Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos

Bibliographic Details
Main Author: Vasques, Andréia Lopes Pacheco [UNESP]
Publication Date: 2011
Other Authors: Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230
http://hdl.handle.net/11449/107439
Summary: Este artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se o estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto CEFAM/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério, enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente.
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