Caminhando com Dibs: uma trajetória de construção de conceitos em educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Omote, Sadao [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382010000300002
http://hdl.handle.net/11449/30126
Resumo: O artigo é uma resposta ao trabalho de Piccolo, Moscardini e Costa, publicado no volume 16, número 1 deste periódico, no qual os autores analisaram a minha produção bibliográfica publicada em periódicos científicos. Alguns fatos da minha vida pessoal, intimamente ligados à trajetória acadêmica percorrida, são descritos com o intuito de favorecer a compreensão radical da minha posição teórica. As referências que dão suporte ao artigo foram, em boa parte, publicadas há algumas décadas. Isto se deve ao fato de que grandes contribuições teóricas nas Ciências Humanas ocorreram em meados do século passado. Significa que a preocupação excessiva com a atualidade das referências, avaliada em termos de cronologia, leva os pesquisadores a abrirem mão da vasta e rica sistematização teórica daquele período.
id UNSP_e9a1ed9f67ea7c62c45d1badf8038a79
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30126
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Caminhando com Dibs: uma trajetória de construção de conceitos em educação especialWalking together with Dibs: a path of concept construction in special educationprodução bibliográficaconstrução de conceitoseducação especialBibliographic ProductionConcept ConstructionSpecial EducationO artigo é uma resposta ao trabalho de Piccolo, Moscardini e Costa, publicado no volume 16, número 1 deste periódico, no qual os autores analisaram a minha produção bibliográfica publicada em periódicos científicos. Alguns fatos da minha vida pessoal, intimamente ligados à trajetória acadêmica percorrida, são descritos com o intuito de favorecer a compreensão radical da minha posição teórica. As referências que dão suporte ao artigo foram, em boa parte, publicadas há algumas décadas. Isto se deve ao fato de que grandes contribuições teóricas nas Ciências Humanas ocorreram em meados do século passado. Significa que a preocupação excessiva com a atualidade das referências, avaliada em termos de cronologia, leva os pesquisadores a abrirem mão da vasta e rica sistematização teórica daquele período.The article is an answer to the paper published by Piccolo, Moscardini and Costa in volume 16, number 1 of this journal, in which the authors analyzed my bibliographic production published in scientific journals. Some facts about my personal life, intimately related to my academic path, are described so as to enable the radical understanding of my theoretical position. A large portion of the references supporting the article was published some decades ago. This is due to the fact that great theoretical contributions in Human Sciences emerged in the middle of the last century. This means that the excessive concern about how up to date my references were, when evaluated in terms of chronology, leads the researchers to choose to ignore the breadth and richness of the theoretical systematization of that period.UNESP Departamento de Educação EspecialUNESP Departamento de Educação EspecialAssociação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEEUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Omote, Sadao [UNESP]2014-05-20T15:16:39Z2014-05-20T15:16:39Z2010-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article331-342application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382010000300002Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 16, n. 3, p. 331-342, 2010.1413-6538http://hdl.handle.net/11449/3012610.1590/S1413-65382010000300002S1413-65382010000300002S1413-65382010000300002.pdf7647316253011798SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação Especial0,197info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T06:20:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30126Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-27T06:20:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhando com Dibs: uma trajetória de construção de conceitos em educação especial
Walking together with Dibs: a path of concept construction in special education
title Caminhando com Dibs: uma trajetória de construção de conceitos em educação especial
spellingShingle Caminhando com Dibs: uma trajetória de construção de conceitos em educação especial
Omote, Sadao [UNESP]
produção bibliográfica
construção de conceitos
educação especial
Bibliographic Production
Concept Construction
Special Education
title_short Caminhando com Dibs: uma trajetória de construção de conceitos em educação especial
title_full Caminhando com Dibs: uma trajetória de construção de conceitos em educação especial
title_fullStr Caminhando com Dibs: uma trajetória de construção de conceitos em educação especial
title_full_unstemmed Caminhando com Dibs: uma trajetória de construção de conceitos em educação especial
title_sort Caminhando com Dibs: uma trajetória de construção de conceitos em educação especial
author Omote, Sadao [UNESP]
author_facet Omote, Sadao [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Omote, Sadao [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv produção bibliográfica
construção de conceitos
educação especial
Bibliographic Production
Concept Construction
Special Education
topic produção bibliográfica
construção de conceitos
educação especial
Bibliographic Production
Concept Construction
Special Education
description O artigo é uma resposta ao trabalho de Piccolo, Moscardini e Costa, publicado no volume 16, número 1 deste periódico, no qual os autores analisaram a minha produção bibliográfica publicada em periódicos científicos. Alguns fatos da minha vida pessoal, intimamente ligados à trajetória acadêmica percorrida, são descritos com o intuito de favorecer a compreensão radical da minha posição teórica. As referências que dão suporte ao artigo foram, em boa parte, publicadas há algumas décadas. Isto se deve ao fato de que grandes contribuições teóricas nas Ciências Humanas ocorreram em meados do século passado. Significa que a preocupação excessiva com a atualidade das referências, avaliada em termos de cronologia, leva os pesquisadores a abrirem mão da vasta e rica sistematização teórica daquele período.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
2014-05-20T15:16:39Z
2014-05-20T15:16:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382010000300002
Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 16, n. 3, p. 331-342, 2010.
1413-6538
http://hdl.handle.net/11449/30126
10.1590/S1413-65382010000300002
S1413-65382010000300002
S1413-65382010000300002.pdf
7647316253011798
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382010000300002
http://hdl.handle.net/11449/30126
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 16, n. 3, p. 331-342, 2010.
1413-6538
10.1590/S1413-65382010000300002
S1413-65382010000300002
S1413-65382010000300002.pdf
7647316253011798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial
0,197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 331-342
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790123211882496