Ergonomics analysis by institution of long permanence for older people in Passo Fundo - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cattelan, Anderson Vesz
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pandolfo, Bruna Pertile, Longhi, Ernesto Graziotin, Schumann, Ramiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/136
Resumo: Estudos demográficos em escala mundial demonstram um aumento na proporção da população idosa em vários países. Essa tendência mundial deve-se à redução das taxas de mortalidade e ao aumento da expectativa de vida da população, além da diminuição da fecundidade. O Brasil está passando por essas transformações num curto espaço de tempo. Um aumento da proporção de idosos na população requer uma adaptação da sociedade, com a necessidade de aumento da quantidade e qualidade de casas de longa permanência. Quando se avalia qualidade, a ergonomia adquire um papel fundamental, visando adaptar o ambiente de vivência do idoso às suas limitações, sejam funcionais, cognitivas e/ou psicológicas, garantindo-lhe mais segurança e conforto. Uma casa asilar deve responder às principais necessidades provindas das alterações funcionais decorrentes do envelhecimento humano, seguindo as recomendações preconizadas pela portaria do Ministério da Saúde. O presente trabalho teve por objetivo avaliar ergonomicamente o ambiente de uma instituição de longa permanência para idosos, buscando comparar os achados com as exigências estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A partir dessas reflexões, conclui-se que a instituição analisada cumpre com 62,5% das recomendações, conseguindo proporcionar aos idosos condições mínimas para sua independência, comodidade e segurança. Mudanças e adaptações se fazem necessárias para uma melhor qualidade de vida dos idosos institucionalizados.
id UPF-3_fa830b83baeae91ac2baf5393a153528
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/136
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Ergonomics analysis by institution of long permanence for older people in Passo Fundo - RSAnálise ergonômica de uma instituição de longa permanência para idosos em Passo Fundo - RSEstudos demográficos em escala mundial demonstram um aumento na proporção da população idosa em vários países. Essa tendência mundial deve-se à redução das taxas de mortalidade e ao aumento da expectativa de vida da população, além da diminuição da fecundidade. O Brasil está passando por essas transformações num curto espaço de tempo. Um aumento da proporção de idosos na população requer uma adaptação da sociedade, com a necessidade de aumento da quantidade e qualidade de casas de longa permanência. Quando se avalia qualidade, a ergonomia adquire um papel fundamental, visando adaptar o ambiente de vivência do idoso às suas limitações, sejam funcionais, cognitivas e/ou psicológicas, garantindo-lhe mais segurança e conforto. Uma casa asilar deve responder às principais necessidades provindas das alterações funcionais decorrentes do envelhecimento humano, seguindo as recomendações preconizadas pela portaria do Ministério da Saúde. O presente trabalho teve por objetivo avaliar ergonomicamente o ambiente de uma instituição de longa permanência para idosos, buscando comparar os achados com as exigências estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A partir dessas reflexões, conclui-se que a instituição analisada cumpre com 62,5% das recomendações, conseguindo proporcionar aos idosos condições mínimas para sua independência, comodidade e segurança. Mudanças e adaptações se fazem necessárias para uma melhor qualidade de vida dos idosos institucionalizados.Editora UPF2007-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13610.5335/rbceh.2012.136Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 4 n. 2 (2007)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/136/108Cattelan, Anderson VeszPandolfo, Bruna PertileLonghi, Ernesto GraziotinSchumann, Ramiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:29Zoai:seer.upf.br:article/136Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:29Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ergonomics analysis by institution of long permanence for older people in Passo Fundo - RS
Análise ergonômica de uma instituição de longa permanência para idosos em Passo Fundo - RS
title Ergonomics analysis by institution of long permanence for older people in Passo Fundo - RS
spellingShingle Ergonomics analysis by institution of long permanence for older people in Passo Fundo - RS
Cattelan, Anderson Vesz
title_short Ergonomics analysis by institution of long permanence for older people in Passo Fundo - RS
title_full Ergonomics analysis by institution of long permanence for older people in Passo Fundo - RS
title_fullStr Ergonomics analysis by institution of long permanence for older people in Passo Fundo - RS
title_full_unstemmed Ergonomics analysis by institution of long permanence for older people in Passo Fundo - RS
title_sort Ergonomics analysis by institution of long permanence for older people in Passo Fundo - RS
author Cattelan, Anderson Vesz
author_facet Cattelan, Anderson Vesz
Pandolfo, Bruna Pertile
Longhi, Ernesto Graziotin
Schumann, Ramiro
author_role author
author2 Pandolfo, Bruna Pertile
Longhi, Ernesto Graziotin
Schumann, Ramiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cattelan, Anderson Vesz
Pandolfo, Bruna Pertile
Longhi, Ernesto Graziotin
Schumann, Ramiro
description Estudos demográficos em escala mundial demonstram um aumento na proporção da população idosa em vários países. Essa tendência mundial deve-se à redução das taxas de mortalidade e ao aumento da expectativa de vida da população, além da diminuição da fecundidade. O Brasil está passando por essas transformações num curto espaço de tempo. Um aumento da proporção de idosos na população requer uma adaptação da sociedade, com a necessidade de aumento da quantidade e qualidade de casas de longa permanência. Quando se avalia qualidade, a ergonomia adquire um papel fundamental, visando adaptar o ambiente de vivência do idoso às suas limitações, sejam funcionais, cognitivas e/ou psicológicas, garantindo-lhe mais segurança e conforto. Uma casa asilar deve responder às principais necessidades provindas das alterações funcionais decorrentes do envelhecimento humano, seguindo as recomendações preconizadas pela portaria do Ministério da Saúde. O presente trabalho teve por objetivo avaliar ergonomicamente o ambiente de uma instituição de longa permanência para idosos, buscando comparar os achados com as exigências estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A partir dessas reflexões, conclui-se que a instituição analisada cumpre com 62,5% das recomendações, conseguindo proporcionar aos idosos condições mínimas para sua independência, comodidade e segurança. Mudanças e adaptações se fazem necessárias para uma melhor qualidade de vida dos idosos institucionalizados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/136
10.5335/rbceh.2012.136
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/136
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/136/108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 4 n. 2 (2007)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937891299459072