A sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natália Ubirajara
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17214
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar a construção metaficcional de O triunfo da Morte, romance do escritor português Augusto Abelaira. No primeiro momento da pesquisa é realizado um panorama da obra do romancista, a fim de verificar as diferentes características que o questionamento metalingüístico assume ao longo de sua produção. Nesse percurso pela obra de Abelaira são propostas três fases significativas, cada qual com abordagens metaficcionais próprias. É proposto um viés crítico diferenciado, que afasta Abelaira da linha do nouveau roman francês e problematiza sua postura neo-realista. No segundo momento da pesquisa a análise se centra em O triunfo da Morte, estruturando-se em torno de três aspectos fundamentais: multiplicidade, literatura e leitor. Quanto à multiplicidade da narrativa, verifica-se no romance uma construção sinfônica e contrapontística, que lhe confere o caráter de enciclopédia de procedimentos estilísticos e temáticos. A literatura e seus diferentes papéis são discutidos por meio da aproximação entre narrativa e jogo (tomando o blefe como recurso utilizado pelo narrador) e do confronto entre diversas concepções acerca da criação literária. Um dos temas destacados quanto à função e ao processo de criação da literatura é o conflito entre cálculo e inspiração. A análise do terceiro aspecto apontado, o leitor, dá-se a partir de figuras recorrentes na obra abelairiana: amante, mulher de branco e morte, cada uma indicando um aspecto diferenciado que o interlocutor de Abelaira assume na leitura do romance. A análise da multiplicidade, das concepções de literatura e do papel do leitor em O triunfo da Morte conduz a uma releitura crítica do conjunto da produção de Augusto Abelaira. A partir da presente pesquisa, pode-se concluir que O triunfo da Morte não é apenas uma sinfonia, mas também uma enciclopédia de criação literária (compilação caótica e parodística de temáticas, questionamentos, personagens, pontos de vista, linguagens e estilos) e manifesto do autor.
id URGS_1a232fb7a4de5f3da3d74a34e668d980
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17214
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Natália UbirajaraTutikian, Jane Fraga2009-09-12T04:17:22Z2009http://hdl.handle.net/10183/17214000708316O presente trabalho tem por objetivo estudar a construção metaficcional de O triunfo da Morte, romance do escritor português Augusto Abelaira. No primeiro momento da pesquisa é realizado um panorama da obra do romancista, a fim de verificar as diferentes características que o questionamento metalingüístico assume ao longo de sua produção. Nesse percurso pela obra de Abelaira são propostas três fases significativas, cada qual com abordagens metaficcionais próprias. É proposto um viés crítico diferenciado, que afasta Abelaira da linha do nouveau roman francês e problematiza sua postura neo-realista. No segundo momento da pesquisa a análise se centra em O triunfo da Morte, estruturando-se em torno de três aspectos fundamentais: multiplicidade, literatura e leitor. Quanto à multiplicidade da narrativa, verifica-se no romance uma construção sinfônica e contrapontística, que lhe confere o caráter de enciclopédia de procedimentos estilísticos e temáticos. A literatura e seus diferentes papéis são discutidos por meio da aproximação entre narrativa e jogo (tomando o blefe como recurso utilizado pelo narrador) e do confronto entre diversas concepções acerca da criação literária. Um dos temas destacados quanto à função e ao processo de criação da literatura é o conflito entre cálculo e inspiração. A análise do terceiro aspecto apontado, o leitor, dá-se a partir de figuras recorrentes na obra abelairiana: amante, mulher de branco e morte, cada uma indicando um aspecto diferenciado que o interlocutor de Abelaira assume na leitura do romance. A análise da multiplicidade, das concepções de literatura e do papel do leitor em O triunfo da Morte conduz a uma releitura crítica do conjunto da produção de Augusto Abelaira. A partir da presente pesquisa, pode-se concluir que O triunfo da Morte não é apenas uma sinfonia, mas também uma enciclopédia de criação literária (compilação caótica e parodística de temáticas, questionamentos, personagens, pontos de vista, linguagens e estilos) e manifesto do autor.The object of this paper is to discuss the metafictional construction of O triunfo da Morte ("The triumph of Death"), a novel by Portuguese writer Augusto Abelaira. At first, the research brings a broad view of the author's work, in order to observe the different features shown by metalinguistic questioning throughout his production. On this stroll through Abelaira's work, three significant periods are proposed, each with its own metafictional approach. A new critical standpoint is also proposed, distancing Abelaira from the French nouveau roman line and problematizes his neo-realistic position. In the second part of the research the analysis is centered in O triunfo da Morte, basing on three fundamental aspects: multiplicity, literature and reader. Concerning the multiplicity of the narrative, the novel presents a symphonic and counterpointing construction, which gives it the status of an encyclopedia of stylistic and thematic procedures. Literature and its different roles are discussed through the approximation between narrative and game (using the bluff as a narration resource) and the confrontation of diverse conceptions about literary creation. A highlighted theme on the function and creation process of literature is the conflict between calculation and inspiration. The analysis of the third pointed aspect, the reader, is done through recurring characters in Abelaira's work: lover, woman in white and death, each indicating a different aspect assumed by Abelaira's interlocutor while reading the novel. The analysis of multiplicity, of concepts on literature and of the reader's role in O triunfo da Morte leads to a critical review of Augusto Abelaira's overall work. After the present research, one can conclude that O triunfo da Morte is not only a symphony, but also an encyclopedia of literary creation (a chaotic and parodical compilation of themes, questionings, characters, points of view, languages and styles) and a writer's manifesto.application/pdfporAbelaira, Augusto, 1926-O Triunfo da Morte (Livro)Critica e interpretacaoLiteratura portuguesaCrítica literáriaImaginárioRomanceProcesso criativoCriação literáriaLiteratura engajadaMetaficçãoLiteratura contemporâneaNarrativaMetalingüísticaContemporary portuguese novelMetafictionSymphonyMultiplicityLiteratureReaderA sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasCurso de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000708316.pdf000708316.pdfTexto completoapplication/pdf587757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17214/1/000708316.pdf9751ee1b34a97d28f3c4945cd75fd3eaMD51TEXT000708316.pdf.txt000708316.pdf.txtExtracted Texttext/plain256891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17214/2/000708316.pdf.txt013722d09c88ca6cd5db28688f8c024dMD52THUMBNAIL000708316.pdf.jpg000708316.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17214/3/000708316.pdf.jpg06f979c6c2d4d07f2459e53e05b41819MD5310183/172142018-10-17 08:42:30.083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:42:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'
title A sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'
spellingShingle A sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'
Silva, Natália Ubirajara
Abelaira, Augusto, 1926-
O Triunfo da Morte (Livro)
Critica e interpretacao
Literatura portuguesa
Crítica literária
Imaginário
Romance
Processo criativo
Criação literária
Literatura engajada
Metaficção
Literatura contemporânea
Narrativa
Metalingüística
Contemporary portuguese novel
Metafiction
Symphony
Multiplicity
Literature
Reader
title_short A sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'
title_full A sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'
title_fullStr A sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'
title_full_unstemmed A sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'
title_sort A sinfonia narrativa de Augusto Abelaira : a metaficção em 'O Triunfo da Morte'
author Silva, Natália Ubirajara
author_facet Silva, Natália Ubirajara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natália Ubirajara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tutikian, Jane Fraga
contributor_str_mv Tutikian, Jane Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Abelaira, Augusto, 1926-
O Triunfo da Morte (Livro)
Critica e interpretacao
Literatura portuguesa
Crítica literária
Imaginário
Romance
Processo criativo
Criação literária
Literatura engajada
Metaficção
Literatura contemporânea
Narrativa
Metalingüística
topic Abelaira, Augusto, 1926-
O Triunfo da Morte (Livro)
Critica e interpretacao
Literatura portuguesa
Crítica literária
Imaginário
Romance
Processo criativo
Criação literária
Literatura engajada
Metaficção
Literatura contemporânea
Narrativa
Metalingüística
Contemporary portuguese novel
Metafiction
Symphony
Multiplicity
Literature
Reader
dc.subject.eng.fl_str_mv Contemporary portuguese novel
Metafiction
Symphony
Multiplicity
Literature
Reader
description O presente trabalho tem por objetivo estudar a construção metaficcional de O triunfo da Morte, romance do escritor português Augusto Abelaira. No primeiro momento da pesquisa é realizado um panorama da obra do romancista, a fim de verificar as diferentes características que o questionamento metalingüístico assume ao longo de sua produção. Nesse percurso pela obra de Abelaira são propostas três fases significativas, cada qual com abordagens metaficcionais próprias. É proposto um viés crítico diferenciado, que afasta Abelaira da linha do nouveau roman francês e problematiza sua postura neo-realista. No segundo momento da pesquisa a análise se centra em O triunfo da Morte, estruturando-se em torno de três aspectos fundamentais: multiplicidade, literatura e leitor. Quanto à multiplicidade da narrativa, verifica-se no romance uma construção sinfônica e contrapontística, que lhe confere o caráter de enciclopédia de procedimentos estilísticos e temáticos. A literatura e seus diferentes papéis são discutidos por meio da aproximação entre narrativa e jogo (tomando o blefe como recurso utilizado pelo narrador) e do confronto entre diversas concepções acerca da criação literária. Um dos temas destacados quanto à função e ao processo de criação da literatura é o conflito entre cálculo e inspiração. A análise do terceiro aspecto apontado, o leitor, dá-se a partir de figuras recorrentes na obra abelairiana: amante, mulher de branco e morte, cada uma indicando um aspecto diferenciado que o interlocutor de Abelaira assume na leitura do romance. A análise da multiplicidade, das concepções de literatura e do papel do leitor em O triunfo da Morte conduz a uma releitura crítica do conjunto da produção de Augusto Abelaira. A partir da presente pesquisa, pode-se concluir que O triunfo da Morte não é apenas uma sinfonia, mas também uma enciclopédia de criação literária (compilação caótica e parodística de temáticas, questionamentos, personagens, pontos de vista, linguagens e estilos) e manifesto do autor.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-09-12T04:17:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17214
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000708316
url http://hdl.handle.net/10183/17214
identifier_str_mv 000708316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17214/1/000708316.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17214/2/000708316.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17214/3/000708316.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9751ee1b34a97d28f3c4945cd75fd3ea
013722d09c88ca6cd5db28688f8c024d
06f979c6c2d4d07f2459e53e05b41819
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308978436014080