Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cremonini, Patricia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1071
Resumo: Frente às constantes mudanças globais e a intensa competitividade do setor supermercadista, uma ferramenta que tem sido usada pelos gestores para auxiliar nas operações das empresas é o planejamento estratégico. O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de sugerir um planejamento estratégico adequado para o Supermercado Cremonini, empresa que possui gestão familiar, é líder do setor no ambiente em que atua e não possui nenhuma ferramenta de gestão para auxiliar suas atividades. A pesquisa apresenta o desenvolvimento do planejamento estratégico para a empresa estagiada, bem como os conceitos na visão de diversos autores. Num primeiro momento, foram definidos a missão e a visão e analisou-se o ambiente de atuação da empresa. Através da aplicação dos questionários que foram respondidos pelos proprietários, funcionários e clientes, pode-se identificar suas oportunidades e ameaças, assim como as forças e fraquezas do ambiente interno. Após tabulados os resultados dos questionários e identificado a postura estratégica da empresa, foram estabelecidos os objetivos, metas e estratégias que foram desenvolvidos no plano de ação. Também foram sugeridas algumas ações corretivas à empresa além da implementação adequada e do controle do planejamento estratégico.
id UPF_42ec1e5515a3f814869cc0b6f867e060
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1071
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2017-08-08T13:32:31Z2017-08-082017-08-08T13:32:31Z2016-12-05CREMONINI, Patricia. Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda. 2016. 59 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1071Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2017-08-08T13:32:31Z No. of bitstreams: 1 PF2016PATRICIA CREMONINI.pdf: 315941 bytes, checksum: 27077622d3d6d9bbd159997050a26ae4 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-08T13:32:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2016PATRICIA CREMONINI.pdf: 315941 bytes, checksum: 27077622d3d6d9bbd159997050a26ae4 (MD5) Previous issue date: 2016-12-05Frente às constantes mudanças globais e a intensa competitividade do setor supermercadista, uma ferramenta que tem sido usada pelos gestores para auxiliar nas operações das empresas é o planejamento estratégico. O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de sugerir um planejamento estratégico adequado para o Supermercado Cremonini, empresa que possui gestão familiar, é líder do setor no ambiente em que atua e não possui nenhuma ferramenta de gestão para auxiliar suas atividades. A pesquisa apresenta o desenvolvimento do planejamento estratégico para a empresa estagiada, bem como os conceitos na visão de diversos autores. Num primeiro momento, foram definidos a missão e a visão e analisou-se o ambiente de atuação da empresa. Através da aplicação dos questionários que foram respondidos pelos proprietários, funcionários e clientes, pode-se identificar suas oportunidades e ameaças, assim como as forças e fraquezas do ambiente interno. Após tabulados os resultados dos questionários e identificado a postura estratégica da empresa, foram estabelecidos os objetivos, metas e estratégias que foram desenvolvidos no plano de ação. Também foram sugeridas algumas ações corretivas à empresa além da implementação adequada e do controle do planejamento estratégico.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasPlanejamento estratégicoGestão familiarPlanejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltdainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPadilha, Ana Claudia MachadoCremonini, Patriciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1071/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2016PATRICIA CREMONINI.pdfPF2016PATRICIA CREMONINI.pdfMonografia Patrícia Cremoniniapplication/pdf315941http://localhost:8080/bitstream/riupf/1071/1/PF2016PATRICIA%20CREMONINI.pdf27077622d3d6d9bbd159997050a26ae4MD51riupf/10712017-08-08 10:32:31.82oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-08-08T13:32:31Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda
title Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda
spellingShingle Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda
Cremonini, Patricia
Administração de empresas
Planejamento estratégico
Gestão familiar
title_short Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda
title_full Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda
title_fullStr Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda
title_full_unstemmed Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda
title_sort Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda
author Cremonini, Patricia
author_facet Cremonini, Patricia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Padilha, Ana Claudia Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Cremonini, Patricia
contributor_str_mv Padilha, Ana Claudia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Planejamento estratégico
Gestão familiar
topic Administração de empresas
Planejamento estratégico
Gestão familiar
description Frente às constantes mudanças globais e a intensa competitividade do setor supermercadista, uma ferramenta que tem sido usada pelos gestores para auxiliar nas operações das empresas é o planejamento estratégico. O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de sugerir um planejamento estratégico adequado para o Supermercado Cremonini, empresa que possui gestão familiar, é líder do setor no ambiente em que atua e não possui nenhuma ferramenta de gestão para auxiliar suas atividades. A pesquisa apresenta o desenvolvimento do planejamento estratégico para a empresa estagiada, bem como os conceitos na visão de diversos autores. Num primeiro momento, foram definidos a missão e a visão e analisou-se o ambiente de atuação da empresa. Através da aplicação dos questionários que foram respondidos pelos proprietários, funcionários e clientes, pode-se identificar suas oportunidades e ameaças, assim como as forças e fraquezas do ambiente interno. Após tabulados os resultados dos questionários e identificado a postura estratégica da empresa, foram estabelecidos os objetivos, metas e estratégias que foram desenvolvidos no plano de ação. Também foram sugeridas algumas ações corretivas à empresa além da implementação adequada e do controle do planejamento estratégico.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-08T13:32:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-08
2017-08-08T13:32:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CREMONINI, Patricia. Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda. 2016. 59 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1071
identifier_str_mv CREMONINI, Patricia. Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda. 2016. 59 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1071/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1071/1/PF2016PATRICIA%20CREMONINI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
27077622d3d6d9bbd159997050a26ae4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792598845643816960