Parceria intergeracional e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200006
http://hdl.handle.net/11449/28884
Resumo: O artigo focaliza o potencial formativo da parceria intergeracional na formação docente -inicial e continuada -, tendo por pressuposto a existência de uma cultura profissional específica do magistério (JULIA, 2001), o papel dos professores como produtores de saberes sobre o ensino (SHULMAN, 1986; TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991), bem como a importância da escola como eixo para a formação docente (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). São apresentados dados sobre um trabalho formativo que, desde 2006, vem sendo desenvolvido na cidade de Rio Claro, reunindo estudantes do curso de Pedagogia da UNESP e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. de acordo com a proposta, futuros professores e professores em exercício atuam como parceiros, em uma relação de colaboração nas atividades docentes. Além da formação profissional dos sujeitos envolvidos, o investimento nessas parcerias tem em vista o desenvolvimento de uma dimensão mais colaborativa no seio da cultura do magistério.
id UNSP_f585c588c724767909e90eb90b05d4a3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28884
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Parceria intergeracional e formação docenteIntergerational partnership and teacher educationFormação de ProfessoresDocênciaDesenvolvimento profissionalTeachers EducationTeachingProfessional DevelopmentO artigo focaliza o potencial formativo da parceria intergeracional na formação docente -inicial e continuada -, tendo por pressuposto a existência de uma cultura profissional específica do magistério (JULIA, 2001), o papel dos professores como produtores de saberes sobre o ensino (SHULMAN, 1986; TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991), bem como a importância da escola como eixo para a formação docente (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). São apresentados dados sobre um trabalho formativo que, desde 2006, vem sendo desenvolvido na cidade de Rio Claro, reunindo estudantes do curso de Pedagogia da UNESP e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. de acordo com a proposta, futuros professores e professores em exercício atuam como parceiros, em uma relação de colaboração nas atividades docentes. Além da formação profissional dos sujeitos envolvidos, o investimento nessas parcerias tem em vista o desenvolvimento de uma dimensão mais colaborativa no seio da cultura do magistério.The paper focuses on the formative potential of the intergenerational partnership on teacher education - initial and continuous - presupposing the existence of a professional culture peculiar to teachers (JULIA, 2001), the teachers' role as producers of knowledge about the teaching itself (SHULMAN, 1986; TARDIF, LESSARD E LAHAYE, 1991), and the significance of schools as an axis for teachers education (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). Information about a formative project, in progress since 2006 in Rio Claro/ Brazil, is presented. The project puts UNESP´s Pedagogy students and primary teachers together. According to the purpose, current and coming teachers are partners that collaborate on teaching. Besides the professional education of the subjects involved, the investment on this partnership aims at developing a more collaborative dimension on teachers'culture.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]2014-05-20T15:13:40Z2014-05-20T15:13:40Z2009-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article133-152application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200006Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 25, n. 2, p. 133-152, 2009.0102-4698http://hdl.handle.net/11449/2888410.1590/S0102-46982009000200006S0102-46982009000200006S0102-46982009000200006.pdf7561935549573966SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:05:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28884Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:05:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Parceria intergeracional e formação docente
Intergerational partnership and teacher education
title Parceria intergeracional e formação docente
spellingShingle Parceria intergeracional e formação docente
Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]
Formação de Professores
Docência
Desenvolvimento profissional
Teachers Education
Teaching
Professional Development
title_short Parceria intergeracional e formação docente
title_full Parceria intergeracional e formação docente
title_fullStr Parceria intergeracional e formação docente
title_full_unstemmed Parceria intergeracional e formação docente
title_sort Parceria intergeracional e formação docente
author Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]
author_facet Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Docência
Desenvolvimento profissional
Teachers Education
Teaching
Professional Development
topic Formação de Professores
Docência
Desenvolvimento profissional
Teachers Education
Teaching
Professional Development
description O artigo focaliza o potencial formativo da parceria intergeracional na formação docente -inicial e continuada -, tendo por pressuposto a existência de uma cultura profissional específica do magistério (JULIA, 2001), o papel dos professores como produtores de saberes sobre o ensino (SHULMAN, 1986; TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991), bem como a importância da escola como eixo para a formação docente (NÓVOA, 1999; AZANHA, 2000). São apresentados dados sobre um trabalho formativo que, desde 2006, vem sendo desenvolvido na cidade de Rio Claro, reunindo estudantes do curso de Pedagogia da UNESP e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. de acordo com a proposta, futuros professores e professores em exercício atuam como parceiros, em uma relação de colaboração nas atividades docentes. Além da formação profissional dos sujeitos envolvidos, o investimento nessas parcerias tem em vista o desenvolvimento de uma dimensão mais colaborativa no seio da cultura do magistério.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
2014-05-20T15:13:40Z
2014-05-20T15:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200006
Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 25, n. 2, p. 133-152, 2009.
0102-4698
http://hdl.handle.net/11449/28884
10.1590/S0102-46982009000200006
S0102-46982009000200006
S0102-46982009000200006.pdf
7561935549573966
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000200006
http://hdl.handle.net/11449/28884
identifier_str_mv Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 25, n. 2, p. 133-152, 2009.
0102-4698
10.1590/S0102-46982009000200006
S0102-46982009000200006
S0102-46982009000200006.pdf
7561935549573966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133-152
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964617987850240