Processo de criação de livros como travessia/formação: encontrando narrativas de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feltre, Camila
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239260
Resumo: Este trabalho investiga os processos de criação de livros como espaços de formação. O que se aprende fazendo livros? A partir de encontros em contextos culturais e educativos como aulas, oficinas, ateliês, observando e atuando como educadora, convido as e os estudantes e participantes a criarem livros, passando pela experiência de um fazer que envolve as mãos e o corpo todo. Para acompanhar esses processos – do que eu via e vivia –, também passei a propor escritas para que as e os estudantes pudessem narrar suas experiências. Essas me deram a ver o processo de criação de livros sob outras perspectivas, além de perceber a própria escrita como linguagem poética. Assim, este livro-tese é construído no encontro e na costura desse coletivo de vozes – que estudam, fazem livros, escrevem sobre si – em conversa com professoras que foram marcantes na minha trajetória, além de autoras e autores e aqueles que me fizeram companhia nessa pesquisa-travessia. Ao longo do texto, apresento alguns experimentos artísticos em formato de vídeos, livros, ensaios visuais e convido à fruição das cartas escritas pelas estudantes e lidas em voz alta para esta pesquisa. Arrisco nomear o processo de criação como travessia, em que cada uma e cada um percorre um caminho em busca de encontrar a si.
id UNSP_fe3aa41979f0695da5f0ce46e87f117f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239260
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Processo de criação de livros como travessia/formação: encontrando narrativas de siBookmaking process as crossing/training: finding self-narrativesLivros de artistasCriação (Literária, artística, etc.)Comunicação escritaArtesanatoEste trabalho investiga os processos de criação de livros como espaços de formação. O que se aprende fazendo livros? A partir de encontros em contextos culturais e educativos como aulas, oficinas, ateliês, observando e atuando como educadora, convido as e os estudantes e participantes a criarem livros, passando pela experiência de um fazer que envolve as mãos e o corpo todo. Para acompanhar esses processos – do que eu via e vivia –, também passei a propor escritas para que as e os estudantes pudessem narrar suas experiências. Essas me deram a ver o processo de criação de livros sob outras perspectivas, além de perceber a própria escrita como linguagem poética. Assim, este livro-tese é construído no encontro e na costura desse coletivo de vozes – que estudam, fazem livros, escrevem sobre si – em conversa com professoras que foram marcantes na minha trajetória, além de autoras e autores e aqueles que me fizeram companhia nessa pesquisa-travessia. Ao longo do texto, apresento alguns experimentos artísticos em formato de vídeos, livros, ensaios visuais e convido à fruição das cartas escritas pelas estudantes e lidas em voz alta para esta pesquisa. Arrisco nomear o processo de criação como travessia, em que cada uma e cada um percorre um caminho em busca de encontrar a si.This paper investigates the processes of bookmaking as spaces of formation. What can be learned by making books? From meetings in cultural and educational contexts such as classes, workshops, ateliers, observing and acting as an educator, I invite students and participants to create books, going through the experience of a making that involves the hands and the whole body. To accompany these processes - of what I saw and lived - I also started to propose writings so that the students could narrate their experiences. These allowed me to see the bookmaking process from other perspectives, besides perceiving writing itself as a poetic language. Thus, this book-thesis is built on the encounter and the sewing of this collective of voices - who study, make books, write about themselves - in conversation with teachers who have been remarkable in my trajectory, in addition to authors and those who kept me company in this research-crossing. Throughout the text, I present some artistic experiments in the form of videos, books, visual essays, and I invite you to enjoy the letters written by the students and read aloud for this research. I venture to name the creation process as a crossing, in which each and every one travels a path in search of finding oneself.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: Portaria Nº 76, de 14 de abril de 2010Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane GalvãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Feltre, Camila2023-02-02T13:43:40Z2023-02-02T13:43:40Z2022-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23926033004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:05:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239260Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:05:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de criação de livros como travessia/formação: encontrando narrativas de si
Bookmaking process as crossing/training: finding self-narratives
title Processo de criação de livros como travessia/formação: encontrando narrativas de si
spellingShingle Processo de criação de livros como travessia/formação: encontrando narrativas de si
Feltre, Camila
Livros de artistas
Criação (Literária, artística, etc.)
Comunicação escrita
Artesanato
title_short Processo de criação de livros como travessia/formação: encontrando narrativas de si
title_full Processo de criação de livros como travessia/formação: encontrando narrativas de si
title_fullStr Processo de criação de livros como travessia/formação: encontrando narrativas de si
title_full_unstemmed Processo de criação de livros como travessia/formação: encontrando narrativas de si
title_sort Processo de criação de livros como travessia/formação: encontrando narrativas de si
author Feltre, Camila
author_facet Feltre, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Feltre, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Livros de artistas
Criação (Literária, artística, etc.)
Comunicação escrita
Artesanato
topic Livros de artistas
Criação (Literária, artística, etc.)
Comunicação escrita
Artesanato
description Este trabalho investiga os processos de criação de livros como espaços de formação. O que se aprende fazendo livros? A partir de encontros em contextos culturais e educativos como aulas, oficinas, ateliês, observando e atuando como educadora, convido as e os estudantes e participantes a criarem livros, passando pela experiência de um fazer que envolve as mãos e o corpo todo. Para acompanhar esses processos – do que eu via e vivia –, também passei a propor escritas para que as e os estudantes pudessem narrar suas experiências. Essas me deram a ver o processo de criação de livros sob outras perspectivas, além de perceber a própria escrita como linguagem poética. Assim, este livro-tese é construído no encontro e na costura desse coletivo de vozes – que estudam, fazem livros, escrevem sobre si – em conversa com professoras que foram marcantes na minha trajetória, além de autoras e autores e aqueles que me fizeram companhia nessa pesquisa-travessia. Ao longo do texto, apresento alguns experimentos artísticos em formato de vídeos, livros, ensaios visuais e convido à fruição das cartas escritas pelas estudantes e lidas em voz alta para esta pesquisa. Arrisco nomear o processo de criação como travessia, em que cada uma e cada um percorre um caminho em busca de encontrar a si.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
2023-02-02T13:43:40Z
2023-02-02T13:43:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239260
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/239260
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964617147940864