Proposta de desenvolvimento de liderança para o setor automotivo no contexto do consórcio modular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Sergio Bruno Provazi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/166359
Resumo: A liderança tem como característica a influência do comportamento dos líderes sobre o comportamento dos liderados, de forma individual, bem como o ambiente organizacional, incluindo os aspectos éticos, expectativas, interpretações e interações com os outros. Assim, o tema liderança no ambiente organizacional ganha importância em um setor automobilístico, com características de inovação e competitividade. O presente estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de capacitação de desenvolvimento de liderança, para os líderes formais e líderes potenciais de uma empresa do segmento automotivo, dentro do Consórcio Modular na região Sul Fluminense no Vale do Paraíba, no Estado do Rio de Janeiro, baseado nas teorias Transformacional e Transacional de Bass (1985, 1990, 1995) e Bass e Avolio (1995, 1993, 2004). Apoia-se numa pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado MLQ ou Multifactor Leadership Questionnare, o qual avaliou as dimensões da liderança transformacional, transacional e laissez-faire; um questionário situacional, LJI ou Indicador de Julgamento de Liderança, o qual identificou o perfil de tomada de decisão dos líderes avaliados; documentação corporativa das empresas envolvidas; observação das rotinas com roteiro prévio no nível de gestão operacional e entrevistas nos níveis de gestão tática e estratégica. A pesquisa bibliográfica teve como principais conclusões o reforço da relevância do tema, havendo publicações significativas desta teoria nos últimos anos, mas apresenta escassez de pesquisas relacionadas ao setor automobilístico. Após análise dos dados dos questionários aplicados em todos os níveis hierárquicos, das entrevistas no nível tático e estratégico, ficou evidente um perfil predominantemente transacional nas rotinas dos líderes; um perfil de tomada de decisão consensual e falta de rotinas formais de capacitação dos subordinados. Com base na documentação interna, a expectativa por uma liderança que seja transformacional e transacional de forma equilibrada, foi identificada. Nas observações da liderança operacional verificou-se o apontamento do comportamento Laissez-Faire detectado pelo MLQ e identificou-se que este comportamento pode ter relação com a falta de foco em capacitação relatada nas entrevistas. Elaborou-se assim um conceito de desenvolvimento de liderança, compatível com o contexto da empresa inserida neste modelo produtivo com características específicas por atuar no Consórcio Modular, adotando a metodologia coaching.
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O presente estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de capacitação de desenvolvimento de liderança, para os líderes formais e líderes potenciais de uma empresa do segmento automotivo, dentro do Consórcio Modular na região Sul Fluminense no Vale do Paraíba, no Estado do Rio de Janeiro, baseado nas teorias Transformacional e Transacional de Bass (1985, 1990, 1995) e Bass e Avolio (1995, 1993, 2004). Apoia-se numa pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado MLQ ou Multifactor Leadership Questionnare, o qual avaliou as dimensões da liderança transformacional, transacional e laissez-faire; um questionário situacional, LJI ou Indicador de Julgamento de Liderança, o qual identificou o perfil de tomada de decisão dos líderes avaliados; documentação corporativa das empresas envolvidas; observação das rotinas com roteiro prévio no nível de gestão operacional e entrevistas nos níveis de gestão tática e estratégica. A pesquisa bibliográfica teve como principais conclusões o reforço da relevância do tema, havendo publicações significativas desta teoria nos últimos anos, mas apresenta escassez de pesquisas relacionadas ao setor automobilístico. Após análise dos dados dos questionários aplicados em todos os níveis hierárquicos, das entrevistas no nível tático e estratégico, ficou evidente um perfil predominantemente transacional nas rotinas dos líderes; um perfil de tomada de decisão consensual e falta de rotinas formais de capacitação dos subordinados. Com base na documentação interna, a expectativa por uma liderança que seja transformacional e transacional de forma equilibrada, foi identificada. Nas observações da liderança operacional verificou-se o apontamento do comportamento Laissez-Faire detectado pelo MLQ e identificou-se que este comportamento pode ter relação com a falta de foco em capacitação relatada nas entrevistas. Elaborou-se assim um conceito de desenvolvimento de liderança, compatível com o contexto da empresa inserida neste modelo produtivo com características específicas por atuar no Consórcio Modular, adotando a metodologia coaching.Leadership has as a characteristic the influence of leaders' behavior on the behavior of individual leaders as well as the organizational environment, including ethical aspects, expectations, interpretations and interactions with others. Thus, the topic leadership in the organizational environment gains importance in an automotive sector, with characteristics of innovation and competitiveness. The present study aims to elaborate a leadership development training proposal for the formal leaders and potential leaders of an automotive segment within the Modular Consortium in the South Fluminense region of the Paraíba Valley in the State of Rio de Janeiro, based on the Transformational and Transational theories of Bass (1985, 1990, 1995) and Bass and Avolio (1995, 1993, 2004). It is based on a qualitative research, having as a data collection tool a structured questionnaire MLQ or Multifactor Leadership Questionnare, which evaluated the dimensions of transformational, transactional and laissez-faire leadership; a situational questionnaire, LJI or Indicator of Judgment of Leadership, which identified the decision-making profile of the leaders evaluated; corporate documentation of the companies involved; observation of routines with prior routing at the level of operational management and interviews at the levels of tactical and strategic management. The bibliographical research had as main conclusions the reinforcement of the relevance of the subject, having significant publications of this theory in the last years, but presents a shortage of research related to the automotive sector. After analyzing the questionnaire data applied at all hierarchical levels, from the interviews at the tactical and strategic level, a predominantly transactional profile was evident in the leaders' routines; a profile of consensual decision-making and a lack of formal training routines for subordinates. Based on the internal documentation, the expectation for leadership that is transformational and transactional in a balanced way has been identified. In the observations of the operational leadership, the Laissez-Faire behavior was detected by the MLQ and it was identified that this behavior may be related to the lack of focus on training reported in the interviews. A concept of leadership development was developed, compatible with the context of the company inserted in this productive model with specific characteristics to act in the Modular Consortium, adopting the coaching methodology.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muniz Junior, Jorge [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Sergio Bruno Provazi2018-12-03T12:54:22Z2018-12-03T12:54:22Z2018-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/16635900091057733004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-21T06:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/166359Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-21T06:18:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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