Fatores críticos de implementação da metodologia Business Process Management (BPM) : estudo de caso no Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murlick, Juliano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109015
Resumo: A adoção da metodologia BPM (Business Process Management) tem como objetivo trazer resultados significativos para uma organização através do levantamento, priorização, reorganização e melhoria de desempenho dos processos de negócio. O consequente ganho de eficiência geralmente pode ser verificado no incremento de receita ou na redução do custo operacional de uma organização. Entretanto, existem alguns fatores que precisam ser observados de forma a evitar um problema generalizado, através da resistência à mudança, falta de comprometimento e desinteresse geral de todos os colaboradores envolvidos. Por isso, esta pesquisa buscou identificar os fatores críticos de uma implementação da metodologia BPM nos principais processos de negócio de uma instituição financeira cooperativa no Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos considerando três projetos (cada um como sendo um caso completo) de modernização de processos e de sistemas de informação utilizando a metodologia BPM, analisados junto de três públicos alvo: gestores das unidades de negócio, gestores das áreas de tecnologia da informação e colaboradores das áreas usuárias de cada projeto. Os fatores críticos unânimes encontrados para os três projetos e para os três públicos são: escopo claro e definido, participação dos usuários, capacitação dos envolvidos e alinhamento estratégico entre TI e negócios. A principal contribuição acadêmica desta pesquisa consiste na convergência de fatores críticos de outras tecnologias previamente identificados na literatura e também uma classificação dos fatores encontrados nas seguintes dimensões: organização, tecnologia BPM, metodologia BPM e projeto. A contribuição para a empresa estudada está no conhecimento dos principais fatores que poderão transformar novos projetos em projetos de sucesso.
id URGS_23be7e3825978c5061d297ed28a6d2ee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109015
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Murlick, JulianoBrodbeck, Angela Freitag2015-01-15T02:15:41Z2014http://hdl.handle.net/10183/109015000950098A adoção da metodologia BPM (Business Process Management) tem como objetivo trazer resultados significativos para uma organização através do levantamento, priorização, reorganização e melhoria de desempenho dos processos de negócio. O consequente ganho de eficiência geralmente pode ser verificado no incremento de receita ou na redução do custo operacional de uma organização. Entretanto, existem alguns fatores que precisam ser observados de forma a evitar um problema generalizado, através da resistência à mudança, falta de comprometimento e desinteresse geral de todos os colaboradores envolvidos. Por isso, esta pesquisa buscou identificar os fatores críticos de uma implementação da metodologia BPM nos principais processos de negócio de uma instituição financeira cooperativa no Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos considerando três projetos (cada um como sendo um caso completo) de modernização de processos e de sistemas de informação utilizando a metodologia BPM, analisados junto de três públicos alvo: gestores das unidades de negócio, gestores das áreas de tecnologia da informação e colaboradores das áreas usuárias de cada projeto. Os fatores críticos unânimes encontrados para os três projetos e para os três públicos são: escopo claro e definido, participação dos usuários, capacitação dos envolvidos e alinhamento estratégico entre TI e negócios. A principal contribuição acadêmica desta pesquisa consiste na convergência de fatores críticos de outras tecnologias previamente identificados na literatura e também uma classificação dos fatores encontrados nas seguintes dimensões: organização, tecnologia BPM, metodologia BPM e projeto. A contribuição para a empresa estudada está no conhecimento dos principais fatores que poderão transformar novos projetos em projetos de sucesso.The adoption of the methodology BPM (Business Process Management) aims to bring significant results for an organization by collecting, prioritizing, reorganizing and improving the performance of business processes. The consequent efficiency gains can usually be found in increasing revenue or reducing the operating cost of an organization. However, there are certain factors that need to be observed to avoid structural collapse, through resistance to change, lack of commitment and general disinterest of all employees involved. Therefore, this study sought to identify the critical factors of an implementation methodology of BPM in the main processes of a cooperative financial institution business in Brazil. Thus, a multiple case study considering three projects (each as a full case) modernization of processes and information systems using BPM methodology, analyzed from three target groups was conducted: managers of business units, managers the areas of information technology and users of the user areas of each project. The unanimous critical factors found for the three projects and the three public are clear and defined scope, user participation, training of those involved and strategic alignment between IT and business. As the main academic contribution of this research have the convergence of critical factors other technologies previously identified in the literature and also a classification of factors found in the following dimensions: organization, technology BPM, BPM methodology and design. The contribution for the studied company is in the knowledge of the principal factors that could turn new projects in successful projects.application/pdfporOtimizaçãoGerenciamento de processos de negóciosBPM methodologyProcess managementOperational efficiencyBPM (business process management)Fatores críticos de implementação da metodologia Business Process Management (BPM) : estudo de caso no Sistema de Crédito Cooperativo Sicrediinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000950098.pdf000950098.pdfTexto completoapplication/pdf3195674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109015/1/000950098.pdf0caab73b72b6d1d55f796050f407b76dMD51TEXT000950098.pdf.txt000950098.pdf.txtExtracted Texttext/plain161718http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109015/2/000950098.pdf.txt040ff218438b5ca25671999ea453b41dMD52THUMBNAIL000950098.pdf.jpg000950098.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109015/3/000950098.pdf.jpge6c5b85cda7c91d1c1d7725ca44e3d31MD5310183/1090152018-10-23 08:38:43.933oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T11:38:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores críticos de implementação da metodologia Business Process Management (BPM) : estudo de caso no Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi
title Fatores críticos de implementação da metodologia Business Process Management (BPM) : estudo de caso no Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi
spellingShingle Fatores críticos de implementação da metodologia Business Process Management (BPM) : estudo de caso no Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi
Murlick, Juliano
Otimização
Gerenciamento de processos de negócios
BPM methodology
Process management
Operational efficiency
BPM (business process management)
title_short Fatores críticos de implementação da metodologia Business Process Management (BPM) : estudo de caso no Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi
title_full Fatores críticos de implementação da metodologia Business Process Management (BPM) : estudo de caso no Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi
title_fullStr Fatores críticos de implementação da metodologia Business Process Management (BPM) : estudo de caso no Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi
title_full_unstemmed Fatores críticos de implementação da metodologia Business Process Management (BPM) : estudo de caso no Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi
title_sort Fatores críticos de implementação da metodologia Business Process Management (BPM) : estudo de caso no Sistema de Crédito Cooperativo Sicredi
author Murlick, Juliano
author_facet Murlick, Juliano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Murlick, Juliano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brodbeck, Angela Freitag
contributor_str_mv Brodbeck, Angela Freitag
dc.subject.por.fl_str_mv Otimização
Gerenciamento de processos de negócios
topic Otimização
Gerenciamento de processos de negócios
BPM methodology
Process management
Operational efficiency
BPM (business process management)
dc.subject.eng.fl_str_mv BPM methodology
Process management
Operational efficiency
BPM (business process management)
description A adoção da metodologia BPM (Business Process Management) tem como objetivo trazer resultados significativos para uma organização através do levantamento, priorização, reorganização e melhoria de desempenho dos processos de negócio. O consequente ganho de eficiência geralmente pode ser verificado no incremento de receita ou na redução do custo operacional de uma organização. Entretanto, existem alguns fatores que precisam ser observados de forma a evitar um problema generalizado, através da resistência à mudança, falta de comprometimento e desinteresse geral de todos os colaboradores envolvidos. Por isso, esta pesquisa buscou identificar os fatores críticos de uma implementação da metodologia BPM nos principais processos de negócio de uma instituição financeira cooperativa no Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos considerando três projetos (cada um como sendo um caso completo) de modernização de processos e de sistemas de informação utilizando a metodologia BPM, analisados junto de três públicos alvo: gestores das unidades de negócio, gestores das áreas de tecnologia da informação e colaboradores das áreas usuárias de cada projeto. Os fatores críticos unânimes encontrados para os três projetos e para os três públicos são: escopo claro e definido, participação dos usuários, capacitação dos envolvidos e alinhamento estratégico entre TI e negócios. A principal contribuição acadêmica desta pesquisa consiste na convergência de fatores críticos de outras tecnologias previamente identificados na literatura e também uma classificação dos fatores encontrados nas seguintes dimensões: organização, tecnologia BPM, metodologia BPM e projeto. A contribuição para a empresa estudada está no conhecimento dos principais fatores que poderão transformar novos projetos em projetos de sucesso.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-15T02:15:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109015
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000950098
url http://hdl.handle.net/10183/109015
identifier_str_mv 000950098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109015/1/000950098.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109015/2/000950098.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109015/3/000950098.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0caab73b72b6d1d55f796050f407b76d
040ff218438b5ca25671999ea453b41d
e6c5b85cda7c91d1c1d7725ca44e3d31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309059001253888