Indicativos para a atuação holística e transdisciplinar de designers de varejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/268351 |
Resumo: | O setor varejista está em constante transformação. O avanço das tecnologias digitais, a popularização dos smarhphones e o acesso à internet colocaram o varejo em todos os lugares, e as compras podem ocorrer a qualquer hora, a partir de um celular nas mãos do consumidor. As lojas físicas perderam seu protagonismo como referência de locais de compra, mas seguem relevantes, assumindo novos formatos e funções que apoiam as vendas dos canais de venda online. Juntos lojas físicas e canais de venda online compõe o que vem sendo chamado de modelo omnichannel de varejo ou comércio unificado. Nesse cenário, o projeto para lojas físicas assume um caráter holístico e transdisciplinar que vem desafiando o design de varejo. Esta tese alia teoria e prática, por meio de revisão de literatura e análise de conteúdo de depoimentos de profissionais em eventos online do setor varejista, além de entrevistas semiestruturadas com profissionais ligados ao design de varejo. Os resultados obtidos, estabelecem indicativos para a atuação de profissionais ligados à concepção e à execução de lojas que contemplam a inserção e a integração de tecnologias digitais a esses ambientes varejistas. |
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Sanzi, GianpietroCattani, AirtonScherer, Fabiano de Vargas2023-12-13T03:25:22Z2023http://hdl.handle.net/10183/268351001189700O setor varejista está em constante transformação. O avanço das tecnologias digitais, a popularização dos smarhphones e o acesso à internet colocaram o varejo em todos os lugares, e as compras podem ocorrer a qualquer hora, a partir de um celular nas mãos do consumidor. As lojas físicas perderam seu protagonismo como referência de locais de compra, mas seguem relevantes, assumindo novos formatos e funções que apoiam as vendas dos canais de venda online. Juntos lojas físicas e canais de venda online compõe o que vem sendo chamado de modelo omnichannel de varejo ou comércio unificado. Nesse cenário, o projeto para lojas físicas assume um caráter holístico e transdisciplinar que vem desafiando o design de varejo. Esta tese alia teoria e prática, por meio de revisão de literatura e análise de conteúdo de depoimentos de profissionais em eventos online do setor varejista, além de entrevistas semiestruturadas com profissionais ligados ao design de varejo. Os resultados obtidos, estabelecem indicativos para a atuação de profissionais ligados à concepção e à execução de lojas que contemplam a inserção e a integração de tecnologias digitais a esses ambientes varejistas.The retail sector is constantly changing. The digital technologies advances, the popularization-of-smartphones and internet access, have placed retailers everywhere, and purchases can take place at any time, from a cellphone at in the hands of the consumers. Physical stores have lost their protagonism as a point of reference for places to buy, but they remain relevant, assuming new formats and functions that support sales in online sales channels. Physical stores and online sales channels together make up what has been called the omnichannel retail model or unified commerce. In this scenario, design for physical stores takes on a holistic and transdisciplinary character that has been challenging retail design. This thesis combines theory and practice, through a literature review and content analysis of professionals' testimonials, considering online events in the retail sector, as well as semi-structured interviews with professionals linked to retail design. The obtained results establish indications for the performance of professionals linked to the design and execution of stores, that contemplate the insertion and integration of digital technologies to these retail environments.application/pdfporDesign de experiênciaDesign de serviçosRetail designDesign for experienceService designServices marketingIndicativos para a atuação holística e transdisciplinar de designers de varejoThe holistic and transdisciplinary performance of retail designers info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189700.pdf.txt001189700.pdf.txtExtracted Texttext/plain612247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268351/2/001189700.pdf.txte270516a529a60601a409e89ec273af9MD52ORIGINAL001189700.pdfTexto completoapplication/pdf4102392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268351/1/001189700.pdf3bc81d1e9660d2d571ef5f164ab66597MD5110183/2683512023-12-14 04:23:41.030226oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-14T06:23:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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