Parceria intergeracional e formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200006 http://hdl.handle.net/11449/28884 |
Resumo: | O artigo focaliza o potencial formativo da parceria intergeracional na formação docente -inicial e continuada -, tendo por pressuposto a existência de uma cultura profissional específica do magistério (JULIA, 2001), o papel dos professores como produtores de saberes sobre o ensino (SHULMAN, 1986; TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991), bem como a importância da escola como eixo para a formação docente (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). São apresentados dados sobre um trabalho formativo que, desde 2006, vem sendo desenvolvido na cidade de Rio Claro, reunindo estudantes do curso de Pedagogia da UNESP e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. de acordo com a proposta, futuros professores e professores em exercício atuam como parceiros, em uma relação de colaboração nas atividades docentes. Além da formação profissional dos sujeitos envolvidos, o investimento nessas parcerias tem em vista o desenvolvimento de uma dimensão mais colaborativa no seio da cultura do magistério. |
id |
UNSP_f585c588c724767909e90eb90b05d4a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28884 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Parceria intergeracional e formação docenteIntergerational partnership and teacher educationFormação de ProfessoresDocênciaDesenvolvimento profissionalTeachers EducationTeachingProfessional DevelopmentO artigo focaliza o potencial formativo da parceria intergeracional na formação docente -inicial e continuada -, tendo por pressuposto a existência de uma cultura profissional específica do magistério (JULIA, 2001), o papel dos professores como produtores de saberes sobre o ensino (SHULMAN, 1986; TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991), bem como a importância da escola como eixo para a formação docente (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). São apresentados dados sobre um trabalho formativo que, desde 2006, vem sendo desenvolvido na cidade de Rio Claro, reunindo estudantes do curso de Pedagogia da UNESP e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. de acordo com a proposta, futuros professores e professores em exercício atuam como parceiros, em uma relação de colaboração nas atividades docentes. Além da formação profissional dos sujeitos envolvidos, o investimento nessas parcerias tem em vista o desenvolvimento de uma dimensão mais colaborativa no seio da cultura do magistério.The paper focuses on the formative potential of the intergenerational partnership on teacher education - initial and continuous - presupposing the existence of a professional culture peculiar to teachers (JULIA, 2001), the teachers' role as producers of knowledge about the teaching itself (SHULMAN, 1986; TARDIF, LESSARD E LAHAYE, 1991), and the significance of schools as an axis for teachers education (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). Information about a formative project, in progress since 2006 in Rio Claro/ Brazil, is presented. The project puts UNESP´s Pedagogy students and primary teachers together. According to the purpose, current and coming teachers are partners that collaborate on teaching. Besides the professional education of the subjects involved, the investment on this partnership aims at developing a more collaborative dimension on teachers'culture.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]2014-05-20T15:13:40Z2014-05-20T15:13:40Z2009-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article133-152application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200006Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 25, n. 2, p. 133-152, 2009.0102-4698http://hdl.handle.net/11449/2888410.1590/S0102-46982009000200006S0102-46982009000200006S0102-46982009000200006.pdf7561935549573966SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:05:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28884Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:05:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parceria intergeracional e formação docente Intergerational partnership and teacher education |
title |
Parceria intergeracional e formação docente |
spellingShingle |
Parceria intergeracional e formação docente Sarti, Flavia Medeiros [UNESP] Formação de Professores Docência Desenvolvimento profissional Teachers Education Teaching Professional Development |
title_short |
Parceria intergeracional e formação docente |
title_full |
Parceria intergeracional e formação docente |
title_fullStr |
Parceria intergeracional e formação docente |
title_full_unstemmed |
Parceria intergeracional e formação docente |
title_sort |
Parceria intergeracional e formação docente |
author |
Sarti, Flavia Medeiros [UNESP] |
author_facet |
Sarti, Flavia Medeiros [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarti, Flavia Medeiros [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Docência Desenvolvimento profissional Teachers Education Teaching Professional Development |
topic |
Formação de Professores Docência Desenvolvimento profissional Teachers Education Teaching Professional Development |
description |
O artigo focaliza o potencial formativo da parceria intergeracional na formação docente -inicial e continuada -, tendo por pressuposto a existência de uma cultura profissional específica do magistério (JULIA, 2001), o papel dos professores como produtores de saberes sobre o ensino (SHULMAN, 1986; TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991), bem como a importância da escola como eixo para a formação docente (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). São apresentados dados sobre um trabalho formativo que, desde 2006, vem sendo desenvolvido na cidade de Rio Claro, reunindo estudantes do curso de Pedagogia da UNESP e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. de acordo com a proposta, futuros professores e professores em exercício atuam como parceiros, em uma relação de colaboração nas atividades docentes. Além da formação profissional dos sujeitos envolvidos, o investimento nessas parcerias tem em vista o desenvolvimento de uma dimensão mais colaborativa no seio da cultura do magistério. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-01 2014-05-20T15:13:40Z 2014-05-20T15:13:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200006 Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 25, n. 2, p. 133-152, 2009. 0102-4698 http://hdl.handle.net/11449/28884 10.1590/S0102-46982009000200006 S0102-46982009000200006 S0102-46982009000200006.pdf 7561935549573966 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200006 http://hdl.handle.net/11449/28884 |
identifier_str_mv |
Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 25, n. 2, p. 133-152, 2009. 0102-4698 10.1590/S0102-46982009000200006 S0102-46982009000200006 S0102-46982009000200006.pdf 7561935549573966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
133-152 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799964617987850240 |