A Matemática está em tudo: modelagem fuzzy para um problema da indústria e uma proposta de aplicação no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gayer, Fernanda Almeida Marchini [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152274
Resumo: Neste trabalho, apresentamos um estudo introdutório à Teoria de Conjuntos Fuzzy e Lógica Fuzzy, mostrando o seu potencial de aplicação através da análise de um problema numa indústria química e da introdução de alguns conceitos dessa teoria a alunos do Ensino Médio. Quanto ao problema da indústria química, o objetivo é assessorar uma equipe de gestão de manutenção de uma certa indústria química na tomada de decisão quanto ao momento oportuno para realização de intervenção em uma bomba industrial. Esta equipe observou como dificuldade em sua gestão de custos a manutenção preventiva de uma certa bomba de seu processo. Para isso, dados dos processos são analisados e modelados matematicamente utilizando a lógica fuzzy, produzindo um resultado que direciona corretamente os profissionais no momento da tomada de decisão, sobrepondo a manutenção preventiva existente pela manutenção preditiva, baseada em dados do processo. Foi criado um sistema computacional que favorece este processo de forma automática e simplificada, evitando burocracias legais quanto à questão de licenciamento de softwares do mercado, de forma a realizar os cálculos, além de facilitar a incorporação de dados e análises de forma intuitiva, não necessitando de maiores treinamentos para tanto. Por fim, durante o estudo da lógica fuzzy e pesquisas relacionadas, foi detectada a possibilidade de aplicação prática para estudantes do Ensino Médio. Dessa forma, uma aula expositiva com atividades originais foi realizada para apresentar os conjuntos e a lógica fuzzy, mostrando a capacidade dos alunos do Ensino Médio em assimilar os conteúdos já citados.
id UNSP_eb37a37c7a5ffc1843aaafb920596f78
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152274
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Matemática está em tudo: modelagem fuzzy para um problema da indústria e uma proposta de aplicação no Ensino MédioMathematics is in everything: fuzzy modeling for an industry problem and an application proposal in High SchoolConjuntos FuzzyLógica FuzzyManutenção preditivaMétodo de MamdaniEnsinoFuzzy setsFuzzy LogicPredictive MaintenanceMamdani MethodTeachingNeste trabalho, apresentamos um estudo introdutório à Teoria de Conjuntos Fuzzy e Lógica Fuzzy, mostrando o seu potencial de aplicação através da análise de um problema numa indústria química e da introdução de alguns conceitos dessa teoria a alunos do Ensino Médio. Quanto ao problema da indústria química, o objetivo é assessorar uma equipe de gestão de manutenção de uma certa indústria química na tomada de decisão quanto ao momento oportuno para realização de intervenção em uma bomba industrial. Esta equipe observou como dificuldade em sua gestão de custos a manutenção preventiva de uma certa bomba de seu processo. Para isso, dados dos processos são analisados e modelados matematicamente utilizando a lógica fuzzy, produzindo um resultado que direciona corretamente os profissionais no momento da tomada de decisão, sobrepondo a manutenção preventiva existente pela manutenção preditiva, baseada em dados do processo. Foi criado um sistema computacional que favorece este processo de forma automática e simplificada, evitando burocracias legais quanto à questão de licenciamento de softwares do mercado, de forma a realizar os cálculos, além de facilitar a incorporação de dados e análises de forma intuitiva, não necessitando de maiores treinamentos para tanto. Por fim, durante o estudo da lógica fuzzy e pesquisas relacionadas, foi detectada a possibilidade de aplicação prática para estudantes do Ensino Médio. Dessa forma, uma aula expositiva com atividades originais foi realizada para apresentar os conjuntos e a lógica fuzzy, mostrando a capacidade dos alunos do Ensino Médio em assimilar os conteúdos já citados.In this work, we present an introductory study to Fuzzy Set Theory and Fuzzy Logic, showing its potential application through the analysis of a problem in a chemical industry and the introduction of some concepts of this theory to high school students. As for the problem of the chemical industry, the objective is to advise a manufacturing management team of a certain chemical industry in the decision making for an opportune time for an intervention in an industrial pump. This team observed as a difficulty in its cost management a preventive maintenance of a certain pump of its process. For this, the data of the processes are analysed and modelled mathematically using a fuzzy logic, producing a result that correctly directs the professionals at the moment of the decision making, overlapping the existing preventive maintenance, by the base predictive maintenance in process data. It was created a computer system that helps this process in an automatic and simplified way, avoiding legal bureaucracies regarding the licensing of software in the market, in order to perform the calculations, besides facilitating the incorporation of data and analyses in an intuitive way, not requiring of greater training for both. Finally, during the study of fuzzy logic and related research, it was detected as a possibility of practical application for high school students. Thus, an expository class with original activities was performed to present the sets and a fuzzy logic, showing the ability of the high school students to assimilate the referred contents.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Renata Zotin Gomes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gayer, Fernanda Almeida Marchini [UNESP]2017-12-12T18:20:47Z2017-12-12T18:20:47Z2017-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15227400089500131075010001P204970197643583350000-0002-0523-2535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-16T06:08:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-16T06:08:24Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática está em tudo: modelagem fuzzy para um problema da indústria e uma proposta de aplicação no Ensino Médio
Mathematics is in everything: fuzzy modeling for an industry problem and an application proposal in High School
title A Matemática está em tudo: modelagem fuzzy para um problema da indústria e uma proposta de aplicação no Ensino Médio
spellingShingle A Matemática está em tudo: modelagem fuzzy para um problema da indústria e uma proposta de aplicação no Ensino Médio
Gayer, Fernanda Almeida Marchini [UNESP]
Conjuntos Fuzzy
Lógica Fuzzy
Manutenção preditiva
Método de Mamdani
Ensino
Fuzzy sets
Fuzzy Logic
Predictive Maintenance
Mamdani Method
Teaching
title_short A Matemática está em tudo: modelagem fuzzy para um problema da indústria e uma proposta de aplicação no Ensino Médio
title_full A Matemática está em tudo: modelagem fuzzy para um problema da indústria e uma proposta de aplicação no Ensino Médio
title_fullStr A Matemática está em tudo: modelagem fuzzy para um problema da indústria e uma proposta de aplicação no Ensino Médio
title_full_unstemmed A Matemática está em tudo: modelagem fuzzy para um problema da indústria e uma proposta de aplicação no Ensino Médio
title_sort A Matemática está em tudo: modelagem fuzzy para um problema da indústria e uma proposta de aplicação no Ensino Médio
author Gayer, Fernanda Almeida Marchini [UNESP]
author_facet Gayer, Fernanda Almeida Marchini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Renata Zotin Gomes de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gayer, Fernanda Almeida Marchini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Conjuntos Fuzzy
Lógica Fuzzy
Manutenção preditiva
Método de Mamdani
Ensino
Fuzzy sets
Fuzzy Logic
Predictive Maintenance
Mamdani Method
Teaching
topic Conjuntos Fuzzy
Lógica Fuzzy
Manutenção preditiva
Método de Mamdani
Ensino
Fuzzy sets
Fuzzy Logic
Predictive Maintenance
Mamdani Method
Teaching
description Neste trabalho, apresentamos um estudo introdutório à Teoria de Conjuntos Fuzzy e Lógica Fuzzy, mostrando o seu potencial de aplicação através da análise de um problema numa indústria química e da introdução de alguns conceitos dessa teoria a alunos do Ensino Médio. Quanto ao problema da indústria química, o objetivo é assessorar uma equipe de gestão de manutenção de uma certa indústria química na tomada de decisão quanto ao momento oportuno para realização de intervenção em uma bomba industrial. Esta equipe observou como dificuldade em sua gestão de custos a manutenção preventiva de uma certa bomba de seu processo. Para isso, dados dos processos são analisados e modelados matematicamente utilizando a lógica fuzzy, produzindo um resultado que direciona corretamente os profissionais no momento da tomada de decisão, sobrepondo a manutenção preventiva existente pela manutenção preditiva, baseada em dados do processo. Foi criado um sistema computacional que favorece este processo de forma automática e simplificada, evitando burocracias legais quanto à questão de licenciamento de softwares do mercado, de forma a realizar os cálculos, além de facilitar a incorporação de dados e análises de forma intuitiva, não necessitando de maiores treinamentos para tanto. Por fim, durante o estudo da lógica fuzzy e pesquisas relacionadas, foi detectada a possibilidade de aplicação prática para estudantes do Ensino Médio. Dessa forma, uma aula expositiva com atividades originais foi realizada para apresentar os conjuntos e a lógica fuzzy, mostrando a capacidade dos alunos do Ensino Médio em assimilar os conteúdos já citados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T18:20:47Z
2017-12-12T18:20:47Z
2017-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152274
000895001
31075010001P2
0497019764358335
0000-0002-0523-2535
url http://hdl.handle.net/11449/152274
identifier_str_mv 000895001
31075010001P2
0497019764358335
0000-0002-0523-2535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964587533008896