Das disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zibenberg, Igor Ghelman Sordi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203807
Resumo: Esta tese tem com objeto de análise o êxito escolar dos egressos da Educação Profissional Técnica de Ensino Médio Integrada ao Ensino Médio dos cursos do Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mobilizando aportes teórico-metodológicos da tradição sociológica disposicionalista fundamentada em Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, o objetivo é compreender a incorporação do êxito escolar através da formação dos habitus estudantis dos referidos concluintes. Para produção do material empírico, foram realizadas entrevistas longas e semiestruturadas com estudantes que concluíram os cursos entre os anos de 2015 e 2018. A hipótese inicial é a de que haveria uma relação entre a conclusão do curso com a constituição de um habitus estudantil através das disposições sociais incorporadas pelos egressos através das redes de interdependência e dos quadros de socialização a que pertencem os estudantes. A análise das transcrições das entrevistas confrontadas com o aparato teórico permite sintetizar que os egressos concluíram seus cursos a partir da incorporação e da atualização de seus habitus os quais, apesar de apresentarem algumas disposições sociais recorrentes, se demonstraram heterogêneos entre si. Ou seja, embora o conjunto de disposições sociais tenha se mostrado rentável do ponto de vista escolar, não há um habitus estudantil uníssono entre eles, mas a viabilização do êxito escolar se constitui a partir de uma pluralidade de habitus estudantis. Em cada um dos oito casos analisados foram identificados os quadros de socialização que influenciaram a constituição das disposições sociais correlatas ao êxito escolar, sendo que as redes de interdependência da família, da escola de Ensino Fundamental e do Campus Restinga se apresentaram com os principais contextos de socialização.
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spelling Zibenberg, Igor Ghelman SordiFranzói, Naira Lisboa2019-12-27T04:03:14Z2019http://hdl.handle.net/10183/203807001109326Esta tese tem com objeto de análise o êxito escolar dos egressos da Educação Profissional Técnica de Ensino Médio Integrada ao Ensino Médio dos cursos do Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mobilizando aportes teórico-metodológicos da tradição sociológica disposicionalista fundamentada em Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, o objetivo é compreender a incorporação do êxito escolar através da formação dos habitus estudantis dos referidos concluintes. Para produção do material empírico, foram realizadas entrevistas longas e semiestruturadas com estudantes que concluíram os cursos entre os anos de 2015 e 2018. A hipótese inicial é a de que haveria uma relação entre a conclusão do curso com a constituição de um habitus estudantil através das disposições sociais incorporadas pelos egressos através das redes de interdependência e dos quadros de socialização a que pertencem os estudantes. A análise das transcrições das entrevistas confrontadas com o aparato teórico permite sintetizar que os egressos concluíram seus cursos a partir da incorporação e da atualização de seus habitus os quais, apesar de apresentarem algumas disposições sociais recorrentes, se demonstraram heterogêneos entre si. Ou seja, embora o conjunto de disposições sociais tenha se mostrado rentável do ponto de vista escolar, não há um habitus estudantil uníssono entre eles, mas a viabilização do êxito escolar se constitui a partir de uma pluralidade de habitus estudantis. Em cada um dos oito casos analisados foram identificados os quadros de socialização que influenciaram a constituição das disposições sociais correlatas ao êxito escolar, sendo que as redes de interdependência da família, da escola de Ensino Fundamental e do Campus Restinga se apresentaram com os principais contextos de socialização.This thesis has as object of analysis the academic success of the graduates of the Technical Education of High School Integrated to High School of the courses of the Restinga Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. Mobilizing theoretical and methodological contributions of the dispositionalist sociological tradition based on Pierre Bourdieu and Bernard Lahire, the objective is to understand the incorporation of school success through the formation of student´s habitus of the referred graduates. For the production of empirical material, long and semi-structured interviews were conducted with students who completed the courses between 2015 and 2018.The initial hypothesis is that there would be a relationship between the conclusion of the course and the constitution of a student´s habitus through the social dispositions incorporated by the graduates through the networks of interdependence and the socialization frameworks to which the students belong. The analysis of the interviews transcripts confronted with the theoretical apparatus allows us to synthesize that the graduates completed their courses from the incorporation and updating of their habitus which, despite presenting some recurrent social dispositions, proved to be heterogeneous among each other. In other words, although the set of social dispositions proved to be profitable from the school point of view, there is not a unified student´s habitus among them, but the viability of school success is constituted from a plurality of student´s habitus. In each of the eight cases analyzed, the socialization frameworks that influenced the constitution of social dispositions related to school success were identified, being that the networks of interdependence of the family, elementary school and Campus Restinga were the main contexts of socialization.application/pdfporEnsino médioEvasão escolarÊxito escolarIntegrated high schoolSchool successStudent´s habitusDas disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109326.pdf.txt001109326.pdf.txtExtracted Texttext/plain498548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203807/2/001109326.pdf.txt89c329d8f7105d8c13c48b41dbb1a372MD52ORIGINAL001109326.pdfTexto completoapplication/pdf2112794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203807/1/001109326.pdfb5a1409bebd0b90a6a374b0e7004e9efMD5110183/2038072021-12-06 05:38:50.393497oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:38:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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