452010000400015
http://hdl.handle.net/11449/12019
identifier_str_mv Escola Anna Nery. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), v. 14, n. 4, p. 757-764, 2010.
1414-8145
10.1590/S1414-81452010000400015
S1414-81452010000400015
S1414-81452010000400015.pdf
8872830844747190
7945918805559032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Escola Anna Nery
0,141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 757-764
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965149512073216