Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Araújo, Vera Lúcia Soares de |
Data de Publicação: |
2011 |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/851
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Resumo: |
A pesquisa intitulada Educação, identidade e cidadania: uma leitura da ação política do povo ressurgido Aranã teve como objetivo compreender o processo de educação política desencadeado pelos índios aranãs na Região Norte do Estado de Minas Gerais. O projeto observou o contexto histórico dos ressurgidos , a história de resistência da família Índio e Caboclo, e a gestão participativa das ONGs (organizações não governamentais) que mediaram os procedimentos de reorganização da etnia. Identificamos, no processo pedagógico, a aprendizagem de saberes políticos que conduziram para a oficialidade a etnia. A inclusão social, a participação e a emancipação foram conceitos que mobilizaram o grupo que buscou ocupar um lugar simbólico que lhe fora negado. O aprendizado da identidade cultural, seu reconhecimento, proporcionou ganhos significativos na cidadania, esta entendida como um processo em construção e não finalizado. A pesquisa se desenvolveu na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento o estudo de caso. Utilizou duas fontes para responder ao objetivo proposto: uma documental escrita e outra oral, feita por meio de entrevistas parcialmente estruturadas. A entrevista foi realizada com treze pessoas, entre elas dez membros da etnia, e três gestores de organizações educacionais dos índios aranãs, por ocasião da realização de um projeto de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. |