A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzoni, Marisa [UNESP]
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90906
Resumo: Neste trabalho, tentamos relatar e interpretar a evolução de um grupo de estudantes durante a disciplina semestral de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia, ministrada em uma Universidade Federal. A disciplina constou de aulas semanais e de estágios realizados em grupos, além de encontros extra-classe referentes à sua preparação e avaliação. Os dados analisados foram provenientes de gravações em vídeo dos encontros de um grupo de quatro licenciandas que escolheram o lixo como tema do estágio de trabalhos escritos elaborados por estas licenciandas, das anotações realizadas pela pesquisadora e de relatos da professora responsável pela disciplina. A análise enfatizou a relação entre as mudanças das licenciandas e as intervenções da professora em cada uma das etapas da experiência. Inicialmente, as licenciandas demostraram baixo interesse pela disciplina e pouca determinação para desenvolver o estágio. Para romper com essa falta de motivação, a professora propôs uma série de atividades que provocaram uma pequena mudança na relação das licenciandas com a disciplina. No decorrer dessas atividades, cada uma delas foi se engajado em seu processo de aprendizagem. No final do semestre, demonstraram interesse em continuar o trabalho iniciado com os seus alunos no estágio. O resultado a que chegamos mostrou que os colegas, os alunos, a professora e também a pesquisadora favoreceram as mudanças do grupo de licenciandas. Tais mudanças dizem respeito às atitudes de reflexão sobre a prática docente, a autocrítica e a responsabilidade pessoal do grupo frente ao saber científico, pedagógico e metodológico
id UNSP_d30d8f542a6f577890bcd1c83a9b5fb1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90906
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologiaBiologia - Estudo e ensinoEducation learningNeste trabalho, tentamos relatar e interpretar a evolução de um grupo de estudantes durante a disciplina semestral de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia, ministrada em uma Universidade Federal. A disciplina constou de aulas semanais e de estágios realizados em grupos, além de encontros extra-classe referentes à sua preparação e avaliação. Os dados analisados foram provenientes de gravações em vídeo dos encontros de um grupo de quatro licenciandas que escolheram o lixo como tema do estágio de trabalhos escritos elaborados por estas licenciandas, das anotações realizadas pela pesquisadora e de relatos da professora responsável pela disciplina. A análise enfatizou a relação entre as mudanças das licenciandas e as intervenções da professora em cada uma das etapas da experiência. Inicialmente, as licenciandas demostraram baixo interesse pela disciplina e pouca determinação para desenvolver o estágio. Para romper com essa falta de motivação, a professora propôs uma série de atividades que provocaram uma pequena mudança na relação das licenciandas com a disciplina. No decorrer dessas atividades, cada uma delas foi se engajado em seu processo de aprendizagem. No final do semestre, demonstraram interesse em continuar o trabalho iniciado com os seus alunos no estágio. O resultado a que chegamos mostrou que os colegas, os alunos, a professora e também a pesquisadora favoreceram as mudanças do grupo de licenciandas. Tais mudanças dizem respeito às atitudes de reflexão sobre a prática docente, a autocrítica e a responsabilidade pessoal do grupo frente ao saber científico, pedagógico e metodológicoIn this work we try to describe and interpretare the evolution of a group of students during the half-early discipline Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia (Teaching Practise and Supervised Apprenticeship in Biology), ministered in a Federal University. The discipline consisted of weekly classes and apprenticeships fulfilled in groups, as well as out-of-class meetings for prepararing and evaluating it. The data obtained consisted of video recordings of the meetings of one group of four undergraduates who chose garbage as the theme of their apprenticeship and papers, our notes, and the reports of the teacher responsible for the discipline. The analysis emphasized the relationship between undergraduate changes and teacher interventions in each stage of the experience. The undergraduates initially showed low interest in the discipline and little determination to develop the apprenticeship. To break with this lack of motivation, the teacher proposed a series of activities that caused a little change in the undergraduates relationship with the discipline. Through these activities, each one engaged in her own learning process. At the end of the term, they showed interest in continuing the work that they had begun with their apprenticeship students. We came to a result that showed that colleagues, students, teacher, and also the researcher favoured the undergraduate group changes. Such changes relate to thought attitudes about teaching practice, autocriticism, and the group personal responsability before scientific, pedagogical and methodological knowledgeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Villani, Alberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Franzoni, Marisa [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z1999-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 f. : il.application/pdfFRANZONI, Marisa. A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia. 1999. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 1999.http://hdl.handle.net/11449/90906000133649franzoni_m_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-20T06:09:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90906Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-20T06:09:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia
title A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia
spellingShingle A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia
Franzoni, Marisa [UNESP]
Biologia - Estudo e ensino
Education learning
title_short A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia
title_full A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia
title_fullStr A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia
title_full_unstemmed A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia
title_sort A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia
author Franzoni, Marisa [UNESP]
author_facet Franzoni, Marisa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villani, Alberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzoni, Marisa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Estudo e ensino
Education learning
topic Biologia - Estudo e ensino
Education learning
description Neste trabalho, tentamos relatar e interpretar a evolução de um grupo de estudantes durante a disciplina semestral de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia, ministrada em uma Universidade Federal. A disciplina constou de aulas semanais e de estágios realizados em grupos, além de encontros extra-classe referentes à sua preparação e avaliação. Os dados analisados foram provenientes de gravações em vídeo dos encontros de um grupo de quatro licenciandas que escolheram o lixo como tema do estágio de trabalhos escritos elaborados por estas licenciandas, das anotações realizadas pela pesquisadora e de relatos da professora responsável pela disciplina. A análise enfatizou a relação entre as mudanças das licenciandas e as intervenções da professora em cada uma das etapas da experiência. Inicialmente, as licenciandas demostraram baixo interesse pela disciplina e pouca determinação para desenvolver o estágio. Para romper com essa falta de motivação, a professora propôs uma série de atividades que provocaram uma pequena mudança na relação das licenciandas com a disciplina. No decorrer dessas atividades, cada uma delas foi se engajado em seu processo de aprendizagem. No final do semestre, demonstraram interesse em continuar o trabalho iniciado com os seus alunos no estágio. O resultado a que chegamos mostrou que os colegas, os alunos, a professora e também a pesquisadora favoreceram as mudanças do grupo de licenciandas. Tais mudanças dizem respeito às atitudes de reflexão sobre a prática docente, a autocrítica e a responsabilidade pessoal do grupo frente ao saber científico, pedagógico e metodológico
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-08-27
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANZONI, Marisa. A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia. 1999. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 1999.
http://hdl.handle.net/11449/90906
000133649
franzoni_m_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv FRANZONI, Marisa. A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia. 1999. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 1999.
000133649
franzoni_m_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965000964505600