Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortuna, Volnei
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/595
Resumo: O presente trabalho analisa e reflete sobre a produtividade dos conceitos de Epistemologia, ética e práxis pedagógica em Paulo Freire diante dos desafios da educação atual, especialmente, no campo da educação popular. Visamos compreender em que termos as ideias de Freire são referências ainda importantes para a formação dos indivíduos e para a emancipação da sociedade. Para tanto, são analisados a concepção de educação e de práxis pedagógica, os princípios epistemológicos e éticos do pensamento freireano e, na sequência, é avaliada a produtividade de tais concepções, considerando o contexto atual da educação. Trata-se de um exercício analítico e reconstrutivo, que buscou identificar os princípios e concepções presentes nas obras freireanas. A hipótese do trabalho é a de que a visão pedagógica do autor tem ainda fortes implicações políticas e éticas que podem contribuir com a transformação do mundo pela educação, na medida em que permite compreender as injustiças, a opressão, o verticalismo pedagógico e as novas formas de exploração do ser humano. Diante da convicção de que a educação precisa possibilitar o desenvolvimento da solidariedade, da dignidade humana, da liberdade e da justiça social, este trabalho reafirma que o desafio educativo proposto por Freire, sustentado na ideia do ser mais com outros, ainda é necessário como condição para a formação de sujeitos sensíveis, emancipados, solidários e transformadores do mundo
id UPF-1_12c1719a2070eb722a19a2e769743e85
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/595
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Mühl, Eldon HenriqueCPF:25309552049http://lattes.cnpq.br/3402290519296482CPF:01732202079http://lattes.cnpq.br/0971491793366364Fortuna, Volnei2018-01-10T18:06:24Z2016-09-022015-07-31FORTUNA, Volnei. Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/595Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015VolneiFortuna.pdf: 442446 bytes, checksum: b31e3c204fb9b82378f9b3944e90bf69 (MD5) Previous issue date: 2015-07-31O presente trabalho analisa e reflete sobre a produtividade dos conceitos de Epistemologia, ética e práxis pedagógica em Paulo Freire diante dos desafios da educação atual, especialmente, no campo da educação popular. Visamos compreender em que termos as ideias de Freire são referências ainda importantes para a formação dos indivíduos e para a emancipação da sociedade. Para tanto, são analisados a concepção de educação e de práxis pedagógica, os princípios epistemológicos e éticos do pensamento freireano e, na sequência, é avaliada a produtividade de tais concepções, considerando o contexto atual da educação. Trata-se de um exercício analítico e reconstrutivo, que buscou identificar os princípios e concepções presentes nas obras freireanas. A hipótese do trabalho é a de que a visão pedagógica do autor tem ainda fortes implicações políticas e éticas que podem contribuir com a transformação do mundo pela educação, na medida em que permite compreender as injustiças, a opressão, o verticalismo pedagógico e as novas formas de exploração do ser humano. Diante da convicção de que a educação precisa possibilitar o desenvolvimento da solidariedade, da dignidade humana, da liberdade e da justiça social, este trabalho reafirma que o desafio educativo proposto por Freire, sustentado na ideia do ser mais com outros, ainda é necessário como condição para a formação de sujeitos sensíveis, emancipados, solidários e transformadores do mundoapplication/pdfporUniversidade de Passo FundoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUPFBREducaçãoEducação - filosofiaPráxis (Filosofia)Prática de ensinoÉticaEducation - PhilosophyPraxis (Philosophy)Teaching practiceEthicCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEpistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo FreireEpistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis256360060060025632563info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2015VolneiFortuna.pdf2015VolneiFortuna.pdfapplication/pdf783904http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/595/2/2015VolneiFortuna.pdf2e3ee14c47e1e90f1e4f2b6d95842c3eMD52tede/5952023-05-10 22:07:56.324oai:tede.upf.br:tede/595Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2023-05-11T01:07:56Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire
title Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire
spellingShingle Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire
Fortuna, Volnei
Educação - filosofia
Práxis (Filosofia)
Prática de ensino
Ética
Education - Philosophy
Praxis (Philosophy)
Teaching practice
Ethic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire
title_full Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire
title_fullStr Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire
title_full_unstemmed Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire
title_sort Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire
author Fortuna, Volnei
author_facet Fortuna, Volnei
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mühl, Eldon Henrique
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:25309552049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3402290519296482
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01732202079
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0971491793366364
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortuna, Volnei
contributor_str_mv Mühl, Eldon Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - filosofia
Práxis (Filosofia)
Prática de ensino
Ética
topic Educação - filosofia
Práxis (Filosofia)
Prática de ensino
Ética
Education - Philosophy
Praxis (Philosophy)
Teaching practice
Ethic
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education - Philosophy
Praxis (Philosophy)
Teaching practice
Ethic
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho analisa e reflete sobre a produtividade dos conceitos de Epistemologia, ética e práxis pedagógica em Paulo Freire diante dos desafios da educação atual, especialmente, no campo da educação popular. Visamos compreender em que termos as ideias de Freire são referências ainda importantes para a formação dos indivíduos e para a emancipação da sociedade. Para tanto, são analisados a concepção de educação e de práxis pedagógica, os princípios epistemológicos e éticos do pensamento freireano e, na sequência, é avaliada a produtividade de tais concepções, considerando o contexto atual da educação. Trata-se de um exercício analítico e reconstrutivo, que buscou identificar os princípios e concepções presentes nas obras freireanas. A hipótese do trabalho é a de que a visão pedagógica do autor tem ainda fortes implicações políticas e éticas que podem contribuir com a transformação do mundo pela educação, na medida em que permite compreender as injustiças, a opressão, o verticalismo pedagógico e as novas formas de exploração do ser humano. Diante da convicção de que a educação precisa possibilitar o desenvolvimento da solidariedade, da dignidade humana, da liberdade e da justiça social, este trabalho reafirma que o desafio educativo proposto por Freire, sustentado na ideia do ser mais com outros, ainda é necessário como condição para a formação de sujeitos sensíveis, emancipados, solidários e transformadores do mundo
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-31
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:06:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FORTUNA, Volnei. Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/595
identifier_str_mv FORTUNA, Volnei. Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 2563
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 2563
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 2563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/595/2/2015VolneiFortuna.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e3ee14c47e1e90f1e4f2b6d95842c3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1801045434603405312