Os filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/24813 |
Resumo: | Nesta tese, elaborada sob a perspectiva dos Estudos Culturais de inspiração pós-moderna e pós-estruturalista, busca-se indicar como os filmes de ficção científica têm operado na configuração de um mundo futuro, altamente tecnológico, bem como dos sujeitos que nele viverão, a partir de representações que exacerbam tendências atuais e que também são sarcásticas, dos modos de estruturação das sociedades contemporâneas. Considerou-se o cinema como uma Pedagogia Cultural por conterem os filmes representações e discursos sobre as tecnologias virtuais e digitais, relacionadas aos desenvolvimentos da informática, da eletrônica e das biotecnologias, que não apenas propiciam o entretenimento ou a convocação dos espectadores para reflexão em torno desses temas; postula-se que esses os ensinam a (con)viverem com tais tecnologias. O estudo focaliza seis filmes de longa metragem, que alcançaram uma significativa circulação nos circuitos comerciais, sendo também disponibilizados em DVDs e apresentados em sessões de cinema da TV, cujos títulos são os seguintes: O Quinto Elemento (1997); I. A. Inteligência Artificial (2001); Minority Report – A Nova Lei (2002); Eu, Robô (2004); Click (2006) e Filhos da Esperança (2006). A partir da noção foucaultiana de discurso procederam-se as análises, focalizando especialmente aspectos que colocam em discussão a perturbadora semelhança entre seres os humanos e as máquinas apresentadas pelas criaturas ciborgues, pós-humanas e pós-orgânicas representadas nestes filmes; a problemática proliferação de dejetos – lixo tecnológico e inclusive lixo humano – produzida por essas sociedades “do futuro”; o modo como as imagens digitais são neles tomadas para constituírem uma forma de mediação entre o presente, o passado e o futuro; e, por fim, como as alterações processadas nas estratégias de governamento das sociedades, que têm implicado uma passagem das sociedades disciplinares modernas para as sociedades de controle pós-modernas. |
id |
URGS_17a3835a37ad328de81bd29b1b644421 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24813 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bicca, Angela Dillmann NunesWortmann, Maria Lúcia Castagna2010-07-27T04:18:13Z2010http://hdl.handle.net/10183/24813000749258Nesta tese, elaborada sob a perspectiva dos Estudos Culturais de inspiração pós-moderna e pós-estruturalista, busca-se indicar como os filmes de ficção científica têm operado na configuração de um mundo futuro, altamente tecnológico, bem como dos sujeitos que nele viverão, a partir de representações que exacerbam tendências atuais e que também são sarcásticas, dos modos de estruturação das sociedades contemporâneas. Considerou-se o cinema como uma Pedagogia Cultural por conterem os filmes representações e discursos sobre as tecnologias virtuais e digitais, relacionadas aos desenvolvimentos da informática, da eletrônica e das biotecnologias, que não apenas propiciam o entretenimento ou a convocação dos espectadores para reflexão em torno desses temas; postula-se que esses os ensinam a (con)viverem com tais tecnologias. O estudo focaliza seis filmes de longa metragem, que alcançaram uma significativa circulação nos circuitos comerciais, sendo também disponibilizados em DVDs e apresentados em sessões de cinema da TV, cujos títulos são os seguintes: O Quinto Elemento (1997); I. A. Inteligência Artificial (2001); Minority Report – A Nova Lei (2002); Eu, Robô (2004); Click (2006) e Filhos da Esperança (2006). A partir da noção foucaultiana de discurso procederam-se as análises, focalizando especialmente aspectos que colocam em discussão a perturbadora semelhança entre seres os humanos e as máquinas apresentadas pelas criaturas ciborgues, pós-humanas e pós-orgânicas representadas nestes filmes; a problemática proliferação de dejetos – lixo tecnológico e inclusive lixo humano – produzida por essas sociedades “do futuro”; o modo como as imagens digitais são neles tomadas para constituírem uma forma de mediação entre o presente, o passado e o futuro; e, por fim, como as alterações processadas nas estratégias de governamento das sociedades, que têm implicado uma passagem das sociedades disciplinares modernas para as sociedades de controle pós-modernas.In a postmodern poststructuralist Cultural Studies perspective, we seek to show how science fiction films have shaped a highly technological future world and subjects to live in it by exaggerating and sometimes with sarcastic representations of how contemporary societies are structured. We have taken the cinema as a cultural pedagogy as films have representations and discourses about digital virtual technologies relating to computer science, electronics and biotechnology developments, which not only provide entertainment or making the viewers to think about these themes, but we consider that these teach them to live and live with these technologies. This study focuses on six feature films, which had significant circulation in the commercial circuits and were also offered in the form of DVD and presented on TV cinema sessions: The Fifth Element (1997); Artificial Intelligence (2001); Minority Report (2002); I, Robot (2002); Click (2006) and Children of Men (2006). From a Foucauldian notion of the discourse, we analysed particularly aspects discussing the disturbing similarity humans and machines cyborg, post-human and post-organic creatures introduced in these films; the problematic spread of waste — technological and human waste — these ‘future’ societies produced; the way how digital images become a mediation between present, past and future; and finally how changes occur in the strategies of governing societies, which have spurred modern disciplinary societies into postmodern control societies.application/pdfporEstudos culturaisPedagogia culturalTecnologia virtualFicção científicaPós-modernidadeCultural studiesCultural pedagogiesVirtual digital technologiesScience fictionPostmodernityOs filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000749258.pdf000749258.pdfTexto completoapplication/pdf2011508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24813/1/000749258.pdf4681dd220d311a9d231e59d615966423MD51TEXT000749258.pdf.txt000749258.pdf.txtExtracted Texttext/plain1019503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24813/2/000749258.pdf.txt15e3f2cb15b95081e7512871f0d6a97fMD52THUMBNAIL000749258.pdf.jpg000749258.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24813/3/000749258.pdf.jpgc6bc062ae00a3b4f5468dde0fd4ff196MD5310183/248132018-10-18 07:32:45.107oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:32:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernética |
title |
Os filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernética |
spellingShingle |
Os filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernética Bicca, Angela Dillmann Nunes Estudos culturais Pedagogia cultural Tecnologia virtual Ficção científica Pós-modernidade Cultural studies Cultural pedagogies Virtual digital technologies Science fiction Postmodernity |
title_short |
Os filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernética |
title_full |
Os filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernética |
title_fullStr |
Os filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernética |
title_full_unstemmed |
Os filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernética |
title_sort |
Os filmes de ficção científica nos ensinando a viver em uma civilização cibernética |
author |
Bicca, Angela Dillmann Nunes |
author_facet |
Bicca, Angela Dillmann Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bicca, Angela Dillmann Nunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wortmann, Maria Lúcia Castagna |
contributor_str_mv |
Wortmann, Maria Lúcia Castagna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos culturais Pedagogia cultural Tecnologia virtual Ficção científica Pós-modernidade |
topic |
Estudos culturais Pedagogia cultural Tecnologia virtual Ficção científica Pós-modernidade Cultural studies Cultural pedagogies Virtual digital technologies Science fiction Postmodernity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural studies Cultural pedagogies Virtual digital technologies Science fiction Postmodernity |
description |
Nesta tese, elaborada sob a perspectiva dos Estudos Culturais de inspiração pós-moderna e pós-estruturalista, busca-se indicar como os filmes de ficção científica têm operado na configuração de um mundo futuro, altamente tecnológico, bem como dos sujeitos que nele viverão, a partir de representações que exacerbam tendências atuais e que também são sarcásticas, dos modos de estruturação das sociedades contemporâneas. Considerou-se o cinema como uma Pedagogia Cultural por conterem os filmes representações e discursos sobre as tecnologias virtuais e digitais, relacionadas aos desenvolvimentos da informática, da eletrônica e das biotecnologias, que não apenas propiciam o entretenimento ou a convocação dos espectadores para reflexão em torno desses temas; postula-se que esses os ensinam a (con)viverem com tais tecnologias. O estudo focaliza seis filmes de longa metragem, que alcançaram uma significativa circulação nos circuitos comerciais, sendo também disponibilizados em DVDs e apresentados em sessões de cinema da TV, cujos títulos são os seguintes: O Quinto Elemento (1997); I. A. Inteligência Artificial (2001); Minority Report – A Nova Lei (2002); Eu, Robô (2004); Click (2006) e Filhos da Esperança (2006). A partir da noção foucaultiana de discurso procederam-se as análises, focalizando especialmente aspectos que colocam em discussão a perturbadora semelhança entre seres os humanos e as máquinas apresentadas pelas criaturas ciborgues, pós-humanas e pós-orgânicas representadas nestes filmes; a problemática proliferação de dejetos – lixo tecnológico e inclusive lixo humano – produzida por essas sociedades “do futuro”; o modo como as imagens digitais são neles tomadas para constituírem uma forma de mediação entre o presente, o passado e o futuro; e, por fim, como as alterações processadas nas estratégias de governamento das sociedades, que têm implicado uma passagem das sociedades disciplinares modernas para as sociedades de controle pós-modernas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-07-27T04:18:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/24813 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000749258 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/24813 |
identifier_str_mv |
000749258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24813/1/000749258.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24813/2/000749258.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24813/3/000749258.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4681dd220d311a9d231e59d615966423 15e3f2cb15b95081e7512871f0d6a97f c6bc062ae00a3b4f5468dde0fd4ff196 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064530622152704 |