Articulação curricular entre teoria e prática na formação do médico no estágio de dermatologia

Bibliographic Details
Main Author: Soares, Deusita Fernandes Gandia
Publication Date: 2011
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Download full: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/831
Summary: Esta pesquisa compreende a investigação do Estagio Curricular Supervisionado na disciplina de Dermatologia no Curso de Medicina da UNOESTE. Há necessidade de que se desenvolva a formação do médico, de maneira que a teoria pedagógica embase a prática e esta, por sua vez, questione essa teoria, num movimento dialético, para impulsionar transformações pedagógicas. A busca de profissionais médicos competentes envolve essa questão, pois o exercício da medicina compreende conhecimentos, habilidades, relacionamento humano e cultura. Esta pesquisa procurou contribuir para um tema pouco trabalhado cientificamente, o Estágio Curricular Supervisionado na disciplina de Dermatologia no Curso de Medicina. Teve como objetivos identificar e descrever situações, experiências e expectativas dos alunos e, os fatores intervenientes, avaliar aspectos do plano de ensino de Dermatologia. A metodologia eleita foi a de natureza qualitativa, estruturada a partir de um estudo de caso, com emprego de observações, entrevistas e depoimentos dos alunos do 9º e 10º termo do Curso de Medicina, disciplina de Dermatologia. Chegou-se às seguintes conclusões: o Estágio em Dermatologia acontece na observação de casos; o currículo apresenta pouca participação dos alunos, tanto na construção teórica como na prática, com uma frágil vivência cultural e espaço para uma formação cidadã.
id UOES_12be5b5897a3e0d738bab55b4a374ce7
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/831
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Articulação curricular entre teoria e prática na formação do médico no estágio de dermatologiaRelation Between Curriculum Theory and Practice in the Training of Medical Internship in DermatologyEducaçãoDermatologiaEstágio CurricularEducationDermatologyStage CurriculumCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa compreende a investigação do Estagio Curricular Supervisionado na disciplina de Dermatologia no Curso de Medicina da UNOESTE. Há necessidade de que se desenvolva a formação do médico, de maneira que a teoria pedagógica embase a prática e esta, por sua vez, questione essa teoria, num movimento dialético, para impulsionar transformações pedagógicas. A busca de profissionais médicos competentes envolve essa questão, pois o exercício da medicina compreende conhecimentos, habilidades, relacionamento humano e cultura. Esta pesquisa procurou contribuir para um tema pouco trabalhado cientificamente, o Estágio Curricular Supervisionado na disciplina de Dermatologia no Curso de Medicina. Teve como objetivos identificar e descrever situações, experiências e expectativas dos alunos e, os fatores intervenientes, avaliar aspectos do plano de ensino de Dermatologia. A metodologia eleita foi a de natureza qualitativa, estruturada a partir de um estudo de caso, com emprego de observações, entrevistas e depoimentos dos alunos do 9º e 10º termo do Curso de Medicina, disciplina de Dermatologia. Chegou-se às seguintes conclusões: o Estágio em Dermatologia acontece na observação de casos; o currículo apresenta pouca participação dos alunos, tanto na construção teórica como na prática, com uma frágil vivência cultural e espaço para uma formação cidadã.This research involves the investigation of Supervised Internship Course in the Dermatology Department in the Course of Medicine UNOESTE. There is need to develop medical training, so that the theory underlying the practice and this, in turn, question the theory in a dialectical movement to drive pedagogical changes. The search for competent medical professionals surrounds this issue, because the practice of medicine includes knowledge, skills, human relations and culture, therefore, what pedagogical strategies could meet this challenge? This research sought to contribute to theme a few scientific studies, the Supervised Practices in the Dermatology Department at the medical school. Aimed to identify and describe situations, experiences and expectations of students, and the intervening factors, assess the pedagogical aspects of the course and the development plan of Training in Dermatology. The methodology chosen was qualitative, structured on a case study, employing observation, interviews and testimonials from students of the 9th and 10th term of the Course of Medicine, Discipline of Dermatology. Reached the following conclusions: the stage in Dermatology focuses on the technical approach, the observation of cases, the curriculum has little involvement of students in theoretical and practical construction, with a fragile living space for a cultural and civic education.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoFerri, Lúcia Maria Gomes CorreaCPF:72686634804http://lattes.cnpq.br/0782110237768691Schmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Benedetti, Ieda Maria MunhósCPF:56413564920http://lattes.cnpq.br/1825895732457813Soares, Deusita Fernandes Gandia2016-07-18T17:54:14Z2011-08-112011-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Deusita Fernandes Gandia. Relation Between Curriculum Theory and Practice in the Training of Medical Internship in Dermatology. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:58Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/831Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Articulação curricular entre teoria e prática na formação do médico no estágio de dermatologia
Relation Between Curriculum Theory and Practice in the Training of Medical Internship in Dermatology
title Articulação curricular entre teoria e prática na formação do médico no estágio de dermatologia
spellingShingle Articulação curricular entre teoria e prática na formação do médico no estágio de dermatologia
Soares, Deusita Fernandes Gandia
Educação
Dermatologia
Estágio Curricular
Education
Dermatology
Stage Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Articulação curricular entre teoria e prática na formação do médico no estágio de dermatologia
title_full Articulação curricular entre teoria e prática na formação do médico no estágio de dermatologia
title_fullStr Articulação curricular entre teoria e prática na formação do médico no estágio de dermatologia
title_full_unstemmed Articulação curricular entre teoria e prática na formação do médico no estágio de dermatologia
title_sort Articulação curricular entre teoria e prática na formação do médico no estágio de dermatologia
author Soares, Deusita Fernandes Gandia
author_facet Soares, Deusita Fernandes Gandia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa
CPF:72686634804
http://lattes.cnpq.br/0782110237768691
Schmidt, Ivone Tambelli
CPF:19913877849
http://lattes.cnpq.br/1360256846908659
Benedetti, Ieda Maria Munhós
CPF:56413564920
http://lattes.cnpq.br/1825895732457813
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Deusita Fernandes Gandia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Dermatologia
Estágio Curricular
Education
Dermatology
Stage Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Dermatologia
Estágio Curricular
Education
Dermatology
Stage Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa compreende a investigação do Estagio Curricular Supervisionado na disciplina de Dermatologia no Curso de Medicina da UNOESTE. Há necessidade de que se desenvolva a formação do médico, de maneira que a teoria pedagógica embase a prática e esta, por sua vez, questione essa teoria, num movimento dialético, para impulsionar transformações pedagógicas. A busca de profissionais médicos competentes envolve essa questão, pois o exercício da medicina compreende conhecimentos, habilidades, relacionamento humano e cultura. Esta pesquisa procurou contribuir para um tema pouco trabalhado cientificamente, o Estágio Curricular Supervisionado na disciplina de Dermatologia no Curso de Medicina. Teve como objetivos identificar e descrever situações, experiências e expectativas dos alunos e, os fatores intervenientes, avaliar aspectos do plano de ensino de Dermatologia. A metodologia eleita foi a de natureza qualitativa, estruturada a partir de um estudo de caso, com emprego de observações, entrevistas e depoimentos dos alunos do 9º e 10º termo do Curso de Medicina, disciplina de Dermatologia. Chegou-se às seguintes conclusões: o Estágio em Dermatologia acontece na observação de casos; o currículo apresenta pouca participação dos alunos, tanto na construção teórica como na prática, com uma frágil vivência cultural e espaço para uma formação cidadã.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-11
2011-04-28
2016-07-18T17:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Deusita Fernandes Gandia. Relation Between Curriculum Theory and Practice in the Training of Medical Internship in Dermatology. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/831
identifier_str_mv SOARES, Deusita Fernandes Gandia. Relation Between Curriculum Theory and Practice in the Training of Medical Internship in Dermatology. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306038440722432