Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, João Marcos Reichert [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/117967
Resumo: Transport is one the essential services for the development of most economic activities. In the forestry sector, the main transport used to carry wood from the forest to local consumption is road. The transport increases the producing costs of wood and may be responsible of a high percentage in the final price of the wood sold in the industry. To reduce the company’s costs and increase the efficiency of forest production those transport activities must be analyzed and improved. In that context, an economic analysis is the main objective of this work, evaluating three different types of log transport from a sawmill in São Paulo´s Southwest region. For this, a data collection was done to compound the costs and the incomes of timber transport, and that way, to do the economic analyses of each transport. The monitoring activities were done in the second 2013 half-year and the research achieved economic viability results utilizing tools and methods of Economic Engineering
id UNSP_e8bf4e9d10414c5ee29a5c0c6502a701
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/117967
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de casoProdutos florestais - TransporteMadeira - Transporte - CustosTransporte rodoviario de carga - Aspectos econômicosTransportes - Custo operacionalViabilidade economicaForest products - TransportationTransport is one the essential services for the development of most economic activities. In the forestry sector, the main transport used to carry wood from the forest to local consumption is road. The transport increases the producing costs of wood and may be responsible of a high percentage in the final price of the wood sold in the industry. To reduce the company’s costs and increase the efficiency of forest production those transport activities must be analyzed and improved. In that context, an economic analysis is the main objective of this work, evaluating three different types of log transport from a sawmill in São Paulo´s Southwest region. For this, a data collection was done to compound the costs and the incomes of timber transport, and that way, to do the economic analyses of each transport. The monitoring activities were done in the second 2013 half-year and the research achieved economic viability results utilizing tools and methods of Economic EngineeringO transporte é um dos serviços indispensáveis para o desenvolvimento da maioria das atividades econômicas. No setor florestal brasileiro, o principal meio utilizado para transportar madeira da floresta para os locais de consumo é o transporte rodoviário. O transporte é o elemento que mais onera o custo de produção da madeira, podendo ocasionar, em certas situações, um elevado percentual no preço final da madeira colocado na indústria. Para que as empresas do setor possam reduzir esses desembolsos e aumentar a eficiência da cadeia produtiva florestal é necessário que as atividades de transporte sejam avaliadas e aprimoradas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar economicamente três tipos de composições veiculares de carga utilizadas no transporte de tora de uma serraria da região Sudoeste do Estado de São Paulo. Para isso, realizou-se um levantamento de dados para a composição dos custos e receitas do transporte florestal, e deste modo, executar a análise econômica dos veículos. O acompanhamento das atividades ocorreu durante o segundo semestre de 2013 e a pesquisa alcançou os resultados da viabilidade econômica utilizando ferramentas e métodos de Engenharia EconômicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Savi, Antonio Francisco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albuquerque, João Marcos Reichert [UNESP]2015-03-23T15:04:57Z2015-03-23T15:04:57Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfALBUQUERQUE, João Marcos Reichert. Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso. 2013. 52 f. , 2013.http://hdl.handle.net/11449/117967000788351000788351.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:02:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/117967Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-06T06:02:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso
title Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso
spellingShingle Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso
Albuquerque, João Marcos Reichert [UNESP]
Produtos florestais - Transporte
Madeira - Transporte - Custos
Transporte rodoviario de carga - Aspectos econômicos
Transportes - Custo operacional
Viabilidade economica
Forest products - Transportation
title_short Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso
title_full Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso
title_fullStr Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso
title_sort Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso
author Albuquerque, João Marcos Reichert [UNESP]
author_facet Albuquerque, João Marcos Reichert [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Savi, Antonio Francisco [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, João Marcos Reichert [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos florestais - Transporte
Madeira - Transporte - Custos
Transporte rodoviario de carga - Aspectos econômicos
Transportes - Custo operacional
Viabilidade economica
Forest products - Transportation
topic Produtos florestais - Transporte
Madeira - Transporte - Custos
Transporte rodoviario de carga - Aspectos econômicos
Transportes - Custo operacional
Viabilidade economica
Forest products - Transportation
description Transport is one the essential services for the development of most economic activities. In the forestry sector, the main transport used to carry wood from the forest to local consumption is road. The transport increases the producing costs of wood and may be responsible of a high percentage in the final price of the wood sold in the industry. To reduce the company’s costs and increase the efficiency of forest production those transport activities must be analyzed and improved. In that context, an economic analysis is the main objective of this work, evaluating three different types of log transport from a sawmill in São Paulo´s Southwest region. For this, a data collection was done to compound the costs and the incomes of timber transport, and that way, to do the economic analyses of each transport. The monitoring activities were done in the second 2013 half-year and the research achieved economic viability results utilizing tools and methods of Economic Engineering
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-23T15:04:57Z
2015-03-23T15:04:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBUQUERQUE, João Marcos Reichert. Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso. 2013. 52 f. , 2013.
http://hdl.handle.net/11449/117967
000788351
000788351.pdf
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, João Marcos Reichert. Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso. 2013. 52 f. , 2013.
000788351
000788351.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/117967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964451001073664