O processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância : caminhos para aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Lisiane Santos Massochini
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106496
Resumo: Este trabalho é fundamentado na teoria piagetiana da cooperação e analisa como aconteceu o processo das trocas interindividuais realizadas por alunos e tutores de uma turma do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada em fóruns produzidos durante duas disciplinas do curso em uma turma do polo de Porto Alegre/RS. A análise dos dados foi construída com base em cinco categorias que representam os movimentos produzidos durante as trocas interindividuais. Os resultados apontam que a maioria dos alunos apresenta características egocêntricas, permanecendo prisioneiros de suas perspectivas. Com isso, poucos alunos foram capazes de coordenar as perspectivas apresentadas, situação que leva à cooperação. A partir desses resultados verifica-se que as trocas interindividuais quando realizadas em um processo evolutivo de reflexão à objetividade, propiciam condições para que ocorra a coordenação de pontos de vista e seja desenvolvida a cooperação.
id URGS_0c940a993f1c21f4e5e9cbe24dc69a70
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106496
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Amaro, Lisiane Santos MassochiniAragón, Rosane2014-11-08T02:13:53Z2014http://hdl.handle.net/10183/106496000941781Este trabalho é fundamentado na teoria piagetiana da cooperação e analisa como aconteceu o processo das trocas interindividuais realizadas por alunos e tutores de uma turma do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada em fóruns produzidos durante duas disciplinas do curso em uma turma do polo de Porto Alegre/RS. A análise dos dados foi construída com base em cinco categorias que representam os movimentos produzidos durante as trocas interindividuais. Os resultados apontam que a maioria dos alunos apresenta características egocêntricas, permanecendo prisioneiros de suas perspectivas. Com isso, poucos alunos foram capazes de coordenar as perspectivas apresentadas, situação que leva à cooperação. A partir desses resultados verifica-se que as trocas interindividuais quando realizadas em um processo evolutivo de reflexão à objetividade, propiciam condições para que ocorra a coordenação de pontos de vista e seja desenvolvida a cooperação.This work is based on the theory piagetian of cooperation and analyze how the process happened interindividual exchanges performed by students and tutors of onde class undergraduate degree in Business Administration, the distance mode, offered by the Federal University of Rio Grande do Sul. Data collection was conducted in foruns produced during the two disciplines in a class polo Porto Alegre/RS. Data analysis was constructed based on five categories representing the movements made during inter-exchange. The results show that most students shows egocentric characteristics, remaining prisoners of their prospects. With so, few students were able to coordinate the perspectives presented, a situation that leads to cooperation. From these results it appears that the interindividual exchanges when performed in an evolutionary process of reflection, provide conditions for the occurrence of coordination of views and to develop cooperation.application/pdfporEnsino a distânciaAprendizagemCooperaçãoAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualDistance educationLearningInterindividual tradesCooperationO processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância : caminhos para aprendizagem cooperativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941781.pdf000941781.pdfTexto completoapplication/pdf1670469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106496/1/000941781.pdf5af665cbca6b137c554856c440afef36MD51TEXT000941781.pdf.txt000941781.pdf.txtExtracted Texttext/plain135367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106496/2/000941781.pdf.txt64613f545e855e7acf3d305c89f94d41MD52THUMBNAIL000941781.pdf.jpg000941781.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106496/3/000941781.pdf.jpga39e1847fffb34b4364702c890f0742eMD5310183/1064962018-10-19 10:32:02.923oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106496Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância : caminhos para aprendizagem cooperativa
title O processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância : caminhos para aprendizagem cooperativa
spellingShingle O processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância : caminhos para aprendizagem cooperativa
Amaro, Lisiane Santos Massochini
Ensino a distância
Aprendizagem
Cooperação
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Distance education
Learning
Interindividual trades
Cooperation
title_short O processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância : caminhos para aprendizagem cooperativa
title_full O processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância : caminhos para aprendizagem cooperativa
title_fullStr O processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância : caminhos para aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed O processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância : caminhos para aprendizagem cooperativa
title_sort O processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância : caminhos para aprendizagem cooperativa
author Amaro, Lisiane Santos Massochini
author_facet Amaro, Lisiane Santos Massochini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Lisiane Santos Massochini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragón, Rosane
contributor_str_mv Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Aprendizagem
Cooperação
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
topic Ensino a distância
Aprendizagem
Cooperação
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Distance education
Learning
Interindividual trades
Cooperation
dc.subject.eng.fl_str_mv Distance education
Learning
Interindividual trades
Cooperation
description Este trabalho é fundamentado na teoria piagetiana da cooperação e analisa como aconteceu o processo das trocas interindividuais realizadas por alunos e tutores de uma turma do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada em fóruns produzidos durante duas disciplinas do curso em uma turma do polo de Porto Alegre/RS. A análise dos dados foi construída com base em cinco categorias que representam os movimentos produzidos durante as trocas interindividuais. Os resultados apontam que a maioria dos alunos apresenta características egocêntricas, permanecendo prisioneiros de suas perspectivas. Com isso, poucos alunos foram capazes de coordenar as perspectivas apresentadas, situação que leva à cooperação. A partir desses resultados verifica-se que as trocas interindividuais quando realizadas em um processo evolutivo de reflexão à objetividade, propiciam condições para que ocorra a coordenação de pontos de vista e seja desenvolvida a cooperação.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-08T02:13:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/106496
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000941781
url http://hdl.handle.net/10183/106496
identifier_str_mv 000941781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106496/1/000941781.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106496/2/000941781.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106496/3/000941781.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5af665cbca6b137c554856c440afef36
64613f545e855e7acf3d305c89f94d41
a39e1847fffb34b4364702c890f0742e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309056605257728