Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aline Machado de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13870
Resumo: Esta pesquisa procura identificar as concepções alternativas dos alunos sobre ácidos e bases. A pesquisa foi realizada envolvendo 203 alunos do Ensino Médio, dos quais 111 alunos da 1ª série e 92 alunos da 3º série. O instrumento utilizado para a obtenção de dados foi essencialmente constituído por questões abertas onde os alunos descreveram seus conceitos sobre ácidos e base. Os resultados desse estudo mostraram um índice significativo de respostas que relacionavam o termo ácido a algo corrosivo, que queima e que é prejudicial à saúde. Além disso, em geral, quando abordavam a questão pela via da definição, se referiam apenas ao modelo de Arrhenius. O estudo mostra ainda, que os estudantes do ensino médio apresentam apenas um aprendizado superficial sobre o que são ácidos e bases o que relata uma triste realidade do ensino de ciências no país. Ensinam-se coisas complexas demais para os estudantes que, deste modo, não conseguem se apropriar dos saberes em questão. São sugeridas algumas alternativas de aulas que poderiam tornar os conceitos de ácidos e bases mais concretos para os estudantes. Entretanto, as mudanças propostas serviriam para melhorar o ensino de ciências, mas principalmente para as classes alta e média não atingindo a maioria da população. Conclui-que o ensino tem função de exclusão social e não visa formar um cidadão crítico.
id URGS_187f0142c8884507827adef1657a76a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13870
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Aline Machado deRocha, Joao Batista Teixeira da2008-09-17T04:11:53Z2008http://hdl.handle.net/10183/13870000656392Esta pesquisa procura identificar as concepções alternativas dos alunos sobre ácidos e bases. A pesquisa foi realizada envolvendo 203 alunos do Ensino Médio, dos quais 111 alunos da 1ª série e 92 alunos da 3º série. O instrumento utilizado para a obtenção de dados foi essencialmente constituído por questões abertas onde os alunos descreveram seus conceitos sobre ácidos e base. Os resultados desse estudo mostraram um índice significativo de respostas que relacionavam o termo ácido a algo corrosivo, que queima e que é prejudicial à saúde. Além disso, em geral, quando abordavam a questão pela via da definição, se referiam apenas ao modelo de Arrhenius. O estudo mostra ainda, que os estudantes do ensino médio apresentam apenas um aprendizado superficial sobre o que são ácidos e bases o que relata uma triste realidade do ensino de ciências no país. Ensinam-se coisas complexas demais para os estudantes que, deste modo, não conseguem se apropriar dos saberes em questão. São sugeridas algumas alternativas de aulas que poderiam tornar os conceitos de ácidos e bases mais concretos para os estudantes. Entretanto, as mudanças propostas serviriam para melhorar o ensino de ciências, mas principalmente para as classes alta e média não atingindo a maioria da população. Conclui-que o ensino tem função de exclusão social e não visa formar um cidadão crítico.This research aims to identify the students' alternative conceptions of acids and bases. The study was done with 203 high school students, of which 111 were on the first year and 92 were on the third year of high school. Open questions were used to acquire the information needed, for these, the students wrote their concepts on acid and base. The results of the study show a significant index of answers that related to the term acid, as something corrosive that burns and hazardous to our health. Furthermore, in general, when they dealt with the questions by way of definition, the students referred only to the Arrhenius model. In addition, the study shows that high school students show a very superficial knowledge about what are acids and bases. And that is a sad reality of the science education in our country. Schools teach complex information not allowing students to learn the important features of the subject.Through out the study, alternative class plans are suggested in order to turn the concepts of acid and base more approachable to the students. Although this suggested changes would only improve the learning process in the higher classes of society, not reaching the majority of the poorer population. In conclusion, education has the bases for exclusion not aiming to form critic citizens.application/pdfporEnsinoAprendizagemCiênciasÁcidosÁlcalisEnsino médioAcidsBasesAlternative conceptionsScience educationConcepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000656392.pdf000656392.pdfTexto completoapplication/pdf302158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13870/1/000656392.pdfb47b2304e67c135302e121caf471dc32MD51TEXT000656392.pdf.txt000656392.pdf.txtExtracted Texttext/plain90364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13870/2/000656392.pdf.txt9ee37785dee68ccb58417c4dcbf612d0MD52THUMBNAIL000656392.pdf.jpg000656392.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13870/3/000656392.pdf.jpg446e4c1f6c0c7a97d9db35c6f32fc10dMD5310183/138702022-08-11 04:44:53.270085oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13870Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-11T07:44:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de caso
title Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de caso
spellingShingle Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de caso
Oliveira, Aline Machado de
Ensino
Aprendizagem
Ciências
Ácidos
Álcalis
Ensino médio
Acids
Bases
Alternative conceptions
Science education
title_short Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de caso
title_full Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de caso
title_fullStr Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de caso
title_full_unstemmed Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de caso
title_sort Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de caso
author Oliveira, Aline Machado de
author_facet Oliveira, Aline Machado de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Aline Machado de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Joao Batista Teixeira da
contributor_str_mv Rocha, Joao Batista Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Ciências
Ácidos
Álcalis
Ensino médio
topic Ensino
Aprendizagem
Ciências
Ácidos
Álcalis
Ensino médio
Acids
Bases
Alternative conceptions
Science education
dc.subject.eng.fl_str_mv Acids
Bases
Alternative conceptions
Science education
description Esta pesquisa procura identificar as concepções alternativas dos alunos sobre ácidos e bases. A pesquisa foi realizada envolvendo 203 alunos do Ensino Médio, dos quais 111 alunos da 1ª série e 92 alunos da 3º série. O instrumento utilizado para a obtenção de dados foi essencialmente constituído por questões abertas onde os alunos descreveram seus conceitos sobre ácidos e base. Os resultados desse estudo mostraram um índice significativo de respostas que relacionavam o termo ácido a algo corrosivo, que queima e que é prejudicial à saúde. Além disso, em geral, quando abordavam a questão pela via da definição, se referiam apenas ao modelo de Arrhenius. O estudo mostra ainda, que os estudantes do ensino médio apresentam apenas um aprendizado superficial sobre o que são ácidos e bases o que relata uma triste realidade do ensino de ciências no país. Ensinam-se coisas complexas demais para os estudantes que, deste modo, não conseguem se apropriar dos saberes em questão. São sugeridas algumas alternativas de aulas que poderiam tornar os conceitos de ácidos e bases mais concretos para os estudantes. Entretanto, as mudanças propostas serviriam para melhorar o ensino de ciências, mas principalmente para as classes alta e média não atingindo a maioria da população. Conclui-que o ensino tem função de exclusão social e não visa formar um cidadão crítico.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-09-17T04:11:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13870
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000656392
url http://hdl.handle.net/10183/13870
identifier_str_mv 000656392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13870/1/000656392.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13870/2/000656392.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13870/3/000656392.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b47b2304e67c135302e121caf471dc32
9ee37785dee68ccb58417c4dcbf612d0
446e4c1f6c0c7a97d9db35c6f32fc10d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308966288261120