Leitura de proposta de redação à luz da teoria da argumentação na língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/980 |
Resumo: | Este trabalho procurou analisar as possibilidades de leitura, lingüisticamente autorizadas, de propostas de tema de redação de processos seletivos de instituições de Ensino Superior do nosso estado e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o aporte teórico da Teoria da Argumentação na Língua de Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre, especialmente com a contribuição de Marion Carel, quando propõe a Teoria dos Blocos Semânticos, em que considera tanto os encadeamentos argumentativos normativos quanto os encadeamentos argumentativos transgressivos como unidades semânticas básicas, foram delimitados os temas de redação e apontadas as argumentações possibilitadas, ou não, pela proposta. Foram analisadas três propostas de redação ocorridas em instituições de nosso estado e duas do ENEM, fazendo-se a identificação do tema pelos blocos semânticos constituídos nos textos e pelos encadeamentos selecionados. Com este trabalho, concluiu-se que o instrumental teórico aqui utilizado pode oferecer maior clareza na delimitação do tema em proposta de redação para professores de Língua Portuguesa que atuam em sala de aula com alunos do Ensino Médio e como corretores de redação |
id |
UPF-1_f748748230edb1e2f6828961550563c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.upf.br:tede/980 |
network_acronym_str |
UPF-1 |
network_name_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Graeff, Telisa FurlanettoCPF:16480872053http://lattes.cnpq.br/5020016009007215CPF:22331387087Ferreira, Helenita de Moraes2018-01-10T18:09:20Z2009-07-312007-12-17http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/980Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007HelenitadeMoraesFerreira.pdf: 785544 bytes, checksum: af021d5ab015d6cf566d611a2acdcca1 (MD5) Previous issue date: 2007-12-17Este trabalho procurou analisar as possibilidades de leitura, lingüisticamente autorizadas, de propostas de tema de redação de processos seletivos de instituições de Ensino Superior do nosso estado e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o aporte teórico da Teoria da Argumentação na Língua de Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre, especialmente com a contribuição de Marion Carel, quando propõe a Teoria dos Blocos Semânticos, em que considera tanto os encadeamentos argumentativos normativos quanto os encadeamentos argumentativos transgressivos como unidades semânticas básicas, foram delimitados os temas de redação e apontadas as argumentações possibilitadas, ou não, pela proposta. Foram analisadas três propostas de redação ocorridas em instituições de nosso estado e duas do ENEM, fazendo-se a identificação do tema pelos blocos semânticos constituídos nos textos e pelos encadeamentos selecionados. Com este trabalho, concluiu-se que o instrumental teórico aqui utilizado pode oferecer maior clareza na delimitação do tema em proposta de redação para professores de Língua Portuguesa que atuam em sala de aula com alunos do Ensino Médio e como corretores de redaçãoapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em LetrasEstudos Linguísticos e Estudos LiteráriosLingüísticaOratóriaRedação acadêmicaOratoryAcademic writingLinguisticsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALeitura de proposta de redação à luz da teoria da argumentação na línguainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2007HelenitadeMoraesFerreira.pdfapplication/pdf785544http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/980/1/2007HelenitadeMoraesFerreira.pdfaf021d5ab015d6cf566d611a2acdcca1MD51tede/9802018-01-10 16:09:20.028oai:tede.upf.br:tede/980Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:09:20Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Leitura de proposta de redação à luz da teoria da argumentação na língua |
title |
Leitura de proposta de redação à luz da teoria da argumentação na língua |
spellingShingle |
Leitura de proposta de redação à luz da teoria da argumentação na língua Ferreira, Helenita de Moraes Lingüística Oratória Redação acadêmica Oratory Academic writing Linguistics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
Leitura de proposta de redação à luz da teoria da argumentação na língua |
title_full |
Leitura de proposta de redação à luz da teoria da argumentação na língua |
title_fullStr |
Leitura de proposta de redação à luz da teoria da argumentação na língua |
title_full_unstemmed |
Leitura de proposta de redação à luz da teoria da argumentação na língua |
title_sort |
Leitura de proposta de redação à luz da teoria da argumentação na língua |
author |
Ferreira, Helenita de Moraes |
author_facet |
Ferreira, Helenita de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Graeff, Telisa Furlanetto |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:16480872053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5020016009007215 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:22331387087 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Helenita de Moraes |
contributor_str_mv |
Graeff, Telisa Furlanetto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingüística Oratória Redação acadêmica |
topic |
Lingüística Oratória Redação acadêmica Oratory Academic writing Linguistics CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
dc.subject.fra.fl_str_mv |
Oratory Academic writing Linguistics |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
Este trabalho procurou analisar as possibilidades de leitura, lingüisticamente autorizadas, de propostas de tema de redação de processos seletivos de instituições de Ensino Superior do nosso estado e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o aporte teórico da Teoria da Argumentação na Língua de Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre, especialmente com a contribuição de Marion Carel, quando propõe a Teoria dos Blocos Semânticos, em que considera tanto os encadeamentos argumentativos normativos quanto os encadeamentos argumentativos transgressivos como unidades semânticas básicas, foram delimitados os temas de redação e apontadas as argumentações possibilitadas, ou não, pela proposta. Foram analisadas três propostas de redação ocorridas em instituições de nosso estado e duas do ENEM, fazendo-se a identificação do tema pelos blocos semânticos constituídos nos textos e pelos encadeamentos selecionados. Com este trabalho, concluiu-se que o instrumental teórico aqui utilizado pode oferecer maior clareza na delimitação do tema em proposta de redação para professores de Língua Portuguesa que atuam em sala de aula com alunos do Ensino Médio e como corretores de redação |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-10T18:09:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/980 |
url |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Estudos Linguísticos e Estudos Literários |
dc.publisher.country.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv |
|
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
collection |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/980/1/2007HelenitadeMoraesFerreira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af021d5ab015d6cf566d611a2acdcca1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br |
_version_ |
1801045437156687872 |