Educação/formação em economia solidária : análise de teses e dissertações produzidas entre 2006 e 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Tainara Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170315
Resumo: O objetivo desta pesquisa, que se situa no campo de estudos Trabalho e Educação, foi contribuir para a produção de um estado da arte sobre a educação/formação em Economia Popular Solidária. Para isso, analisou-se 7 teses e 14 dissertações defendidas entre 2006 e 2014, no Brasil e uma tese defendida em Portugal, com pesquisa realizada no Brasil. Realizou-se a caracterização dessas produções científicas considerando autor, título, ano de produção, universidade de origem, programa de pósgraduação, linha e/ou grupo de pesquisa, o objeto de pesquisa e a abordagem teóricometodológica (considerando o paradigma, os principais conceitos e autores utilizados e a metodologia). Cinco desses trabalhos, que investigaram atividades de formação estruturadas, foram analisados em profundidade considerando a atividade/curso, os objetivos, a abordagem, a metodologia, presença e/ou tratamento dos saberes dos sujeitos, conteúdo, quem realiza, quem financia e, a relação com o movimento ou a política nacional da Economia Solidária. Utilizou-se como metodologia procedimentos de construção de estado da arte indicados por Ferreira (2002), Romanowski e Ens (2006) e Romanowski (2001). A maioria das produções foi produzida no ano de 2012 e com maior concentração na região Sudeste do Brasil. Predominam abordagens teóricometodológicas numa perspectiva crítica. Isso é, tanto numa perspectiva da Teoria Crítica, quanto da crítica materialista de Karl Marx. Os autores mais citados, que têm estudado, a partir de diferentes áreas de conhecimento, a Economia Solidária são: Luiz Inácio Gaiger, Paul Singer, Cláudio Nascimento, Lia Tiriba. As produções científicas do corpus da pesquisa foram realizadas na grande área do conhecimento das Ciências Humanas, nas subáreas de Ciências Sociais, Educação, Geografia e Psicologia; e, na Área de Ciências Sociais Aplicadas na subárea de Administração. As metodologias de pesquisa utilizadas são, principalmente, a combinação de pesquisa de campo com revisão bibliográfica, utilizando como instrumentos entrevistas, formulários, observação participante e diário de campo. Em relação às cinco produções que pesquisaram atividades de formação mais estruturadas, identificou-se que são analisadas 8 incubadoras universitárias, um CFES, SENAC (um programa privado, com curso gratuito), 2 cooperativas (uma de formação e outra de produção) e uma associação nacional para ensino/assessoria de empreendimentos. As atividades de formação variam desde assessoria jurídica a formação econômico-política da ES, sendo que, em alguns casos, há a presença dos saberes dos sujeitos nos conteúdos e na abordagem das mesmas. Muitos desses cursos são possibilitados via editais de universidades ou de governos. Em relação aos processos metodológicos, têm-se desde autogestionários a conteúdos e dinâmicas pré-estabelecidos. Há uma preocupação em proporcionar um real processo educativo de conhecimentos técnicos, científicos e/ou sociais/culturais. Os trabalhos, em sua maioria, baseiam-se, fundamentalmente, na perspectiva históricocrítica, orientando-se pela Teoria Crítica e pela crítica materialista. Como vocábulos em evidência de frequência, encontrou-se: economia solidária, formação, trabalho, autogestão, educação, educação popular, saber e emancipação.
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Cinco desses trabalhos, que investigaram atividades de formação estruturadas, foram analisados em profundidade considerando a atividade/curso, os objetivos, a abordagem, a metodologia, presença e/ou tratamento dos saberes dos sujeitos, conteúdo, quem realiza, quem financia e, a relação com o movimento ou a política nacional da Economia Solidária. Utilizou-se como metodologia procedimentos de construção de estado da arte indicados por Ferreira (2002), Romanowski e Ens (2006) e Romanowski (2001). A maioria das produções foi produzida no ano de 2012 e com maior concentração na região Sudeste do Brasil. Predominam abordagens teóricometodológicas numa perspectiva crítica. Isso é, tanto numa perspectiva da Teoria Crítica, quanto da crítica materialista de Karl Marx. Os autores mais citados, que têm estudado, a partir de diferentes áreas de conhecimento, a Economia Solidária são: Luiz Inácio Gaiger, Paul Singer, Cláudio Nascimento, Lia Tiriba. As produções científicas do corpus da pesquisa foram realizadas na grande área do conhecimento das Ciências Humanas, nas subáreas de Ciências Sociais, Educação, Geografia e Psicologia; e, na Área de Ciências Sociais Aplicadas na subárea de Administração. As metodologias de pesquisa utilizadas são, principalmente, a combinação de pesquisa de campo com revisão bibliográfica, utilizando como instrumentos entrevistas, formulários, observação participante e diário de campo. Em relação às cinco produções que pesquisaram atividades de formação mais estruturadas, identificou-se que são analisadas 8 incubadoras universitárias, um CFES, SENAC (um programa privado, com curso gratuito), 2 cooperativas (uma de formação e outra de produção) e uma associação nacional para ensino/assessoria de empreendimentos. As atividades de formação variam desde assessoria jurídica a formação econômico-política da ES, sendo que, em alguns casos, há a presença dos saberes dos sujeitos nos conteúdos e na abordagem das mesmas. Muitos desses cursos são possibilitados via editais de universidades ou de governos. Em relação aos processos metodológicos, têm-se desde autogestionários a conteúdos e dinâmicas pré-estabelecidos. Há uma preocupação em proporcionar um real processo educativo de conhecimentos técnicos, científicos e/ou sociais/culturais. Os trabalhos, em sua maioria, baseiam-se, fundamentalmente, na perspectiva históricocrítica, orientando-se pela Teoria Crítica e pela crítica materialista. Como vocábulos em evidência de frequência, encontrou-se: economia solidária, formação, trabalho, autogestão, educação, educação popular, saber e emancipação.The objective of this research, which is located in the field of studies Labor and Education, was to contribute to the production of a state of the art on education/formation in Solidary Popular Economy. For that, we analyzed 7 theses and 14 dissertations defended between 2006 and 2014 in Brazil and a thesis defended in Portugal, with research carried out in Brazil. The characterization of these scientific productions was carried out considering author, title, year of production, university of origin, postgraduate program, line and/or research group, research object and theoretical-methodological approach (considering the paradigm, the main concepts and authors used and the methodology). Five of these studies, which investigated structured training activities, were analyzed in depth considering the activity/course, objectives, approach, methodology, presence and/or treatment of subject knowledge, content, who performs, who finances and relation to the national Solidarity Economy movement or policy. State-of-the-art construction procedures indicated by Ferreira (2002), Romanowski and Ens (2006) and Romanowski (2001) were used as methodology. Most of the productions were produced in the year 2012 and with greater concentration in the Southeast region of Brazil. Predominate theoretical-methodological approaches in a critical perspective. This is, both from the perspective of Critical Theory, and from the materialist critique of Karl Marx. The most cited authors, who have studied, from different areas of knowledge, Solidary Economy are: Luiz Inácio Gaiger, Paul Singer, Cláudio Nascimento, Lia Tiriba. The scientific productions of the corpus of the research were carried out in the great area of the knowledge of the Human Sciences, in the subareas of Social Sciences, Education, Geography and Psychology; and in the Area of Applied Social Sciences in the Administration subarea. The research methodologies used are mainly the combination of field research with bibliographic review, using as instruments interviews, forms, participant observation and field diary. In relation to the five productions that searched for more structured training activities, it was identified that 8 university incubators, one CFES, SENAC (a private program with a free course), 2 cooperatives (one training and one production) national association for teaching / business consultancy. The training activities range from legal advice to the economic and political formation of the ES, and in some cases there is the presence of the subjects' knowledge in the contents and their approach. Many of these courses are made possible through university or government bids. In relation to methodological processes, we have from self-management to pre-established contents and dynamics. There is a concern to provide a real educational process of technical, scientific and / or social / cultural knowledge. The majority of the works are based on the historical-critical perspective, guided by the Critical Theory and the materialist critique. As words in evidence of frequency, we found: solidarity economy, formation, work, self-management, education, popular education, knowledge and emancipation.application/pdfporEducação não-formalEducation/FormationSolidarity EconomyState-of-the-artEducação/formação em economia solidária : análise de teses e dissertações produzidas entre 2006 e 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001052233.pdf001052233.pdfTexto completoapplication/pdf761254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170315/1/001052233.pdf8059524962dbf4b6c72f53545727d65cMD51TEXT001052233.pdf.txt001052233.pdf.txtExtracted Texttext/plain245409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170315/2/001052233.pdf.txtfe880b42a87d9f40511c2ed21b672b58MD5210183/1703152021-05-07 05:08:57.077427oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:08:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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