Perspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri : um estudo sobre comunicação de emoção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Andrei Liquer Soares de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156636
Resumo: O presente trabalho investigou a comunicação de emoção nos Ponteios nos 6, 9 e 48 de Camargo Guarnieri, tendo por perspectiva emocional básica o amor, em seus diferentes tipos. A pesquisa contou com a participação de 100 ouvintes, sendo 50 Músicos e 50 Não músicos. As estratégias metodológicas envolveram: duas versões (áudio) de uma mesma performance (genuína e manipulada) e questionário de escolha-forçada (seleção de emoção atribuída e parâmetro expressivo/estrutural relevante). Como fundamentos para construção dos produtos de performances, além do texto musical com as indicações expressivas de Guarnieri, o próprio intérprete sugeriu também outra opção de emoção para cada ponteio. O modelo protótipo de emoções básicas foi escolhido como referencial para seleção dos termos que melhor traduzissem as intenções do intérprete. O Ponteio nº 6 foi aquele cujas emoções pretendidas foram mais perceptíveis ao ouvinte. O Ponteio nº 48 foi o menos comunicado, e aquele que mais sofreu diferenciações nas escolhas dos aspectos musicais entre os dois grupos de ouvintes. Em geral, a melodia, o andamento e a dinâmica foram os aspectos musicais mais perceptíveis e relevantes às escolhas dos dois grupos nos três ponteios.
id URGS_24005daec91b2f6c83e0bb765d38019e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156636
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Abreu, Andrei Liquer Soares deSantos, Regina Antunes Teixeira dos2017-04-12T02:25:35Z2017http://hdl.handle.net/10183/156636001015792O presente trabalho investigou a comunicação de emoção nos Ponteios nos 6, 9 e 48 de Camargo Guarnieri, tendo por perspectiva emocional básica o amor, em seus diferentes tipos. A pesquisa contou com a participação de 100 ouvintes, sendo 50 Músicos e 50 Não músicos. As estratégias metodológicas envolveram: duas versões (áudio) de uma mesma performance (genuína e manipulada) e questionário de escolha-forçada (seleção de emoção atribuída e parâmetro expressivo/estrutural relevante). Como fundamentos para construção dos produtos de performances, além do texto musical com as indicações expressivas de Guarnieri, o próprio intérprete sugeriu também outra opção de emoção para cada ponteio. O modelo protótipo de emoções básicas foi escolhido como referencial para seleção dos termos que melhor traduzissem as intenções do intérprete. O Ponteio nº 6 foi aquele cujas emoções pretendidas foram mais perceptíveis ao ouvinte. O Ponteio nº 48 foi o menos comunicado, e aquele que mais sofreu diferenciações nas escolhas dos aspectos musicais entre os dois grupos de ouvintes. Em geral, a melodia, o andamento e a dinâmica foram os aspectos musicais mais perceptíveis e relevantes às escolhas dos dois grupos nos três ponteios.The present work investigated the communication of emotions in Camargo Guarnieri´s Ponteios no. 6, 9 and 48, bearing as basic emotional perspective the love, in its different types. The research had the participation of 100 listeners, being 50 Musicians and 50 Non musicians. The methodological strategies involved: two versions (audio) of the same performance (genuine and manipulated) and a forced-choice questionnaire (attributed emotion selection and relevant expressive/structural parameters). For the construction of the performance products, besides the expressive indications of Guarnieri on the score, the interpreter himself also suggested another option of emotion for each ponteio. The prototype model of basic emotions was chosen as reference for selecting the terms that best translated the interpreter's intentions. Ponteio no. 6 was the best communicated, whose intended emotions were most noticeable to the listener. Ponteio no. 48 was the least communicated, and the one that most exhibited differentiations in the choices of the musical aspects between the two groups. In general, melody, tempo and dynamics were the most noticeable and relevant musical aspects for the choices of the two groups in the three ponteios.application/pdfporGuarnieri, Camargo, 1907-1993Emoção (Música)PercepçãoPerformance (Música)AmorEmotion and musicPerception of emotionsPerformanceLovePerspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri : um estudo sobre comunicação de emoçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015792.pdf001015792.pdfTexto completoapplication/pdf5187970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156636/1/001015792.pdf2711350d62c50fb17a7220e4d20106abMD51TEXT001015792.pdf.txt001015792.pdf.txtExtracted Texttext/plain171805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156636/2/001015792.pdf.txtfe3ed1373bbe9e60fcc5b3b5c0ff2d8aMD52THUMBNAIL001015792.pdf.jpg001015792.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156636/3/001015792.pdf.jpga522821287af7061c1b40f8a3ec869e3MD5310183/1566362018-10-25 09:40:51.452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:40:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri : um estudo sobre comunicação de emoção
title Perspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri : um estudo sobre comunicação de emoção
spellingShingle Perspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri : um estudo sobre comunicação de emoção
Abreu, Andrei Liquer Soares de
Guarnieri, Camargo, 1907-1993
Emoção (Música)
Percepção
Performance (Música)
Amor
Emotion and music
Perception of emotions
Performance
Love
title_short Perspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri : um estudo sobre comunicação de emoção
title_full Perspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri : um estudo sobre comunicação de emoção
title_fullStr Perspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri : um estudo sobre comunicação de emoção
title_full_unstemmed Perspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri : um estudo sobre comunicação de emoção
title_sort Perspectivas do amor em Três Ponteios de Camargo Guarnieri : um estudo sobre comunicação de emoção
author Abreu, Andrei Liquer Soares de
author_facet Abreu, Andrei Liquer Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Andrei Liquer Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Regina Antunes Teixeira dos
contributor_str_mv Santos, Regina Antunes Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Guarnieri, Camargo, 1907-1993
Emoção (Música)
Percepção
Performance (Música)
Amor
topic Guarnieri, Camargo, 1907-1993
Emoção (Música)
Percepção
Performance (Música)
Amor
Emotion and music
Perception of emotions
Performance
Love
dc.subject.eng.fl_str_mv Emotion and music
Perception of emotions
Performance
Love
description O presente trabalho investigou a comunicação de emoção nos Ponteios nos 6, 9 e 48 de Camargo Guarnieri, tendo por perspectiva emocional básica o amor, em seus diferentes tipos. A pesquisa contou com a participação de 100 ouvintes, sendo 50 Músicos e 50 Não músicos. As estratégias metodológicas envolveram: duas versões (áudio) de uma mesma performance (genuína e manipulada) e questionário de escolha-forçada (seleção de emoção atribuída e parâmetro expressivo/estrutural relevante). Como fundamentos para construção dos produtos de performances, além do texto musical com as indicações expressivas de Guarnieri, o próprio intérprete sugeriu também outra opção de emoção para cada ponteio. O modelo protótipo de emoções básicas foi escolhido como referencial para seleção dos termos que melhor traduzissem as intenções do intérprete. O Ponteio nº 6 foi aquele cujas emoções pretendidas foram mais perceptíveis ao ouvinte. O Ponteio nº 48 foi o menos comunicado, e aquele que mais sofreu diferenciações nas escolhas dos aspectos musicais entre os dois grupos de ouvintes. Em geral, a melodia, o andamento e a dinâmica foram os aspectos musicais mais perceptíveis e relevantes às escolhas dos dois grupos nos três ponteios.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-12T02:25:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156636
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001015792
url http://hdl.handle.net/10183/156636
identifier_str_mv 001015792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156636/1/001015792.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156636/2/001015792.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156636/3/001015792.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2711350d62c50fb17a7220e4d20106ab
fe3ed1373bbe9e60fcc5b3b5c0ff2d8a
a522821287af7061c1b40f8a3ec869e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309102775107584