A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_V.html
http://hdl.handle.net/11449/125303
Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar e discutir aspectos da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização, focalizando abordagens que podem ser contempladas nos processos formativos para uma adequada compreensão da natureza da ciência. Desenvolvemos um estudo teórico, a partir da literatura científica, apresentando e discutindo algumas propostas: trabalhar a história e filosofia da ciência; inserir práticas diversificadas como a experimentação em uma abordagem investigativa; explorar a relação CTSA; usar diferentes fontes para estudo, preparação das aulas e seleção de atividades. Entendemos que trabalhar nesse sentido pode contribuir para a valorização da área de Ciências por parte dos professores em formação e para o enriquecimento da prática educativa com as crianças.
id UNSP_f4ac376d314dab627855059df0f3bc8b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125303
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciênciaFormação de professores de ciênciasAnos iniciaisNatureza da ciênciaO objetivo deste estudo é apresentar e discutir aspectos da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização, focalizando abordagens que podem ser contempladas nos processos formativos para uma adequada compreensão da natureza da ciência. Desenvolvemos um estudo teórico, a partir da literatura científica, apresentando e discutindo algumas propostas: trabalhar a história e filosofia da ciência; inserir práticas diversificadas como a experimentação em uma abordagem investigativa; explorar a relação CTSA; usar diferentes fontes para estudo, preparação das aulas e seleção de atividades. Entendemos que trabalhar nesse sentido pode contribuir para a valorização da área de Ciências por parte dos professores em formação e para o enriquecimento da prática educativa com as crianças.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jau, km 1, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jau, km 1, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]2015-07-15T18:28:52Z2015-07-15T18:28:52Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article3732-3736http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_V.htmlEnseñanza de las Ciencias, p. 3732-3736, 2013.0212-4521http://hdl.handle.net/11449/12530368479588620332522628131697247851Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnseñanza de las Ciencias0.6720,521info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T14:48:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125303Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462021-10-23T14:48:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência
title A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência
spellingShingle A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência
Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
Formação de professores de ciências
Anos iniciais
Natureza da ciência
title_short A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência
title_full A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência
title_fullStr A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência
title_full_unstemmed A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência
title_sort A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para a exploração da natureza da ciência
author Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
author_facet Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
author_role author
author2 Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Viveiro, Alessandra Aparecida [UNESP]
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de ciências
Anos iniciais
Natureza da ciência
topic Formação de professores de ciências
Anos iniciais
Natureza da ciência
description O objetivo deste estudo é apresentar e discutir aspectos da formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização, focalizando abordagens que podem ser contempladas nos processos formativos para uma adequada compreensão da natureza da ciência. Desenvolvemos um estudo teórico, a partir da literatura científica, apresentando e discutindo algumas propostas: trabalhar a história e filosofia da ciência; inserir práticas diversificadas como a experimentação em uma abordagem investigativa; explorar a relação CTSA; usar diferentes fontes para estudo, preparação das aulas e seleção de atividades. Entendemos que trabalhar nesse sentido pode contribuir para a valorização da área de Ciências por parte dos professores em formação e para o enriquecimento da prática educativa com as crianças.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-07-15T18:28:52Z
2015-07-15T18:28:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_V.html
Enseñanza de las Ciencias, p. 3732-3736, 2013.
0212-4521
http://hdl.handle.net/11449/125303
6847958862033252
2628131697247851
url http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/htm/autor_V.html
http://hdl.handle.net/11449/125303
identifier_str_mv Enseñanza de las Ciencias, p. 3732-3736, 2013.
0212-4521
6847958862033252
2628131697247851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Enseñanza de las Ciencias
0.672
0,521
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 3732-3736
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789467411480576