A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumbo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Troijo, Maria Alice Ferraz [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97707
Resumo: A contaminação por chumbo é uma variável ambiental prejudicial que pode gerar problemas de saúde e afetar o desenvolvimento adequado de crianças em todas as suas nuances, por ser mais vulnerável aos seus efeitos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera aceitável a concentração de chumbo no sangue inferior a 10 'mü'/dl para crianças. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da contaminação por chumbo e a frequência à escola no desenvolvimento geral e áreas específicas, em crianças com plumbemia acima de 10 'mü'/dl, comparando-o com crianças com nível de chumbo abaixo de 5 'mü'/dl, frequentando escola, oriundas de condições socioeconômicas semelhantes. Participaram 49 crianças na faixa etária de quatro a cinco anos, divididas em contaminadas (GCC) e não contaminadas (GCNC) e, com relação à frequência a escola (GCC1), crianças contaminadas com escola e, (GCC2), contaminadas sem escola. Seu desenvolvimento foi avaliado pelo Inventário Portage Operacionalizado (IPO) geral e nas áreas específicas (Desenvolvimento Motor, Linguagem, Autocuidado, Socialização e Cognição). Os resultados mostraram que o desenvolvimento geral do GCC e do GCNC está próximo do esperado, tanto para os meninos quanto para as meninas. Todavia, considerando as áreas específicas do desenvolvimento, observou-se que, em Cognição, o desempenho foi abaixo do esperado para os dois grupos, porém, significativamente mais baixo para as crianças do GCC. Quanto à escolaridade, comparando as crianças do GCC (GCC1 e GCC2) observaram-se diferenças estatisticamente significativas...
id UNSP_f5017ca2aa66515ce4393cdd72b03f71
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97707
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumboPsicologia do desenvolvimentoCrianças - DesenvolvimentoEducação pre-escolarChumbo no organismoChild developmentLead contaminationChildren's educational levelA contaminação por chumbo é uma variável ambiental prejudicial que pode gerar problemas de saúde e afetar o desenvolvimento adequado de crianças em todas as suas nuances, por ser mais vulnerável aos seus efeitos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera aceitável a concentração de chumbo no sangue inferior a 10 'mü'/dl para crianças. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da contaminação por chumbo e a frequência à escola no desenvolvimento geral e áreas específicas, em crianças com plumbemia acima de 10 'mü'/dl, comparando-o com crianças com nível de chumbo abaixo de 5 'mü'/dl, frequentando escola, oriundas de condições socioeconômicas semelhantes. Participaram 49 crianças na faixa etária de quatro a cinco anos, divididas em contaminadas (GCC) e não contaminadas (GCNC) e, com relação à frequência a escola (GCC1), crianças contaminadas com escola e, (GCC2), contaminadas sem escola. Seu desenvolvimento foi avaliado pelo Inventário Portage Operacionalizado (IPO) geral e nas áreas específicas (Desenvolvimento Motor, Linguagem, Autocuidado, Socialização e Cognição). Os resultados mostraram que o desenvolvimento geral do GCC e do GCNC está próximo do esperado, tanto para os meninos quanto para as meninas. Todavia, considerando as áreas específicas do desenvolvimento, observou-se que, em Cognição, o desempenho foi abaixo do esperado para os dois grupos, porém, significativamente mais baixo para as crianças do GCC. Quanto à escolaridade, comparando as crianças do GCC (GCC1 e GCC2) observaram-se diferenças estatisticamente significativas...Lead contamination is a harmful environmental variable which might cause health problems and affect the proper development of children at all levels, since they are more vulnerable to its effects. The World Health Organization (WHO) considers as acceptable a blood concentration below 10 'mü'/dL for children. The present study aimed at analyzing the effects of lead and school attendance on general development and in specific areas, in children with lead levels above 10 'mü'/dL compared to children with lead levels below 5 'mü'/dL who attend school, with similar socioeconomic conditions. The study analyzed 49 subjects, ages ranging from four to five years old, divided into contaminated (GCC) and non-contaminated (GCNN), and in terms of school attendance, they were divided into contaminated (GCC) and non-contaminated (GCNC), and in terms of school attendance, they were divided into contaminated at school (GCC1) and contaminated, not at school (GCC2). Their development was evaluated by the Operationalized Portage Inventory (OPI) in general and specific areas (Motor Development, Language, Self-care, Socialization, and Cognition). The results showed that the general development of GCC and GCNC is close to what was expected, for both boys and girls. However, considering the specific areas, we observed that when it comes to Cognition, the performance was below the expectations for both groups, and significantly lower for the GCC group. As for the educational level, comparing children from the GCC group (GCC1 and GCC2), we observed statistically significant differences... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Troijo, Maria Alice Ferraz [UNESP]2014-06-11T19:29:05Z2014-06-11T19:29:05Z2007-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 f. : il.application/pdfTROIJO, Maria Alice Ferraz. A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumbo. 2007. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/97707000505511troijo_maf_me_bauru.pdf33004056085P081496505938770420000-0002-5332-256XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-04T06:18:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97707Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-04T06:18:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumbo
title A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumbo
spellingShingle A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumbo
Troijo, Maria Alice Ferraz [UNESP]
Psicologia do desenvolvimento
Crianças - Desenvolvimento
Educação pre-escolar
Chumbo no organismo
Child development
Lead contamination
Children's educational level
title_short A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumbo
title_full A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumbo
title_fullStr A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumbo
title_full_unstemmed A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumbo
title_sort A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumbo
author Troijo, Maria Alice Ferraz [UNESP]
author_facet Troijo, Maria Alice Ferraz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Troijo, Maria Alice Ferraz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia do desenvolvimento
Crianças - Desenvolvimento
Educação pre-escolar
Chumbo no organismo
Child development
Lead contamination
Children's educational level
topic Psicologia do desenvolvimento
Crianças - Desenvolvimento
Educação pre-escolar
Chumbo no organismo
Child development
Lead contamination
Children's educational level
description A contaminação por chumbo é uma variável ambiental prejudicial que pode gerar problemas de saúde e afetar o desenvolvimento adequado de crianças em todas as suas nuances, por ser mais vulnerável aos seus efeitos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera aceitável a concentração de chumbo no sangue inferior a 10 'mü'/dl para crianças. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da contaminação por chumbo e a frequência à escola no desenvolvimento geral e áreas específicas, em crianças com plumbemia acima de 10 'mü'/dl, comparando-o com crianças com nível de chumbo abaixo de 5 'mü'/dl, frequentando escola, oriundas de condições socioeconômicas semelhantes. Participaram 49 crianças na faixa etária de quatro a cinco anos, divididas em contaminadas (GCC) e não contaminadas (GCNC) e, com relação à frequência a escola (GCC1), crianças contaminadas com escola e, (GCC2), contaminadas sem escola. Seu desenvolvimento foi avaliado pelo Inventário Portage Operacionalizado (IPO) geral e nas áreas específicas (Desenvolvimento Motor, Linguagem, Autocuidado, Socialização e Cognição). Os resultados mostraram que o desenvolvimento geral do GCC e do GCNC está próximo do esperado, tanto para os meninos quanto para as meninas. Todavia, considerando as áreas específicas do desenvolvimento, observou-se que, em Cognição, o desempenho foi abaixo do esperado para os dois grupos, porém, significativamente mais baixo para as crianças do GCC. Quanto à escolaridade, comparando as crianças do GCC (GCC1 e GCC2) observaram-se diferenças estatisticamente significativas...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-26
2014-06-11T19:29:05Z
2014-06-11T19:29:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TROIJO, Maria Alice Ferraz. A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumbo. 2007. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/97707
000505511
troijo_maf_me_bauru.pdf
33004056085P0
8149650593877042
0000-0002-5332-256X
identifier_str_mv TROIJO, Maria Alice Ferraz. A influência da escolaridade no desenvolvimento de crianças contaminadas por chumbo. 2007. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
000505511
troijo_maf_me_bauru.pdf
33004056085P0
8149650593877042
0000-0002-5332-256X
url http://hdl.handle.net/11449/97707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965173518172160