Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galego, Thaís Caroline Correa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217757
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender quanto há e o que há de pesquisa dentro dos temas alfabetização matemática inclusiva e letramento matemático inclusivo. Para isso, buscou-se revisar dois documentos norteadores dos currículos escolares, a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais e em segundo momento, uma análise das literaturas encontradas a partir das bases de dados científicos SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), OASIS – BR (Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto) e Google Scholar, totalizando 11 publicações analisadas. Mostrando assim, que mesmo a matemática tendo importância social, não há pesquisas suficientes. Ainda, quanto à inclusão, que é garantida por Leis como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Base, mostra-se apenas como direito no papel.
id UNSP_ff253d62736a11c21cfb6b84d77e132c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217757
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?Mathematical literacy in inclusive contexts: what do the literatures say?Alfabetização matemática inclusivaLetramento matemático inclusivoMatemáticaInclusive mathematical literacyMathEsta pesquisa tem por objetivo compreender quanto há e o que há de pesquisa dentro dos temas alfabetização matemática inclusiva e letramento matemático inclusivo. Para isso, buscou-se revisar dois documentos norteadores dos currículos escolares, a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais e em segundo momento, uma análise das literaturas encontradas a partir das bases de dados científicos SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), OASIS – BR (Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto) e Google Scholar, totalizando 11 publicações analisadas. Mostrando assim, que mesmo a matemática tendo importância social, não há pesquisas suficientes. Ainda, quanto à inclusão, que é garantida por Leis como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Base, mostra-se apenas como direito no papel.This research aims to understand how much and what there is of research within the themes inclusive mathematical literacy and inclusive mathematical literacy. For this, we sought to review two documents that guide school curricula, the National Curricular Common Base and the National Curricular Parameters and, secondly, an analysis of the literature found from the scientific databases SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal periodicals CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), OASIS – BR (Brazilian Portal of Scientific Publications in Open Access) and Google Scholar, totaling 11 publications analyzed. Thus showing that even though mathematics has social importance, there is not enough research. Still, as for inclusion, which is guaranteed by Laws such as the Federal Constitution and the Law of Guidelines and Base, it appears only as a right on paper.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Galego, Thaís Caroline Correa2022-04-11T17:46:57Z2022-04-11T17:46:57Z2022-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGALEGO, Thaís Caroline Correa. Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas? Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/217757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:18:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217757Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-12T06:18:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?
Mathematical literacy in inclusive contexts: what do the literatures say?
title Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?
spellingShingle Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?
Galego, Thaís Caroline Correa
Alfabetização matemática inclusiva
Letramento matemático inclusivo
Matemática
Inclusive mathematical literacy
Math
title_short Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?
title_full Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?
title_fullStr Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?
title_full_unstemmed Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?
title_sort Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?
author Galego, Thaís Caroline Correa
author_facet Galego, Thaís Caroline Correa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, José Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Galego, Thaís Caroline Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização matemática inclusiva
Letramento matemático inclusivo
Matemática
Inclusive mathematical literacy
Math
topic Alfabetização matemática inclusiva
Letramento matemático inclusivo
Matemática
Inclusive mathematical literacy
Math
description Esta pesquisa tem por objetivo compreender quanto há e o que há de pesquisa dentro dos temas alfabetização matemática inclusiva e letramento matemático inclusivo. Para isso, buscou-se revisar dois documentos norteadores dos currículos escolares, a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais e em segundo momento, uma análise das literaturas encontradas a partir das bases de dados científicos SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), OASIS – BR (Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto) e Google Scholar, totalizando 11 publicações analisadas. Mostrando assim, que mesmo a matemática tendo importância social, não há pesquisas suficientes. Ainda, quanto à inclusão, que é garantida por Leis como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Base, mostra-se apenas como direito no papel.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-11T17:46:57Z
2022-04-11T17:46:57Z
2022-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GALEGO, Thaís Caroline Correa. Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas? Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
http://hdl.handle.net/11449/217757
identifier_str_mv GALEGO, Thaís Caroline Correa. Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas? Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
url http://hdl.handle.net/11449/217757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965257796419585