O processo de separação-individuação mãe-bebê ao longo do primeiro ano de vida de bebês que frequentaram ou não a creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187455 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo investigar eventuais diferenças no processo de separação-individuação em mães e bebês que frequentaram ou não a creche ao longo do primeiro ano de vida. Participaram do estudo 3 díades de mães e bebês que frequentaram a creche a partir dos 6 meses de idade e 3 díades de mães e bebês que não frequentaram a creche e foram cuidados, prioritariamente, pela mãe. As mães responderam a entrevistas estruturadas durante o 6º e 12º mês dos filhos. A análise de conteúdo qualitativa revelou que os bebês vivenciaram o processo de separação-individuação de maneira satisfatória, independente de terem frequentado ou não a creche. As mães cujos bebês frequentaram a creche consideraram essa decisão como necessária, sem que os momentos de separação lhes trouxessem maiores sofrimentos e prejuízos. Tal aspecto revelou-se, aparentemente, sem maiores consequências para o processo de separação-individuação mãe-bebê. Já as mães cujos bebês não frequentaram a creche ressaltaram dificuldades frente às separações, especialmente aos 6 meses do bebê, ressaltando o desejo de estarem com os filhos durante todo o tempo diário. No entanto, aos 12 meses dos bebês elas já ressaltavam maior necessidade de se individuarem dos filhos estabelecendo uma rotina mais separada deles, justamente o momento em que os bebês apresentavam uma individuação maior em relação a elas. Esse estudo revela que o processo de separação-individuação mãe-bebê ocorre em íntima conexão com o que se passa com o bebê, e pode ocorrer adequadamente mesmo com uma influência externa, como a entrada na creche, ou através do processo natural de desenvolvimento do bebê. |
id |
URGS_09181823b99003794b23fc07400c334f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187455 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bossi, Tatiele JacquesPiccinini, Cesar Augusto2018-12-28T04:00:39Z2013http://hdl.handle.net/10183/187455000916062Este estudo teve por objetivo investigar eventuais diferenças no processo de separação-individuação em mães e bebês que frequentaram ou não a creche ao longo do primeiro ano de vida. Participaram do estudo 3 díades de mães e bebês que frequentaram a creche a partir dos 6 meses de idade e 3 díades de mães e bebês que não frequentaram a creche e foram cuidados, prioritariamente, pela mãe. As mães responderam a entrevistas estruturadas durante o 6º e 12º mês dos filhos. A análise de conteúdo qualitativa revelou que os bebês vivenciaram o processo de separação-individuação de maneira satisfatória, independente de terem frequentado ou não a creche. As mães cujos bebês frequentaram a creche consideraram essa decisão como necessária, sem que os momentos de separação lhes trouxessem maiores sofrimentos e prejuízos. Tal aspecto revelou-se, aparentemente, sem maiores consequências para o processo de separação-individuação mãe-bebê. Já as mães cujos bebês não frequentaram a creche ressaltaram dificuldades frente às separações, especialmente aos 6 meses do bebê, ressaltando o desejo de estarem com os filhos durante todo o tempo diário. No entanto, aos 12 meses dos bebês elas já ressaltavam maior necessidade de se individuarem dos filhos estabelecendo uma rotina mais separada deles, justamente o momento em que os bebês apresentavam uma individuação maior em relação a elas. Esse estudo revela que o processo de separação-individuação mãe-bebê ocorre em íntima conexão com o que se passa com o bebê, e pode ocorrer adequadamente mesmo com uma influência externa, como a entrada na creche, ou através do processo natural de desenvolvimento do bebê.This paper has had the goal to investigate eventual differences in the separation-individuation process in mothers and babies who attended or did not attend daycare throughout the first year of life. Three dyads have participated of the study from mothers and babies who attended nursery from 6 months old and 3 dyads of mothers and babies who haven’t attended daycare and were cared, as a matter of priority, by mother. Mothers answered to structured interviews during the 6th and 12th months old of their children. The qualitative content analysis has revealed that babies have experienced the separation-individuation process of a satisfactory way, apart, no matter having attended or not daycare. Mothers whose babies attended daycare considered this decision as required, without which the moments of separation brought them more sufferings and prejudice. This aspect has been revealed itself, apparently, without any major consequences for the separation-individuation process. Already mothers whose babies did not attend daycare underscored difficulties in separating the desire of being with their children all the time every single day, specially the baby at 6-months-age. However, at 12 months old of babies they already highlighted more necessity of being away from their children establishing a more distant routine from them, just the moment in what babies showed a wider individuation related to their mothers. Its paper shows that mother-baby´s separation-individuation process occur in intimate connection in which it’s been through the baby, and can properly occur even with an external influence, as the entry in the day care center, or through the baby’s natural process of development.application/pdfporSeparação-individuaçãoCrecheBebêRelação mãe-criançaDesenvolvimento infantilChild day careSeparation-individuation processEmotional developmentO processo de separação-individuação mãe-bebê ao longo do primeiro ano de vida de bebês que frequentaram ou não a crecheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000916062.pdf.txt000916062.pdf.txtExtracted Texttext/plain494727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187455/2/000916062.pdf.txt55bda8047b222b3293771d8958dc1deaMD52ORIGINAL000916062.pdfTexto completoapplication/pdf1340223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187455/1/000916062.pdfc13d2e4d436a01b7306681e300b406f7MD5110183/1874552018-12-29 04:11:49.589739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-12-29T06:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de separação-individuação mãe-bebê ao longo do primeiro ano de vida de bebês que frequentaram ou não a creche |
title |
O processo de separação-individuação mãe-bebê ao longo do primeiro ano de vida de bebês que frequentaram ou não a creche |
spellingShingle |
O processo de separação-individuação mãe-bebê ao longo do primeiro ano de vida de bebês que frequentaram ou não a creche Bossi, Tatiele Jacques Separação-individuação Creche Bebê Relação mãe-criança Desenvolvimento infantil Child day care Separation-individuation process Emotional development |
title_short |
O processo de separação-individuação mãe-bebê ao longo do primeiro ano de vida de bebês que frequentaram ou não a creche |
title_full |
O processo de separação-individuação mãe-bebê ao longo do primeiro ano de vida de bebês que frequentaram ou não a creche |
title_fullStr |
O processo de separação-individuação mãe-bebê ao longo do primeiro ano de vida de bebês que frequentaram ou não a creche |
title_full_unstemmed |
O processo de separação-individuação mãe-bebê ao longo do primeiro ano de vida de bebês que frequentaram ou não a creche |
title_sort |
O processo de separação-individuação mãe-bebê ao longo do primeiro ano de vida de bebês que frequentaram ou não a creche |
author |
Bossi, Tatiele Jacques |
author_facet |
Bossi, Tatiele Jacques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bossi, Tatiele Jacques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccinini, Cesar Augusto |
contributor_str_mv |
Piccinini, Cesar Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Separação-individuação Creche Bebê Relação mãe-criança Desenvolvimento infantil |
topic |
Separação-individuação Creche Bebê Relação mãe-criança Desenvolvimento infantil Child day care Separation-individuation process Emotional development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Child day care Separation-individuation process Emotional development |
description |
Este estudo teve por objetivo investigar eventuais diferenças no processo de separação-individuação em mães e bebês que frequentaram ou não a creche ao longo do primeiro ano de vida. Participaram do estudo 3 díades de mães e bebês que frequentaram a creche a partir dos 6 meses de idade e 3 díades de mães e bebês que não frequentaram a creche e foram cuidados, prioritariamente, pela mãe. As mães responderam a entrevistas estruturadas durante o 6º e 12º mês dos filhos. A análise de conteúdo qualitativa revelou que os bebês vivenciaram o processo de separação-individuação de maneira satisfatória, independente de terem frequentado ou não a creche. As mães cujos bebês frequentaram a creche consideraram essa decisão como necessária, sem que os momentos de separação lhes trouxessem maiores sofrimentos e prejuízos. Tal aspecto revelou-se, aparentemente, sem maiores consequências para o processo de separação-individuação mãe-bebê. Já as mães cujos bebês não frequentaram a creche ressaltaram dificuldades frente às separações, especialmente aos 6 meses do bebê, ressaltando o desejo de estarem com os filhos durante todo o tempo diário. No entanto, aos 12 meses dos bebês elas já ressaltavam maior necessidade de se individuarem dos filhos estabelecendo uma rotina mais separada deles, justamente o momento em que os bebês apresentavam uma individuação maior em relação a elas. Esse estudo revela que o processo de separação-individuação mãe-bebê ocorre em íntima conexão com o que se passa com o bebê, e pode ocorrer adequadamente mesmo com uma influência externa, como a entrada na creche, ou através do processo natural de desenvolvimento do bebê. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-28T04:00:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187455 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000916062 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187455 |
identifier_str_mv |
000916062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187455/2/000916062.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187455/1/000916062.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55bda8047b222b3293771d8958dc1dea c13d2e4d436a01b7306681e300b406f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085463809064960 |