Avaliação da estabilidade, capacidade e implantação de práticas lean em obras de infraestrutura e pavimentação viária
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/127779 |
Summary: | O setor da construção civil é conhecido pela grande incidência de perdas em seus processos, o que tem levado ao crescente uso de práticas baseadas nos sistemas de produção enxuta. Este trabalho apresenta a avaliação da estabilidade e capacidade dos processos, bem como o uso de práticas enxutas em uma obra de pavimentação viária. Inicialmente, a avaliação da estabilidade e capacidade foi realizada por meio do mapeamento do fluxo de valor do estado atual e do desenvolvimento e coleta de indicadores associados aos 4M (Material, Mão-deobra, Máquina e Método). Os resultados indicaram que todos os cinco indicadores avaliados foram estáveis, porém apenas um indicador demonstrou capacidade de atender os parâmetros do cliente. Com base nessa avaliação, foram adotadas ações para redução de perdas e melhora da estabilidade e capacidade dos processos, por meio do uso de práticas enxutas, aplicadas em uma segunda obra com características similares à anterior. As práticas usadas foram: i) Mudança e melhoria de alguns processos construtivos; ii) implantação de ferramenta 5S no canteiro de obras; iii) criação e implantação de dispositivos poka-yokes, iv) aplicação de dispositivo visual de comunicação do tipo andon; v) planejamento de entrega de materiais just-in-time. Nessa segunda obra, os indicadores se mantiveram estáveis, mas foi percebida uma melhora quanto à capacidade destes indicadores em atender os parâmetros exigidos. Apenas o indicador de mão-de-obra turn over não foi capaz de atender a meta definida pela empresa. |
id |
URGS_1d1411f3c9fccecd6c7b9085a7b83f97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127779 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Freitas, Saulo Joaquim deSaurin, Tarcísio Abreu2015-10-17T02:40:11Z2015http://hdl.handle.net/10183/127779000970146O setor da construção civil é conhecido pela grande incidência de perdas em seus processos, o que tem levado ao crescente uso de práticas baseadas nos sistemas de produção enxuta. Este trabalho apresenta a avaliação da estabilidade e capacidade dos processos, bem como o uso de práticas enxutas em uma obra de pavimentação viária. Inicialmente, a avaliação da estabilidade e capacidade foi realizada por meio do mapeamento do fluxo de valor do estado atual e do desenvolvimento e coleta de indicadores associados aos 4M (Material, Mão-deobra, Máquina e Método). Os resultados indicaram que todos os cinco indicadores avaliados foram estáveis, porém apenas um indicador demonstrou capacidade de atender os parâmetros do cliente. Com base nessa avaliação, foram adotadas ações para redução de perdas e melhora da estabilidade e capacidade dos processos, por meio do uso de práticas enxutas, aplicadas em uma segunda obra com características similares à anterior. As práticas usadas foram: i) Mudança e melhoria de alguns processos construtivos; ii) implantação de ferramenta 5S no canteiro de obras; iii) criação e implantação de dispositivos poka-yokes, iv) aplicação de dispositivo visual de comunicação do tipo andon; v) planejamento de entrega de materiais just-in-time. Nessa segunda obra, os indicadores se mantiveram estáveis, mas foi percebida uma melhora quanto à capacidade destes indicadores em atender os parâmetros exigidos. Apenas o indicador de mão-de-obra turn over não foi capaz de atender a meta definida pela empresa.The Building Sector is known for high incidence of wastes in its process. This characteristic has been motivating the operators to use some practices based on Lean Production Systems. This paper presents an evaluation of the stability and capacity of Lean Construction concepts in a road construction work. The evaluation of the stability and capacity was realized mapping the current state value stream and the collection of indicators associated with the 4M (Material Hand labor, Machine and Method) The results indicated that all seven indicators measured were stable, but only an indicator of the seven evaluated was considered capable. Based on this evaluation, actions were taken to improve the stability and capacity through the use of lean practices, applied in a second work with similar characteristics to the previous. The practices used were: i) improving / changing some construction processes, ii) 5S tool deployment on construction of works iii) creation and implementation of poka-yokes devices, iv) application of visual tool of andon type communication, v) delivery planning materials within the just-in-time concept. In this second work the indicators remained stable, but a great improvement was perceived, related to the ability of the indicators to meet the required parameters. Only the hand labor turnover indicator was not able to meet the target set by the company.application/pdfporPavimentaçãoInfraestruturaProdução enxutaRoad infrastructureValue stream mapLeanInfrastructureWasteAvaliação da estabilidade, capacidade e implantação de práticas lean em obras de infraestrutura e pavimentação viáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000970146.pdf000970146.pdfTexto completoapplication/pdf8825656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127779/1/000970146.pdfc33b2d88ee8bc3a363c3b4b7067e7bddMD51TEXT000970146.pdf.txt000970146.pdf.txtExtracted Texttext/plain223680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127779/2/000970146.pdf.txt74e0c766344e95244ab3ee5f4b6ce63dMD52THUMBNAIL000970146.pdf.jpg000970146.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127779/3/000970146.pdf.jpg1d232c1b7430663de6f20a4fa9198b94MD5310183/1277792018-10-23 09:15:27.164oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127779Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:15:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da estabilidade, capacidade e implantação de práticas lean em obras de infraestrutura e pavimentação viária |
title |
Avaliação da estabilidade, capacidade e implantação de práticas lean em obras de infraestrutura e pavimentação viária |
spellingShingle |
Avaliação da estabilidade, capacidade e implantação de práticas lean em obras de infraestrutura e pavimentação viária Freitas, Saulo Joaquim de Pavimentação Infraestrutura Produção enxuta Road infrastructure Value stream map Lean Infrastructure Waste |
title_short |
Avaliação da estabilidade, capacidade e implantação de práticas lean em obras de infraestrutura e pavimentação viária |
title_full |
Avaliação da estabilidade, capacidade e implantação de práticas lean em obras de infraestrutura e pavimentação viária |
title_fullStr |
Avaliação da estabilidade, capacidade e implantação de práticas lean em obras de infraestrutura e pavimentação viária |
title_full_unstemmed |
Avaliação da estabilidade, capacidade e implantação de práticas lean em obras de infraestrutura e pavimentação viária |
title_sort |
Avaliação da estabilidade, capacidade e implantação de práticas lean em obras de infraestrutura e pavimentação viária |
author |
Freitas, Saulo Joaquim de |
author_facet |
Freitas, Saulo Joaquim de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Saulo Joaquim de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Saurin, Tarcísio Abreu |
contributor_str_mv |
Saurin, Tarcísio Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pavimentação Infraestrutura Produção enxuta |
topic |
Pavimentação Infraestrutura Produção enxuta Road infrastructure Value stream map Lean Infrastructure Waste |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Road infrastructure Value stream map Lean Infrastructure Waste |
description |
O setor da construção civil é conhecido pela grande incidência de perdas em seus processos, o que tem levado ao crescente uso de práticas baseadas nos sistemas de produção enxuta. Este trabalho apresenta a avaliação da estabilidade e capacidade dos processos, bem como o uso de práticas enxutas em uma obra de pavimentação viária. Inicialmente, a avaliação da estabilidade e capacidade foi realizada por meio do mapeamento do fluxo de valor do estado atual e do desenvolvimento e coleta de indicadores associados aos 4M (Material, Mão-deobra, Máquina e Método). Os resultados indicaram que todos os cinco indicadores avaliados foram estáveis, porém apenas um indicador demonstrou capacidade de atender os parâmetros do cliente. Com base nessa avaliação, foram adotadas ações para redução de perdas e melhora da estabilidade e capacidade dos processos, por meio do uso de práticas enxutas, aplicadas em uma segunda obra com características similares à anterior. As práticas usadas foram: i) Mudança e melhoria de alguns processos construtivos; ii) implantação de ferramenta 5S no canteiro de obras; iii) criação e implantação de dispositivos poka-yokes, iv) aplicação de dispositivo visual de comunicação do tipo andon; v) planejamento de entrega de materiais just-in-time. Nessa segunda obra, os indicadores se mantiveram estáveis, mas foi percebida uma melhora quanto à capacidade destes indicadores em atender os parâmetros exigidos. Apenas o indicador de mão-de-obra turn over não foi capaz de atender a meta definida pela empresa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-17T02:40:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/127779 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000970146 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/127779 |
identifier_str_mv |
000970146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127779/1/000970146.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127779/2/000970146.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127779/3/000970146.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c33b2d88ee8bc3a363c3b4b7067e7bdd 74e0c766344e95244ab3ee5f4b6ce63d 1d232c1b7430663de6f20a4fa9198b94 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064618066051072 |