MM-Híbrido - Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido em Instituições de Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189947 |
Resumo: | O ensino híbrido tem por objetivo unir as melhores características do ensino presencial e os recursos de aprendizado on-line para promover uma educação de qualidade, representando assim oportunidade para redesenhar a forma como cursos superiores são desenvolvidos, programados e entregues pelo uso de combinação de momentos presenciais e virtuais, “Brick and Click”. Este modelo de ensino pode ser visto como complemento de outras ecologias de aprendizagem e vem sendo foco de estudo no cenário mundial, como demonstram Horn e Staker (2015), ao afirmarem que a modalidade já se consolidou como uma das tendências mais importantes da educação no século XXI. A oferta do ensino híbrido representa desafios significativos às instituições educacionais à medida que cresce em escala, em complexidade e utiliza diferentes tecnologias e modelos pedagógicos. O Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido, em Instituições de Ensino Superior (MM-Híbrido), proposto nesta tese, é um framework projetado para ajudar os gestores de instituições de ensino superior a avaliar a capacidade de seus processos, para que possam adotar, bem como aprimorar, esta modalidade de ensino. O framework pode ser aplicado para avaliar a capacidade de um módulo, curso ou programa, a ser ofertado com os pressupostos de qualidade do ensino híbrido. Ele teve como base a segunda versão do e-Learning Maturity Model proposto por Marshall (2010a, 2010b, 2006a, 2006b), sendo composto por dois módulos: Autoavaliação da Capacidade dos Processos e Autoavaliação da Capacidade das Dimensões, ambos apoiados por um Modelo de Referência. O MM-Híbrido avalia seis categorias, ou áreas de processo, cada uma contém um conjunto de processos associados (totalizando 39 processos), os quais, por sua vez, são avaliados por práticas (totalizando 961 práticas), que se encontram divididas em cinco dimensões. Tais práticas visam auxiliar o planejamento estratégico de Instituições de Ensino Superior para a oferta do ensino híbrido. A elaboração do modelo envolveu várias etapas, entre elas: revisão sistemática de literatura, validação do modelo realizada por especialistas que consideraram o modelo bastante ajustado e pôr fim a realização de um estudo de caso exploratório realizado em uma instituição pública de ensino com ampla experiência na oferta de ensino superior presencial e a distância. Ao final pode-se verificar que o MM-Híbrido é um modelo que pode ser utilizado para impulsionar a implementação de forma mais eficaz e eficiente do ensino híbrido em instituições de ensino superior. |
id |
URGS_05035bfa7338e145782af53561881afc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189947 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Passos, Marize Lyra SilvaCortimiglia, Marcelo Nogueira2019-04-02T04:11:02Z2018http://hdl.handle.net/10183/189947001090023O ensino híbrido tem por objetivo unir as melhores características do ensino presencial e os recursos de aprendizado on-line para promover uma educação de qualidade, representando assim oportunidade para redesenhar a forma como cursos superiores são desenvolvidos, programados e entregues pelo uso de combinação de momentos presenciais e virtuais, “Brick and Click”. Este modelo de ensino pode ser visto como complemento de outras ecologias de aprendizagem e vem sendo foco de estudo no cenário mundial, como demonstram Horn e Staker (2015), ao afirmarem que a modalidade já se consolidou como uma das tendências mais importantes da educação no século XXI. A oferta do ensino híbrido representa desafios significativos às instituições educacionais à medida que cresce em escala, em complexidade e utiliza diferentes tecnologias e modelos pedagógicos. O Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido, em Instituições de Ensino Superior (MM-Híbrido), proposto nesta tese, é um framework projetado para ajudar os gestores de instituições de ensino superior a avaliar a capacidade de seus processos, para que possam adotar, bem como aprimorar, esta modalidade de ensino. O framework pode ser aplicado para avaliar a capacidade de um módulo, curso ou programa, a ser ofertado com os pressupostos de qualidade do ensino híbrido. Ele teve como base a segunda versão do e-Learning Maturity Model proposto por Marshall (2010a, 2010b, 2006a, 2006b), sendo composto por dois módulos: Autoavaliação da Capacidade dos Processos e Autoavaliação da Capacidade das Dimensões, ambos apoiados por um Modelo de Referência. O MM-Híbrido avalia seis categorias, ou áreas de processo, cada uma contém um conjunto de processos associados (totalizando 39 processos), os quais, por sua vez, são avaliados por práticas (totalizando 961 práticas), que se encontram divididas em cinco dimensões. Tais práticas visam auxiliar o planejamento estratégico de Instituições de Ensino Superior para a oferta do ensino híbrido. A elaboração do modelo envolveu várias etapas, entre elas: revisão sistemática de literatura, validação do modelo realizada por especialistas que consideraram o modelo bastante ajustado e pôr fim a realização de um estudo de caso exploratório realizado em uma instituição pública de ensino com ampla experiência na oferta de ensino superior presencial e a distância. Ao final pode-se verificar que o MM-Híbrido é um modelo que pode ser utilizado para impulsionar a implementação de forma mais eficaz e eficiente do ensino híbrido em instituições de ensino superior.Blended Learning aims to unite the best characteristics of face-to-face and online learning resources to promote quality education. As an opportunity to redesign the way in which higher education courses are developed, programmed and delivered using a combination of virtual and face-to-face moments, "Brick and Click". This model of teaching can be seen as a complement to other learning ecologies and has been a focus of study on the world stage, as shown by Horn and Staker (2015) when affirming that the modality has already consolidated as one of the most important trends in education of the 21st century. The offer of blended learning poses significant challenges to educational institutions as it grows in scale and complexity and uses different technologies and pedagogical models. The Maturity Model for Evaluation of Blended Learning in Higher Education Institutions (MM-Híbrido) proposed in this thesis is a framework to help managers of higher education institutions evaluate the capacity of their processes to can adopt this type of education. The framework can be applied to evaluate the capacity of a module, course or program to be offer with the quality assumptions of blended learning. It is based on the second version of e-Learning Maturity Model proposed by Marshall (MARSHALL, 2010a, 2010b, 2006a, 2006b), and is composed of two modules: Process Capability Self-evaluation and Dimension Capability Self-evaluation, both supported by a Reference Model. The MM-Hybrid evaluates six categories, or process areas, each containing a set of associated processes (totaling 39 processes), which in turn are evaluated by practices (totaling 961 practices), which are divided into five dimensions. These practices aim to assist the strategic planning of Higher Education Institutions in the provision of hybrid education. The elaboration of the model involved several stages, among them: systematic review of the literature, evaluation of the model performed by specialists who considered the model quite adjusted and finally the accomplishment of an exploratory case study carried out in a public educational institution with extensive experience in offering distance and face-to-face higher education. In the end, it turns out that the MM-Hybrid is a model that can be used to drive the implementation of a more efficient and effective hybrid education in higher education institutions.application/pdfporInstituições de ensino superiorAvaliação institucionalEnsino híbridoMaturity ModelMM-HíbridoQualityHigher EducationBlended LearningMM-Híbrido - Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido em Instituições de Ensino Superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090023.pdf.txt001090023.pdf.txtExtracted Texttext/plain477860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189947/2/001090023.pdf.txt9d932e5a4d63ca8f1d5e7a1da86b3f63MD52ORIGINAL001090023.pdfTexto completoapplication/pdf4500930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189947/1/001090023.pdfbec2615ed91191db4cee0f8e9b45dab9MD5110183/1899472019-04-03 04:17:02.284958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-03T07:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
MM-Híbrido - Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido em Instituições de Ensino Superior |
title |
MM-Híbrido - Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido em Instituições de Ensino Superior |
spellingShingle |
MM-Híbrido - Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido em Instituições de Ensino Superior Passos, Marize Lyra Silva Instituições de ensino superior Avaliação institucional Ensino híbrido Maturity Model MM-Híbrido Quality Higher Education Blended Learning |
title_short |
MM-Híbrido - Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido em Instituições de Ensino Superior |
title_full |
MM-Híbrido - Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido em Instituições de Ensino Superior |
title_fullStr |
MM-Híbrido - Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido em Instituições de Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
MM-Híbrido - Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido em Instituições de Ensino Superior |
title_sort |
MM-Híbrido - Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido em Instituições de Ensino Superior |
author |
Passos, Marize Lyra Silva |
author_facet |
Passos, Marize Lyra Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Marize Lyra Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cortimiglia, Marcelo Nogueira |
contributor_str_mv |
Cortimiglia, Marcelo Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições de ensino superior Avaliação institucional Ensino híbrido |
topic |
Instituições de ensino superior Avaliação institucional Ensino híbrido Maturity Model MM-Híbrido Quality Higher Education Blended Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Maturity Model MM-Híbrido Quality Higher Education Blended Learning |
description |
O ensino híbrido tem por objetivo unir as melhores características do ensino presencial e os recursos de aprendizado on-line para promover uma educação de qualidade, representando assim oportunidade para redesenhar a forma como cursos superiores são desenvolvidos, programados e entregues pelo uso de combinação de momentos presenciais e virtuais, “Brick and Click”. Este modelo de ensino pode ser visto como complemento de outras ecologias de aprendizagem e vem sendo foco de estudo no cenário mundial, como demonstram Horn e Staker (2015), ao afirmarem que a modalidade já se consolidou como uma das tendências mais importantes da educação no século XXI. A oferta do ensino híbrido representa desafios significativos às instituições educacionais à medida que cresce em escala, em complexidade e utiliza diferentes tecnologias e modelos pedagógicos. O Modelo de Maturidade para Avaliação do Ensino Híbrido, em Instituições de Ensino Superior (MM-Híbrido), proposto nesta tese, é um framework projetado para ajudar os gestores de instituições de ensino superior a avaliar a capacidade de seus processos, para que possam adotar, bem como aprimorar, esta modalidade de ensino. O framework pode ser aplicado para avaliar a capacidade de um módulo, curso ou programa, a ser ofertado com os pressupostos de qualidade do ensino híbrido. Ele teve como base a segunda versão do e-Learning Maturity Model proposto por Marshall (2010a, 2010b, 2006a, 2006b), sendo composto por dois módulos: Autoavaliação da Capacidade dos Processos e Autoavaliação da Capacidade das Dimensões, ambos apoiados por um Modelo de Referência. O MM-Híbrido avalia seis categorias, ou áreas de processo, cada uma contém um conjunto de processos associados (totalizando 39 processos), os quais, por sua vez, são avaliados por práticas (totalizando 961 práticas), que se encontram divididas em cinco dimensões. Tais práticas visam auxiliar o planejamento estratégico de Instituições de Ensino Superior para a oferta do ensino híbrido. A elaboração do modelo envolveu várias etapas, entre elas: revisão sistemática de literatura, validação do modelo realizada por especialistas que consideraram o modelo bastante ajustado e pôr fim a realização de um estudo de caso exploratório realizado em uma instituição pública de ensino com ampla experiência na oferta de ensino superior presencial e a distância. Ao final pode-se verificar que o MM-Híbrido é um modelo que pode ser utilizado para impulsionar a implementação de forma mais eficaz e eficiente do ensino híbrido em instituições de ensino superior. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-02T04:11:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189947 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001090023 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189947 |
identifier_str_mv |
001090023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189947/2/001090023.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189947/1/001090023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d932e5a4d63ca8f1d5e7a1da86b3f63 bec2615ed91191db4cee0f8e9b45dab9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085473655193600 |