Planejamento estratégico: o caso do Supermercado Cremonini Ltda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cremonini, Patricia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1071
Resumo: Frente às constantes mudanças globais e a intensa competitividade do setor supermercadista, uma ferramenta que tem sido usada pelos gestores para auxiliar nas operações das empresas é o planejamento estratégico. O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de sugerir um planejamento estratégico adequado para o Supermercado Cremonini, empresa que possui gestão familiar, é líder do setor no ambiente em que atua e não possui nenhuma ferramenta de gestão para auxiliar suas atividades. A pesquisa apresenta o desenvolvimento do planejamento estratégico para a empresa estagiada, bem como os conceitos na visão de diversos autores. Num primeiro momento, foram definidos a missão e a visão e analisou-se o ambiente de atuação da empresa. Através da aplicação dos questionários que foram respondidos pelos proprietários, funcionários e clientes, pode-se identificar suas oportunidades e ameaças, assim como as forças e fraquezas do ambiente interno. Após tabulados os resultados dos questionários e identificado a postura estratégica da empresa, foram estabelecidos os objetivos, metas e estratégias que foram desenvolvidos no plano de ação. Também foram sugeridas algumas ações corretivas à empresa além da implementação adequada e do controle do planejamento estratégico.