Capital intelectual: um estudo na empresa Lavoro Máquinas Agrícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franciosi, Edi Cecíclia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/668
Resumo: Gerenciar de maneira inteligente as informações obtidas e o consequente conhecimento gerado e incorporado pela empresa a partir dos seus processos de inovação passa a ser diferencial estratégico. É nesse contexto que surgem, dentro das empresas, os novos agentes do conhecimento. O presente trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos funcionários da empresa Lavoro Máquinas Agrícolas acerca do Capital Intelectual. Para o desenvolvimento da pesquisa, fez-se um estudo bibliográfico sobre Capital humano, Capital estrutural e Capital de clientes. O procedimento metodológico utilizado foi um questionário de cunho descritivo que, para Diehl e Tatim (2004), proporciona um maior esclarecimento e compreensão a respeito do tema pesquisado. Para obtenção do resultado, foi realizado o estudo de caso, a fim de esclarecer, compreender e identificar os objetivos da pesquisa, com o propósito de obter resultados cientificamente válidos e oportunidades de melhorias. Os resultados encontrados demonstram que os colaboradores necessitam comprometer-se mais com suas responsabilidades e comprometimento no trabalho, melhorar a qualidade das informações para a tomada de decisão, e ter maior qualidade da infraestrutura física e tecnológica para a consecução dos objetivos organizacionais. Os pontos positivos foram: capacidade de oferta de novos produtos e serviços à comunidade, a capacidade de sustentabilidade econômica e financeira da empresa, o nível de satisfação do cliente com relação aos serviços prestados e as vendas realizadas é ótimo, e o peso e a repercussão da marca que a empresa tem no mercado é positiva junto à comunidade local, regional e ao mercado, e o índice de perda de consumidores é muito baixo, a um número muito reduzido de clientes que compram um produto John Deere e não voltam para comprar tanto peças para quanto fazer serviços. Por fim, foram elaboradas sugestões e recomendações a respeito dos resultados da pesquisa, visando aumentar e melhorar o gerenciamento do conhecimento presente na empresa.
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