A contação de histórias na formação do leitor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1011 http://hdl.handle.net/11449/142240 |
Resumo: | This text aims to present a reflection on the dialogy the story-telling for children under the Extension Project "Telling stories and tying points." The objective of by telling, expanding the repertoire of children reading and unveil them intertextuality between texts of different authors. For that, we turn to aesthetic elements of the reception, as this breaks the text notions as an object, player while passive recipient, and author as subject totalitarian act of creation and even enjoyment (ISER, 1999 and 1996; JAUSS, 1994). By this bias, literature, as an aesthetic product, only materializes in the interaction author-work audience. |
id |
UNSP_e0044b8c4532df9cdee3a6f6e4fb3684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142240 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A contação de histórias na formação do leitorStorytellingDialogyReading mediationContação de históriasDialogiaMediação de leituraThis text aims to present a reflection on the dialogy the story-telling for children under the Extension Project "Telling stories and tying points." The objective of by telling, expanding the repertoire of children reading and unveil them intertextuality between texts of different authors. For that, we turn to aesthetic elements of the reception, as this breaks the text notions as an object, player while passive recipient, and author as subject totalitarian act of creation and even enjoyment (ISER, 1999 and 1996; JAUSS, 1994). By this bias, literature, as an aesthetic product, only materializes in the interaction author-work audience.Este texto tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca da dialogia na contação de histórias para crianças, no âmbito do Projeto de Extensão “Contando contos e amarrando pontos”. Para tanto, pretende-se relater o trabalho desenvolvido com a contação de histórias dos contos de fadas Chapeuzinho Vermelho, dos Irmãos Grimm (2005), e Chapeuzinho Amarelo, de Chico B. de Holanda (2003), bem como do conto “Tchau”, de obra homônima de Lygia Bojunga Nunes (2010). Objetivou-se, por meio da contação, ampliar o repertório de leitura das crianças e desvelar-lhes a intertextualidade entre textos de diferentes autores. Para tanto, recorremos a elementos de estética da recepção, pois esta rompe com as noções de texto enquanto objeto, de leitor enquanto receptor passivo, e de autor enquanto sujeito totalitário do ato de criação e até de fruição (ISER, 1999 e 1996; JAUSS, 1994). Por este viés, a literatura, enquanto produto estético, só se concretiza na interação autor-obra-público.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Linguística, Assis, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAS), Departamento de Linguística, Assis, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Natani Franco [UNESP]Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP]2016-08-04T13:34:48Z2016-08-04T13:34:48Z2015-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-3application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/10118º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-3, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142240ISSN2176-9761-2015-01-03-goncalves.pdf64717910312942110000-0002-2564-4270PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-11T06:11:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142240Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-11T06:11:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contação de histórias na formação do leitor |
title |
A contação de histórias na formação do leitor |
spellingShingle |
A contação de histórias na formação do leitor Gonçalves, Natani Franco [UNESP] Storytelling Dialogy Reading mediation Contação de histórias Dialogia Mediação de leitura |
title_short |
A contação de histórias na formação do leitor |
title_full |
A contação de histórias na formação do leitor |
title_fullStr |
A contação de histórias na formação do leitor |
title_full_unstemmed |
A contação de histórias na formação do leitor |
title_sort |
A contação de histórias na formação do leitor |
author |
Gonçalves, Natani Franco [UNESP] |
author_facet |
Gonçalves, Natani Franco [UNESP] Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Natani Franco [UNESP] Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Storytelling Dialogy Reading mediation Contação de histórias Dialogia Mediação de leitura |
topic |
Storytelling Dialogy Reading mediation Contação de histórias Dialogia Mediação de leitura |
description |
This text aims to present a reflection on the dialogy the story-telling for children under the Extension Project "Telling stories and tying points." The objective of by telling, expanding the repertoire of children reading and unveil them intertextuality between texts of different authors. For that, we turn to aesthetic elements of the reception, as this breaks the text notions as an object, player while passive recipient, and author as subject totalitarian act of creation and even enjoyment (ISER, 1999 and 1996; JAUSS, 1994). By this bias, literature, as an aesthetic product, only materializes in the interaction author-work audience. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-25 2016-08-04T13:34:48Z 2016-08-04T13:34:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1011 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-3, 2015. 2176-9761 http://hdl.handle.net/11449/142240 ISSN2176-9761-2015-01-03-goncalves.pdf 6471791031294211 0000-0002-2564-4270 |
url |
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1011 http://hdl.handle.net/11449/142240 |
identifier_str_mv |
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-3, 2015. 2176-9761 ISSN2176-9761-2015-01-03-goncalves.pdf 6471791031294211 0000-0002-2564-4270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de extensão universitária da UNESP |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1-3 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799964894408212480 |