Esculturas performáveis: dobras e desdobramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Carla Elisabeth Hirano [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235069
Resumo: Esta pesquisa propõe um estudo sobre trabalhos de arte que trazem em si a materialidade de esculturas e a ação da performance a partir do desenvolvimento e produção do que chamo, dentro de minhas obras, de “esculturas performáveis”, termo o qual exploro em obras produzidas para esta pesquisa e já vinha desenvolvendo anteriormente a ela. Estas obras resultantes da convergência entre a escultura e a performance, na qual a performatividade escultórica é intencional desde a concepção inicial da obra, foram desenvolvidas em acordo com a poética pessoal da autora. Busquei na literatura (Paul Schimmel, Alexander Alberro, Carlos Basualdo, Claire Bishop, Suely Rolnik, dentre outros) outras ocorrências de possibilidades artísticas que unem escultura e performance, trazendo, assim, para a pesquisa tópicos que tangem elementos referentes às já mencionadas modalidades de arte, como questões sobre os performers designados, o público como um possível performer e a materialidade sendo afetada performaticamente pelo contato com o performer, além da identificação e do estudo de obras de outros artistas (Lygia Clark, Marina Abramović, Tunga e Erwin Wurm) que exemplificam a pesquisa, incluindo apresentações performáticas com artistas performers convidados, com o público ou com a própria artista autora desta pesquisa. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
id UNSP_ed402a120f85bd83258bdf60f9ec433f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/235069
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Esculturas performáveis: dobras e desdobramentosPerformable sculptures: folds and unfoldingsArte contemporâneaArte tridimensionalEsculturaArte moderna Sec. XXPerformance (Arte)Esta pesquisa propõe um estudo sobre trabalhos de arte que trazem em si a materialidade de esculturas e a ação da performance a partir do desenvolvimento e produção do que chamo, dentro de minhas obras, de “esculturas performáveis”, termo o qual exploro em obras produzidas para esta pesquisa e já vinha desenvolvendo anteriormente a ela. Estas obras resultantes da convergência entre a escultura e a performance, na qual a performatividade escultórica é intencional desde a concepção inicial da obra, foram desenvolvidas em acordo com a poética pessoal da autora. Busquei na literatura (Paul Schimmel, Alexander Alberro, Carlos Basualdo, Claire Bishop, Suely Rolnik, dentre outros) outras ocorrências de possibilidades artísticas que unem escultura e performance, trazendo, assim, para a pesquisa tópicos que tangem elementos referentes às já mencionadas modalidades de arte, como questões sobre os performers designados, o público como um possível performer e a materialidade sendo afetada performaticamente pelo contato com o performer, além da identificação e do estudo de obras de outros artistas (Lygia Clark, Marina Abramović, Tunga e Erwin Wurm) que exemplificam a pesquisa, incluindo apresentações performáticas com artistas performers convidados, com o público ou com a própria artista autora desta pesquisa. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.The present research brings a study about artworks that bring together the materiality of sculpture and the action of performance art, thus developing and making what I denominate, within my own artworks, “performable sculptures”, a term put forth in the artwork made during this research and also previously to it, in which the sculptural performativity is intentional since the genesis of the piece, to be undertook according to the author’s particular poetics. Upon having read literature – from scholars such as Paul Schimmel, Carlos Alberro, Claire Bishop, Suely Rolnik, amongst others – on the subject and viewing other instances of this artistic possibility comprising sculpture alongside with performance art, therefore bringing to the research issues that concern elements relative to said art were brought up, namely contents such as designated performers, the public as a possible performer, physicality of the artwork being affected by contact with the performer; and thus investigating pieces of art by other artists that demonstrate the research, specifically artworks by Lygia Clark, Marina Abramović, Tunga and Erwin Wurm. In addition to that, I bring up performance art pieces with assorted types of performers, such as guest performers, the public as performer and the artist herself. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leote, Rosangella da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Henriques, Carla Elisabeth Hirano [UNESP]2022-06-07T13:38:59Z2022-06-07T13:38:59Z2022-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23506933004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:23:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235069Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-21T06:23:55Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Esculturas performáveis: dobras e desdobramentos
Performable sculptures: folds and unfoldings
title Esculturas performáveis: dobras e desdobramentos
spellingShingle Esculturas performáveis: dobras e desdobramentos
Henriques, Carla Elisabeth Hirano [UNESP]
Arte contemporânea
Arte tridimensional
Escultura
Arte moderna Sec. XX
Performance (Arte)
title_short Esculturas performáveis: dobras e desdobramentos
title_full Esculturas performáveis: dobras e desdobramentos
title_fullStr Esculturas performáveis: dobras e desdobramentos
title_full_unstemmed Esculturas performáveis: dobras e desdobramentos
title_sort Esculturas performáveis: dobras e desdobramentos
author Henriques, Carla Elisabeth Hirano [UNESP]
author_facet Henriques, Carla Elisabeth Hirano [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leote, Rosangella da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Carla Elisabeth Hirano [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte contemporânea
Arte tridimensional
Escultura
Arte moderna Sec. XX
Performance (Arte)
topic Arte contemporânea
Arte tridimensional
Escultura
Arte moderna Sec. XX
Performance (Arte)
description Esta pesquisa propõe um estudo sobre trabalhos de arte que trazem em si a materialidade de esculturas e a ação da performance a partir do desenvolvimento e produção do que chamo, dentro de minhas obras, de “esculturas performáveis”, termo o qual exploro em obras produzidas para esta pesquisa e já vinha desenvolvendo anteriormente a ela. Estas obras resultantes da convergência entre a escultura e a performance, na qual a performatividade escultórica é intencional desde a concepção inicial da obra, foram desenvolvidas em acordo com a poética pessoal da autora. Busquei na literatura (Paul Schimmel, Alexander Alberro, Carlos Basualdo, Claire Bishop, Suely Rolnik, dentre outros) outras ocorrências de possibilidades artísticas que unem escultura e performance, trazendo, assim, para a pesquisa tópicos que tangem elementos referentes às já mencionadas modalidades de arte, como questões sobre os performers designados, o público como um possível performer e a materialidade sendo afetada performaticamente pelo contato com o performer, além da identificação e do estudo de obras de outros artistas (Lygia Clark, Marina Abramović, Tunga e Erwin Wurm) que exemplificam a pesquisa, incluindo apresentações performáticas com artistas performers convidados, com o público ou com a própria artista autora desta pesquisa. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07T13:38:59Z
2022-06-07T13:38:59Z
2022-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/235069
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/235069
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965685254717440