Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2011 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UNESP |
Download full: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230 http://hdl.handle.net/11449/107439 |
Summary: | Este artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se o estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto CEFAM/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério, enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente. |
id |
UNSP_ea66bc667bc35fcc081da6775dcbed0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107439 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitosEducaçãoformação de professoresprofissão docentediscurso educacionalEste artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se o estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto CEFAM/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério, enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Departamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (UNESP)Departamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vasques, Andréia Lopes Pacheco [UNESP]Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]2014-06-24T19:54:08Z2014-06-24T19:54:08Z2011-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 37, 2011, p. 48-70.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107439ISSN1981-8106-2011-21-37-48-70.pdf7561935549573966Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-01T06:19:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107439Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-01T06:19:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos |
title |
Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos |
spellingShingle |
Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos Vasques, Andréia Lopes Pacheco [UNESP] Educação formação de professores profissão docente discurso educacional |
title_short |
Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos |
title_full |
Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos |
title_fullStr |
Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos |
title_full_unstemmed |
Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos |
title_sort |
Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos |
author |
Vasques, Andréia Lopes Pacheco [UNESP] |
author_facet |
Vasques, Andréia Lopes Pacheco [UNESP] Sarti, Flavia Medeiros [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Sarti, Flavia Medeiros [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasques, Andréia Lopes Pacheco [UNESP] Sarti, Flavia Medeiros [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação formação de professores profissão docente discurso educacional |
topic |
Educação formação de professores profissão docente discurso educacional |
description |
Este artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se o estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto CEFAM/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério, enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-09 2014-06-24T19:54:08Z 2014-06-24T19:54:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230 Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 37, 2011, p. 48-70. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107439 ISSN1981-8106-2011-21-37-48-70.pdf 7561935549573966 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230 http://hdl.handle.net/11449/107439 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 37, 2011, p. 48-70. 1981-8106 ISSN1981-8106-2011-21-37-48-70.pdf 7561935549573966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965478721945600 |