A formação da cultura política dos jovens : a influência das redes sociais em contextos socioeconômicos desiguais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Camila de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197564
Resumo: Os jovens brasileiros têm apresentado comportamentos de desinteresse e apatia política. Pesquisas indicam que tais ações de mobilização são dificultadas pela ausência de condições materiais mínimas a sua sobrevivência. Independentemente do nível social, é no processo de socialização política que os jovens recebem valores e atitudes das gerações anteriores. Tais valores podem ser diversificados de acordo com o segmento econômico do qual o jovem é proveniente, o que pode desenvolver a formação de subculturas políticas dentro de uma mesma região. Entretanto, possíveis mudanças podem estar ocorrendo no processo de socialização por causa das redes sociais. Isto porque essas redes possuem particularidades diferentes de outras mídias, possibilitando a divulgação de informações, de forma midiática, ao mesmo tempo em que proporcionam a interação social dos usuários. Essas redes são usadas, inicialmente, para comunicação e entretenimento, mas estudos indicam que elas têm protagonizado novas formas de mobilização social, trazendo questionamentos sobre sua força em acelerar mudanças sociais e políticas. Nesse sentido, questiona-se nesse trabalho qual é a influência das redes sociais na formação da cultura política dos estudantes jovens? Como os contextos socioeconômicos interferem nessa influência? Os valores culturais relacionados à política são objetos de estudo da cultura política, pela qual busca-se investigar no contexto de duas regiões, com aparente desigualdade socioeconômica, a influência do uso das redes sociais na formação da cultura política dos estudantes jovens. Assim, busca-se primeiro caracterizar a cultura política dos estudantes jovens da região do Distrito Federal e do Entorno do Distrito Federal. Segundo, analisar o uso das redes sociais nesses (possíveis) contextos socioeconômicos desiguais. E terceiro, verificar a influência da renda, dos tipos de escola e da escolaridade dos pais no uso das redes sociais sobre a cultura política dos estudantes jovens. Para isso realizou-se uma pesquisa comparada com duas amostras probabilísticas, uma em cada região investigada, Distrito Federal e seu Entorno, junto aos estudantes de Ensino Médio, jovens com idade entre 15 e 29 anos. A hipótese central é de que a utilização das redes sociais pelos estudantes jovens influencia na formação de uma cultura política participativa. Assim, verificou-se que em contextos desiguais os jovens têm dado usos diferentes às redes sociais, bem como têm culturas políticas diferentes. O que leva a concluir que há variações concomitantes na forma pelo qual os jovens utilizam as redes sociais e a cultura política dos jovens de cada uma das regiões, confirmando a hipótese. Ou seja, mesmo que os jovens possuam acesso às redes sociais e aos conteúdos ali veiculados, estes serão mais influenciados por elas se estiverem em um contexto socioeconômico seguro. Ao passarem a utilizar tais redes sociais os jovens que possuem valores pós-materiais é que acabam por ser influenciados por elas, salvo se este jovem estiver inserido em um tipo de escola que favoreça tal aproximação com a política, independentemente de sua condição material. Visto que os conteúdos políticos visualizados nas redes influenciam a agir de forma mais participativa, como é o caso das escolas federais.
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Essas redes são usadas, inicialmente, para comunicação e entretenimento, mas estudos indicam que elas têm protagonizado novas formas de mobilização social, trazendo questionamentos sobre sua força em acelerar mudanças sociais e políticas. Nesse sentido, questiona-se nesse trabalho qual é a influência das redes sociais na formação da cultura política dos estudantes jovens? Como os contextos socioeconômicos interferem nessa influência? Os valores culturais relacionados à política são objetos de estudo da cultura política, pela qual busca-se investigar no contexto de duas regiões, com aparente desigualdade socioeconômica, a influência do uso das redes sociais na formação da cultura política dos estudantes jovens. Assim, busca-se primeiro caracterizar a cultura política dos estudantes jovens da região do Distrito Federal e do Entorno do Distrito Federal. Segundo, analisar o uso das redes sociais nesses (possíveis) contextos socioeconômicos desiguais. E terceiro, verificar a influência da renda, dos tipos de escola e da escolaridade dos pais no uso das redes sociais sobre a cultura política dos estudantes jovens. Para isso realizou-se uma pesquisa comparada com duas amostras probabilísticas, uma em cada região investigada, Distrito Federal e seu Entorno, junto aos estudantes de Ensino Médio, jovens com idade entre 15 e 29 anos. A hipótese central é de que a utilização das redes sociais pelos estudantes jovens influencia na formação de uma cultura política participativa. Assim, verificou-se que em contextos desiguais os jovens têm dado usos diferentes às redes sociais, bem como têm culturas políticas diferentes. O que leva a concluir que há variações concomitantes na forma pelo qual os jovens utilizam as redes sociais e a cultura política dos jovens de cada uma das regiões, confirmando a hipótese. Ou seja, mesmo que os jovens possuam acesso às redes sociais e aos conteúdos ali veiculados, estes serão mais influenciados por elas se estiverem em um contexto socioeconômico seguro. Ao passarem a utilizar tais redes sociais os jovens que possuem valores pós-materiais é que acabam por ser influenciados por elas, salvo se este jovem estiver inserido em um tipo de escola que favoreça tal aproximação com a política, independentemente de sua condição material. Visto que os conteúdos políticos visualizados nas redes influenciam a agir de forma mais participativa, como é o caso das escolas federais.Young Brazilians have shown behaviors of disinterest and political apathy. Research indicates that such mobilization actions are hampered by the absence of minimal material conditions for their survival. Regardless of the social level, it is in the process of political socialization that young people receive values and attitudes from previous generations. Such values can be diversified according to the economic segment from which the young man comes, which can develop the formation of political subcultures within the same region. However, possible changes may be occurring in the socialization process because of social networks. This is because these networks have peculiarities different from other media, enabling the dissemination of information, in a mediatic way, while providing the social interaction of users. These networks are used initially for communication and entertainment, but studies indicate that they have been staging new forms of social mobilization, raising questions about their strength in accelerating social and political change. In this sense, it is questioned in this work what is the influence of the social networks in the formation of the political culture of the young students? How do socioeconomic contexts interfere with this influence? The cultural values related to politics are objects of study of the political culture, in order to investigate in the context of two regions, with apparent socioeconomic inequality, the influence of the use of social networks in the formation of the political culture of the young students. Thus, it is firstly sought to characterize the political culture of young students in the Federal District and the Federal District. Second, to analyze the use of social networks in these (possible) unequal socioeconomic contexts. Third, to verify the influence of income, types of school and parents' schooling in the use of social networks on the political culture of young students. For that, a research was carried out comparing two probabilistic samples, one in each region investigated, Federal District and its Surroundings, with the students of High School, young people aged between 15 and 29 years. The central hypothesis is that the use of social networks by young students influences the formation of a participatory political culture. Thus, it has been found that in unequal contexts young people have given different uses to social networks, as well as having different political cultures. This leads to the conclusion that there are concomitant variations in the way young people use social networks and the political culture of the young people of each region, confirming the hypothesis. That is, even if young people have access to social networks and the contents there, they will be more influenced by them if they are in a safe socioeconomic context. When they use such social networks, young people who have post-material values are ultimately influenced by them, unless this young person is inserted in a type of school that favors such an approach to politics, regardless of their material condition. Since the political contents visualized in the networks influence to act in a more participative form, as it is the case of the federal schools.application/pdfporJuventudeSocialização políticaCultura políticaRedes sociaisCiência políticaDesigualdade socialYouthPolitical socializationParticipatory political cultureSocial networksUnequal socioeconomic contextsA formação da cultura política dos jovens : a influência das redes sociais em contextos socioeconômicos desiguaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098481.pdf.txt001098481.pdf.txtExtracted Texttext/plain642145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197564/2/001098481.pdf.txtdebac8184ad563cf063f5195a0b40164MD52ORIGINAL001098481.pdfTexto completoapplication/pdf3249214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197564/1/001098481.pdfcbae078c315b4257a54eae6856d06c4bMD5110183/1975642019-08-03 02:31:37.309942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197564Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-03T05:31:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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